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Tráfego pago para smartphones: conheça as estratégias avançadas

Você tem dúvidas se precisa focar em estratégias específicas para o Tráfego pago para smartphones? O Brasil possui 215 milhões de habitantes, dos quais 181.8 milhões de pessoas utilizam a internet, o que corresponde a algo na casa dos 84% da população. Há ainda 152 milhões de usuários ativos nas redes sociais, isto é, 70.6% dos brasileiros. Os dados são Global Overview Report 2023.

Ainda sobre os dados deste estudo, 98% da população possui celular e por volta de 58% tem acesso a computador ou notebook. O que estes números indicam é que existe um potencial muito grande no marketing digital quando se mira, por exemplo, no tráfego pago móvel.

Acompanhe este texto até o final para saber mais sobre os tópicos a seguir:

  • O ecossistema móvel: compreendendo os diferentes canais
  • Estratégias avançadas de anúncios para smartphones
  • Otimização para conversões em dispositivos móveis
  • Mensuração e métricas-chave
  • Tendências futuras e adaptação contínua

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O ecossistema móvel: compreendendo os diferentes canais

Em primeiro lugar é fundamental compreender o que é tráfego pago. Este tipo de ação consiste em impactar as pessoas por meio de anúncios pagos em mídias digitais, de acordo com a estratégia de comunicação pensada inicialmente.

Dentro do ecossistema móvel, as redes sociais ocupam um espaço importante. E explorar esses canais de tráfego pago é fundamental para qualquer estratégia de marketing. Plataformas como Facebook, Instagram e Google possuem suas próprias ferramentas de anúncios pagos.

O Facebook Ads e o Instagram Ads são as ferramentas de tráfego pago das plataformas da Meta. É importante conhecer seu público-alvo para investir naquela rede social que trará mais resultados, porque há diferenças. Há também o Google Adwords.

Instagram Ads e Facebook Ads

No Instagram os anúncios são no feed e no stories, com um tempo curto de exibição, entre 15 e 60 segundos, enquanto no Facebook o tempo é maior. Além disso o público do Facebook é mais amplo, mas isso não é fundamental, pois o importante é saber onde o seu público está.

Se no Instagram Ads os anúncios são no feed e no stories mas com um tempo bem curto para exibição de 15 a 60 segundos, no Facebook Ads esse tempo consegue ser maior, porém se a questão for anúncios em formatos de vídeos, por exemplo, o Facebook é bem mais indicado por seu perfil mais informal, com vídeos curtos e objetivos.

Google Adwords

O Google Adwords, mais conhecido como Google Ads, é a ferramenta do Google para anúncios pagos. Trata-se de um serviço supercompleto e sofisticado de análise de palavras-chave e de planejamento de anúncios.

Umas de suas principais vantagens é a possibilidade de investimentos personalizados, mas um aspecto negativo é quem nem sempre investimentos pequenos são suficientes. A usabilidade é outro ponto positivo. Com campanhas bem planejadas a ferramenta costuma ser muito eficaz.

Estratégias avançadas de tráfego pago para smartphones

Estratégias avançadas de segmentação são técnicas de marketing digital que visam subdividir os potenciais consumidores em subgrupos, com características específicas. Entre as principais segmentações estão a localização, a comportamental e a demográfica.

Quando trabalhamos especificamente com o tráfego pago para smartphones, esse tipo de recorte impacta diretamente o planejamento de investimentos em anúncios.

Há algumas modalidades que são especialmente focadas em dispositivos móveis. Vejamos algumas.

  • Anúncios nativos: estes anúncios criam uma experiência orgânica para o público-alvo com design e funcionalidades específicas para smartphones, impactando o mínimo possível na experiência do usuário.
  • Vídeos: à medida que o vídeo ganha popularidade em dispositivos móveis, as marcas tendem a aumentar os investimentos neste tipo de comunicação, que é subdividido em algumas categorias, como vídeo instream, vídeo intersticial, vídeo no aplicativo e vídeo gamificado.
  • Anúncios interativos: nesta modalidade, como o nome sugere, os usuários podem interagir por meio de aplicativos para dispositivos móveis. Isso aumenta o engajamento do público e cria uma experiência mais interessante para quem usa o smartphone.

Para tornar seus anúncios mais persuasivos vale levar em conta algumas dicas: seja claro na sua chamada para ação, invista na animação, pense em gerar valor para as pessoas, aposte em interação e aposte em estratégias Ads. 

Otimização para conversões em dispositivos móveis

Criar sites implica pensá-los em suas versões mobiles, isto é, voltados para dispositivos móveis, especialmente os smartphones. É preciso que o site seja responsivo, isto é, adaptável a diferentes telas, e leve, para carregar as informações rapidamente.

Para criar estas páginas de destino (landing pages) que tragam bons resultados é necessário ter claro o objetivo a que ela se destina. Considere também criar um visual limpo para o usuário, de modo que ele identifique rapidamente qual ação ele deve realizar (call to action).

O benefício mais direto destas ações é, precisamente, o amplo público que pode ser atingido por ações de marketing para smartphones, independente do produto ou serviço. Neste contexto, testes A/B, comparando variáveis de marketing, são uma ótima alternativa para determinar qual formato de landing page dá melhor resultado.

Mensuração e métricas-chave

Métricas são indicadores que mostram a evolução de uma determinada campanha on-line. Conheça quais são as seis principais métricas para você avaliar suas ações de marketing digital.

  • Custo por clique (CPC): esta métrica indica qual o valor pago pelo anunciante por clique no seu anúncio. O custo do investimento é determinado pelo valor de leilão das palavras-chave.
  • Impressões: este indicador apresenta quantas vezes o seu anúncio foi apresentado em resultados de pesquisa. O volume de aparições é importante para que os usuários possam clicar nele.
  • Click Through Rate (CTR): mais conhecida pela abreviação, CTR, esta taxa apresenta o número de cliques para o seu anúncio. Ela serve para verificarmos o quanto um anúncio está sendo atrativo ou não.
  • Taxa de Conversão: muito associada às vendas, esta taxa não se reduz a este indicador. Por exemplo, um usuário se inscrever na lista de e-mails ou fazer um download de um cupom de desconto ou outra coisa do gênero, é, também, uma conversão.
  • ROI: esta é a sigla para a expressão em inglês Return on Investment (Retorno Sobre o Investimento). Ela serve para avaliar quanto a empresa ganhou com os investimentos na área de marketing.
  • Palavras-chave negativas: embora está não seja propriamente uma métrica, é um indicador importante de estar atento. Palavras, por exemplo, que não exprimem uma intenção de compra – “grátis”, “pirata”, “torrente” – costumam prejudicar o desempenho de suas campanhas. 

Tendências futuras para o tráfego pago para smartphones e adaptação contínua

Duas tendências que devem se popularizar ainda mais no marketing digital voltado para dispositivos móveis é a realidade aumentada por meio de aplicativos. Isso porque, além de ser interativo e interessante, esse tipo de ação de marketing usa a tecnologia para aumentar o ambiente concreto com alguma ação de marketing.

Para além de todas as estratégias que apresentamos, é importante manter-se atento às mudanças e testar novas estratégias na dinâmica das transformações no ambiente digital. Para estar na ponta de lança da evolução do tráfego pago é fundamental interagir nas plataformas e explorar tudo o que a tecnologia nos oferece.

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