Monitorar a concorrência é uma atividade que deve ser realizada com frequência por toda marca.
Não se trata apenas de observar as ações de outras marcas, mas também de analisar a reação do público e gerar insights para otimizar sua própria estratégia.
Confira abaixo 4 ferramentas de espionagem que a sua empresa pode utilizar:
Google Alerts
Ferramenta simples e gratuita que envia relatórios diretamente para o seu e-mail.
Se você quer saber todas as vezes que um concorrente for citado na internet, seja em um link, seja na frase de um texto, basta configurar a ferramenta e você receberá alertas diários ou na frequência que você configurar.
Preço: grátis
BuzzSumo
Uma das ferramentas mais poderosas no que diz respeito ao acompanhamento dos conteúdos da concorrência.
Nela você pode descobrir, por exemplo, qual publicação nas redes sociais de uma determinada marca gerou mais compartilhamentos em um certo período de tempo.
Seu uso não é apenas para monitorar outras empresas, mas principalmente para aprimorar suas estratégias.
Preço: oferece uma plano pago e versões mais completas a partir de US$79 por mês.
Socialblade
Sua principal funcionalidade é analisar o volume de engajamento que certos perfis recebem nas principais redes sociais, como Twitter, Instagram e YouTube.
Na análise da competição, a ferramenta auxilia contabilizando em tempo real o número de seguidores e o volume de engajamento gerado por uma determinada conta.
Preço: grátis
Mention
A plataforma funciona assim:
Você procura por um termo, que pode ser uma palavra-chave ou o nome de uma empresa. A partir disso, a ferramenta vai mostrar tudo que está sendo dito sobre o termo em todos os canais online.
Assim, é possível saber quantas vezes e com qual frequência o termo foi utilizado.
Preço: oferece diferentes planos, a partir de US$41 por mês.
Você já acompanha a concorrência? Saiba que fazer isso é tão importante quanto analisar seu próprio negócio. Observar o que os outros estão fazendo pode ajudar você a criar novas estratégias e soluções para a sua marca.