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Estratégias Avançadas de Gestão de Conteúdo: Engajamento e Crescimento em 2024

Vivemos na era da hiperconexão e seu negócio ainda engatinha para se destacar na rede? Quem sabe seja a hora de investir em táticas avançadas de gestão de conteúdo. 

Esse tipo de gestão envolve todos os processos de uma estratégia de conteúdo bem-sucedida. Ela está presente no planejamento, produção, revisão, promoção, análise de resultados e gerenciamento do time. 

Ter estratégias avançadas, assim como uma boa gestão de conteúdo aumenta as possibilidades de aproximar as pessoas certas para o seu negócio, com um conteúdo direcionado e alcançar os objetivos planejados.

Empresas que desejam se estabelecer e manter uma presença digital têm que empenhar forças estratégicas para que essa gestão de conteúdo desenvolva um processo eficiente de gerenciamento.

No texto de hoje, vamos explorar as mais recentes estratégias para melhora da gestão de conteúdo, visando crescimento dos seus negócios e engajamento do seu público em 2024.

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Compreendendo o cenário da Gestão de Conteúdo em 2024

Com a aproximação do próximo ano, começam as buscas para saber as tendências e as inovações que vão influenciar o mercado da gestão de conteúdo. 

Estar por dentro das principais mudanças é indispensável para elaborar as melhores estratégias e alcançar o sucesso. Mais do que isso, quem se adaptar primeiro às tendências ganha em diferencial competitivo e pode se manter à frente por um bom tempo. 

Confira a lista com as principais tendências:

Canais de mensagem direta

A comunicação personalizada e bidirecional vem ganhando cada vez mais espaço. As plataformas da Meta possuem 600 milhões de chats via apps diariamente, conforme matéria da Exame. O grupo está investindo cada vez mais para melhorar os serviços, em especial do WhatsApp.

Por isso, o Marketing Conversacional é uma das apostas. Por meio de chatbots em aplicativos, eles interagem muito bem com os clientes até a conversão. 

Comunidades

A criação de comunidades no WhatsApp e em outros canais é uma forma das marcas se conectarem com o público. Dessa maneira, criam-se espaços em que pessoas com interesses em comum possam interagir.  

Portanto, a abertura de diálogo com seu público e a compreensão dos interesses da sua audiência é de suma importância para uma abordagem mais humanizada nas plataformas. 

A exemplo disto, os grupos de transmissão do Instagram, as comunidades do WhatsApps e os nichos de conteúdo, por meio de hashtags, no TikTok. 

Branding

Conquistar a mente e o coração dos consumidores é a tarefa do Branding, que produz uma combinação de ações que refletem o posicionamento, o propósito e os valores da marca. A intenção é gerar sensações e conexões conscientes e inconscientes.

Colaboração e parcerias

O collab — ou colaboração — é a união entre influenciadores, pessoas, criadores de conteúdos, marcas e empresas visando atingir objetivos específicos em comum.  

Firmar parcerias para o desenvolvimento de produtos ou serviços, positivação de imagem e reforço de posicionamento, é uma tática para atrair a atenção e engajar novos públicos.

Personalização e segmentação

A criação de experiências únicas segue como tendência para aproximar as marcas dos seus clientes. Quanto mais individualizada, humanizada e personalizada a comunicação, melhor será a experiência do usuário. 

Isso tudo porque ao se identificar com os valores e propósitos da sua marca, aumenta a probabilidade da taxa de conversão. 

Além disso, elaborar categorias específicas de consumidores ou leads com atributos similares melhora a eficiência das campanhas de Marketing Digital.

Narrativas

Narrativas autênticas e extrovertidas, mais criativas, com humor estão entre as tendências do Marketing Digital. 

Repetir memes, artigos e dicas que a concorrência já fez está proibido, pois causam impacto negativo na rede.  

Inteligência de Dados

A inteligência de dados segue como uma tendência importante na mensuração e análise de informações. Por isso, monitorar os números é fundamental para otimizar os resultados. 

Extrair insights pertinentes ao comportamento e às necessidades dos usuários, compreender o que deu ou não certo nas campanhas de marketing são apenas duas das possibilidades que as ferramentas de análise digital oferecem. 

Influenciadores reais

O marketing de influência age de maneira decisiva na mente dos consumidores. No Brasil, 40% dos clientes realizam, ao menos, uma compra baseada na opinião de um influencer ou personalidade, de acordo com dados de divulgação de Valor Investe

Contudo, as experiências dos clientes reais têm conquistado a confiança dos consumidores. Por isso, explorar e incentivar que os seus compradores façam avaliações e compartilhem suas experiências é um diferencial do mercado. 

Dados primários

Dados primários, do inglês first-party data, são todos os dados coletados diretamente dos seus consumidores ou audiências. As informações são obtidas por meio de registros no site, campanhas de marketing, formulários de pesquisa e etc.

Com o aumento das preocupações em relação aos dados dos usuários, as big techs têm trabalhado para disponibilizar mais segurança aos usuários de suas plataformas. Por exemplo, o caso do Google, que em 2024 vai promover o fim dos cookies de terceiros no Chrome.

Dessa forma, a análise inteligente dos first-party data vai contar muitos pontos na hora de entender e antecipar demandas. 

Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina na criação e distribuição de conteúdos

Nossa última tendência para gestão de conteúdo em 2024 é a Inteligência Artificial – IA. O uso da IA e o aprendizado da máquina continuam atingindo e impactando fortemente na criação e distribuição de conteúdo.

A IA é uma aliada da gestão de conteúdo, agindo como relevante ferramenta de produtividade. Entre as inúmeras tarefas que podem ser cumpridas pelos robôs, destacamos:

  • Criação e uso de chatbots para atendimento personalizado;
  • Análise de dados;
  • Criação de conteúdo, imagens e vídeos;
  • Segmentação de audiência;
  • Segmentação e personalização de campanhas de marketing;
  • Otimização de SEO;
  • Hiperpersonalização do Customer Relationship Management – CRM;
  • Pesquisa por voz;
  • Gerar títulos e textos para Landing Pages.

SEO e otimização de conteúdo

A estratégia baseada em SEO e a otimização de conteúdos se mantém com alta importância para que seu negócio seja encontrado na web. Conheça as melhores práticas para alcançar relevância nas buscas orgânicas e pagas. 

  • Uso eficaz de Palavras-chave e Frases-chave; 
  • Títulos atraentes, objetivos e curtos;  
  • Metadescrições sedutoras, com linguagem imperativa, palavra ou frase-chave que responda à intenção de busca;
  • Ilustre os conteúdos utilizando a ferramenta de “texto alternativo”; 
  • Otimize sua página para que não demore a carregar; 
  • Faça links para outras páginas do seu site; 
  • Aperfeiçoe a experiência dos usuários (UX);
  • Construa URLs amigáveis;
  • Tenha backlinks de autoridade; 
  • Produza conteúdos relevantes para os usuários.

A estratégia de SEO é bastante ampla. Portanto, precisa ser bem planejada e executada por meio da gestão de conteúdo para garantir o sucesso do engajamento ao seu negócio.

A importância da User Experience (UX) e Design na gestão de conteúdo

A User Experience (UX) é fundamental para otimizar a classificação do seu site no ranking dos motores de busca.

Além da velocidade da página, uma boa experiência do usuário está relacionada ao uso de subtítulos (h1, h2 e h3) ao longo do texto, recursos multimídia, espaços livres (em branco) para melhorar a visualização e à responsividade do site, isto é, sua adaptação automática a às diferentes telas de dispositivos móveis. 

Para criar uma UX agradável, também é fundamental contar com o design, uma vez que ele cumpre o primordial papel de transmitir os valores da sua marca e fazer seu conteúdo ganhar destaque. 

Estratégias para maximizar o engajamento do público

O engajamento é fundamental para que o posicionamento da sua marca seja conhecido. Não se trata de likes e compartilhamentos, mas da criação de conteúdos relevantes para que uma comunidade de pessoas que se sinta conectada com sua marca.  

Conheça as principais táticas de engajamento para aumentar a interação e participação do público. 

  • Conheça as personas;
  • Crie e distribua conteúdo relevante; 
  • Promova a interação; 
  • Mantenha a constância nas publicações;
  • Produza conteúdos visualmente atrativos e em formatos multimídia;
  • Aproveite os assuntos do momento (trends) para interagir com público e mostrar o posicionamento da marca; 
  • Mensure resultados e analise dados para saber o que deu ou não certo.  

Análise de Dados e Medição de Sucesso

A utilização de métricas e indicadores de desempenho (ou KPIs) servem para avaliar o sucesso do conteúdo gerado. 

Os principais objetivos da análise de dados (analytics) são:

  • acelerar a tomada de decisão levando em consideração informações confiáveis;
  • examinar se as metas estão sendo alcançadas e;
  • detectar os pontos que precisam ser ajustados para o cumprimento dos objetivos.

As ferramentas e plataformas de análise de dados podem otimizar a estratégia de conteúdo uma vez que têm a capacidade de analisar comportamentos e preferências e segmentar públicos de forma ágil, possibilitando o desenvolvimento de campanhas assertivas de marketing.   

Conclusão

A gestão de conteúdo é fator fundamental do marketing, pois assegura autonomia e controle de todas as etapas do marketing de conteúdo, garantindo que os conteúdos sejam relevantes e entregues nas mais diferentes plataformas.

O cenário da gestão de conteúdo indica que as tendências de personalização, boa experiência do usuário, uso de métricas, análise de dados e inteligência artificial seguirão a pleno vapor no ano que vem. 

2024 está chegando e quem não correr para se adaptar às novas estratégias postas para uma eficiente gestão de conteúdo, pode estar perdendo uma grande oportunidade de se destacar no mercado.  

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