As técnicas de SEO impulsionam os negócios e otimizam os websites diretamente para o topo dos buscadores, gerando resultados de impacto.
O marketing digital é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Ter uma presença online, hoje, é tão importante quanto, antigamente, ter pontos de venda bem-localizados e anunciar nos jornais. Pense: você consegue imaginar um negócio sem um website nos dias de hoje? Quando você pensa em uma empresa e quer buscar informações sobre ela nos sites de busca, e você não encontra nada, qual é o sentimento?
Bill Gates já disse, nos anos 90: “Se o seu negócio não estiver na internet, seu negócio ficará sem negócio”. Hoje podemos incluir nessa frase a necessidade do negócio digital ser responsivo para smartphones, e totalmente otimizado para os principais motores de busca.
A otimização para motores de busca, conhecida como SEO (Search Engine Optimization, em inglês), é um conjunto de técnicas voltadas para trazer visibilidade e relevância para os sites nas páginas de busca. Neste guia, vamos listar os princípios básicos do SEO e como aplicar as estratégias essenciais para elevar um website ao topo dos serviços de busca na web.
Práticas essenciais de SEO para iniciantes
Uma pesquisa recente da Ahrefs revelou que 90,63% dos sites não recebem tráfego do Google. Essa estatística evidencia a importância de técnicas de SEO para indexação e visibilidade nas pesquisas.
Desta forma, há uma oportunidade valiosa para empresas que adotam boas práticas de otimização: as chances de se destacar no Google são grandes. O estudo também ressalta um ponto crucial: se você não está ranqueando para as principais palavras-chave do seu nicho, seus concorrentes estão.
Mas como fazer a indexação correta de um site?
Para que um site seja positivamente avaliado pelo algoritmo do Google, ele precisa, minimamente, conter os seguintes parâmetros em cada página:
- Palavras-chave;
- Título;
- Descrição;
- Intertítulos;
- Meta-tags;
- e link building.
Em seguida, vamos detalhar cada um desses conceitos, explicando seus significados e fornecendo orientações sobre como utilizá-los de maneira mais adequada.
Palavras-chave
A escolha cuidadosa das palavras-chave é um dos pontos mais importantes para a identificação do conteúdo do seu site pelos algoritmos dos motores de busca.
Para obter destaque nas plataformas de pesquisa, é fundamental conhecer o nicho do seu negócio, assim como as preferências e comportamentos do seu público-alvo.
Assim, com base nessas informações, realize uma pesquisa utilizando ferramentas de palavras-chave renomadas, como o Google Trends, para avaliar o volume de tráfego. Essas ferramentas permitem, acima de tudo, comparar as palavras-chave mais populares, ajudando a tomar decisões embasadas em estatísticas.
Após determinar as palavras-chave adequadas para a sua página, é essencial inseri-las estrategicamente nos seguintes elementos para que sejam identificadas pelo Google: título da página, URL, meta descrição e conteúdo, distribuindo-as de forma natural e evitando o uso excessivo, a fim de evitar interpretações algorítmicas de manipulação.
Título, conteúdo e intertítulos
Acima de tudo, o título é onde a magia do SEO começa. É através dele que o usuário tem o primeiro contato com a palavra-chave do conteúdo de uma página. Desse modo, é obrigatório que a palavra-chave esteja presente no título. Ignorar essa função, portanto, prejudica o cumprimento das exigências de SEO e o rankeamento do site.
Resumidamente, o título é o conteúdo que é exibido na aba do navegador ao abrir a página. Recomenda-se, portanto, manter o título objetivo e coeso, tendo entre 50-60 caracteres no máximo, preferencialmente iniciando com a palavra-chave.
Da mesma forma, a palavra-chave deve aparecer algumas vezes ao longo da descrição da página. É necessário que o conteúdo descritivo contenha intertítulos com as formatações em <h1>, <h2>, <h3> e assim por diante.
Embora os intertítulos não exijam a presença da palavra-chave, a existência deles é mandatória para o rankeamento, além de facilitar a compreensão do conteúdo. Nesse sentido, é aconselhável que exista um intertítulo a cada 300 palavras no máximo.
Meta-tags
No texto anterior, mencionamos as tags <h1>, <h2> e <h3> como essenciais para a indexação de páginas nos mecanismos de busca. Ainda assim, existem outras tags importantes para o funcionamento do site, e para guiar os bots do Google durante a rastreabilidade das páginas.
Para visualizar as meta tags, é necessário acessar o código-fonte da página e localizá-las dentro da seção <head>. Essas tarefas são geralmente realizadas pelos desenvolvedores front-end do site.
O título deve receber a meta tag chamada “title tag”. Em HTML, ela é configurada como <title>. As tags de intertítulo são conhecidas como “heading tags”.
A meta tag de descrição (description tag) cria o texto exibido como resumo do seu site nos resultados de pesquisa. Esse é, portanto, um dos fatores determinantes para que os internautas cliquem e acessem seu site.
Em HTML, ela é escrita como <meta name=”description”>. Recomenda-se que a meta description tenha aproximadamente entre 155 e 160 caracteres.
Link building
Por fim, para finalizar a espinha dorsal de uma estratégia SEO, utiliza-se o link building, que consiste em adicionar hiperlinks no texto para proporcionar uma navegação mais enriquecedora ao usuário. Esses hiperlinks devem direcionar tanto para outros artigos ou páginas do seu próprio site, quanto para links externos que complementem o conteúdo transmitido.
Além disso, os mecanismos de busca valorizam muito essa prática, pois os hiperlinks demonstram autoridade, profissionalismo e acrescentam relevância aos websites.
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