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Dicas para newsletter no WhatsApp: aumente o alcance da sua marca

Saiba como criar uma newsletter de WhatsApp cativante, capaz de nutrir relacionamentos com leads através de conteúdo relevante e segmentação.

A multicanalidade é uma estratégia de comunicação com o cliente que busca ampliar a disponibilidade da empresa em diversos canais de comunicação.

Essa abordagem não se limita apenas ao atendimento e suporte técnico, mas também inclui o envio de campanhas de marketing.

E a presença massiva do WhatsApp no Brasil – o país tem a maior taxa de uso do app fora da Ásia, e é a rede social favorita dos brasileiros – fica evidente o potencial dessa ferramenta para a comunicação das empresas com seus leads.

Newsletter no WhatsApp: o que é, e quais as vantagens

A multicanalidade oferece aos consumidores o poder de decisão, permitindo que escolham os meios de contato pelos quais desejam se comunicar com as empresas.

Uma das opções que os consumidores escolhem para receber notícias e informações das empresas são as newsletters.

Atualmente, com uma taxa de utilização de mais de 96% pela população brasileira, de acordo com a Statista, as newsletters não se limitam mais aos e-mails como costumavam ser.

Através do uso de ferramentas de gestão de marketing, é possível criar listas de envio automatizadas para leads através do WhatsApp, estabelecendo uma conexão direta, rápida, instantânea e o melhor de tudo: diretamente onde quase todos os consumidores brasileiros estão conectados.

As newsletters no WhatsApp oferecem diversas funcionalidades, permitindo que as empresas enviem atualizações, ofertas, bônus especiais, conteúdos exclusivos e outras informações relevantes para seus assinantes.

Além disso, é possível segmentar os envios com base em listas de interesse e eventos especiais, como aniversários e datas comemorativas do comércio, por exemplo.

Veja alguns benefícios de criar uma newsletter no WhatsApp

  • Possui função de resposta automática
  • Aceita texto, links, PDFs, vídeos e imagens
  • Alta taxa de abertura
  • Amplamente utilizado pelos leads
  • Comunicação instantânea e direta
  • Permite integração com chatbots
  • Livre de riscos de cair em pastas de spam

Como criar uma newsletter no WhatsApp

Antes de tudo, é essencial que a empresa defina o propósito da sua newsletter, pois ela pode desempenhar várias funções dentro de uma estratégia de marketing.

Será um canal para experimentação, coleta de feedback e melhor compreensão do perfil dos leads? Ou um meio para impulsionar as vendas, divulgando campanhas específicas de conversão?

Talvez seja uma forma de humanizar a marca e fortalecer o relacionamento com os clientes, oferecendo conteúdo exclusivo para assinantes.

Independentemente da escolha, o próximo passo é criar um plano de produção, determinando a frequência e os horários de envio, o tom de voz a ser utilizado e os CTAs a serem incluídos. Em seguida, é hora de colocar as mãos na massa e começar a criar os conteúdos.

Em paralelo, a empresa deve criar uma conta no WhatsApp Business, onde o conteúdo será automatizado e enviado.

Ao configurar a conta no ambiente do WhatsApp Business, é importante preencher todas as informações solicitadas. é possível programar mensagens automáticas de saudação e ausência para que os usuários entendam quando a empresa está disponível no aplicativo. 

Para criar efetivamente a newsletter, é necessário criar listas de contatos contendo os leads da empresa.

Nesta etapa, é possível segmentá-los em grupos com base em critérios específicos. Após esse estágio, basta adicionar os conteúdos produzidos à newsletter e programar os envios.

6 dicas para manter uma newsletter de WhatsApp engajadora e aumentar as vendas

1. Tenha uma conta comercial de WhatsApp

Qualquer usuário do WhatsApp tem a capacidade de enviar mensagens para um grupo de contatos, mas, do ponto de vista comercial, essa não é a opção mais adequada.

Existem limitações quanto ao alcance do público, além da falta de integração com serviços externos, como automações, por exemplo.

Além disso, comunicar-se com leads por meio de uma conta pessoal pode transmitir uma imagem amadora para os negócios. Portanto, a melhor solução é ter uma conta comercial que esteja vinculada ao WhatsApp Business.

2. Faça a segmentação de público-alvo

Ao utilizar o WhatsApp, assim como nas ferramentas de CRM, é essencial segmentar as listas de contato, levando em consideração os diferentes grupos que compõem o seu público-alvo, permitindo o envio de mensagens personalizadas e relevantes para cada segmento.

3. Crie conteúdos úteis e informativos

Quando um usuário opta por assinar uma newsletter, ele espera receber conteúdos úteis e interessantes que estejam alinhados com seu perfil e comportamento.

Portanto, é importante que as empresas se dediquem a enviar conteúdos ricos, que agreguem informações valiosas aos leitores e despertem seu interesse e curiosidade.

Foque em oferecer mais do que apenas propagandas repetitivas e cansativas, buscando proporcionar um conteúdo que seja verdadeiramente envolvente.

4. Fale a mesma língua do seu público

Dedique um tempo para estudar e determinar a linguagem do público.

A comunicação efetiva depende da utilização de uma linguagem que esteja em sintonia com o perfil e as preferências dos assinantes. Ao falar a linguagem do seu público, você aumenta significativamente a probabilidade de engajamento, compreensão e conexão emocional.

Se você segmentou sua lista de contatos, adapte a linguagem utilizada em sua newsletter de acordo com esses segmentos.

Considere características específicas de cada grupo, como idade, região demográfica ou interesses, para ajustar a forma como você se comunica com eles.

5. Mantenha uma frequência de envio, mas cuide com o excesso de mensagens

Seja consistente no envio de mensagens, mas jamais importune os seus contatos.

Não há um número exato de quantas vezes você deve enviar uma newsletter pelo WhatsApp, desde que não cause desconforto e leve ao bloqueio da sua conta por parte dos leads.

Ser bloqueado é tão prejudicial quanto ser marcado como spam em uma newsletter de e-mail. Portanto, opte pelo equilíbrio sempre.

6. Acompanhe o desempenho

Complementando o tópico acima, a única maneira eficaz de determinar a frequência ideal de envio para o seu público-alvo é por meio da realização de testes e análise de métricas.

Utilize ferramentas de gestão para acompanhar as taxas de abertura, rejeição e engajamento das suas newsletters. Com base nessas informações, faça ajustes na estratégia e implemente possíveis melhorias.

Tenha resultados mais velozes com suas newsletters

As newsletters no WhatsApp oferecem uma oportunidade única de transformar uma simples mensagem instantânea em um rico canal de comunicação entre uma empresa e seus leads.

Quer ter resultados ainda mais rápidos? Fale com um especialista da Aceleradora N1, uma aceleradora de vendas que pode ajudar as marcas a tirar o melhor proveito de recursos de marketing, como o WhatsApp.

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