Aliar, de maneira interessante, a forma ao conteúdo é uma tarefa que parece óbvia, mas nem sempre é. Em um contexto de superexposição das pessoas às mídias digitais, fisgar a atenção dos clientes é um exercício que exige conhecimento técnico e estético. Para tanto, as interfaces interativas cumprem o papel de unir o conteúdo que uma pessoa busca com uma forma instigante e convidativa de apresentá-lo.
Nestes casos, o internauta deixa de ser um leitor passivo e passa a ser um explorador de informações, fornecendo dados para a qualificação de leads, algo fundamental para o marketing digital.
Por esta razão, produzir materiais que unam uma experiência rica para os usuários é a melhor maneira de você estabelecer conexões mais sólidas com potenciais clientes. Daí a importância de ferramentas e plataformas para criar conteúdos e interfaces interativas.
Acompanhe este artigo até o final e conheça quais são os principais recursos para você tornar a experiência de interação do internauta com a sua marca muito mais interessante. É precisamente esta conexão que facilitará o processo de conversão de leads em clientes.
Acelere e venha com a gente!
![](https://aceleradoran1.com.br/wp-content/uploads/2023/07/AdobeStock_252637253-1-1024x660.jpeg)
Você sabe o que é interface de usuário?
Antes de abordarmos as interfaces interativas é importante compreender o que é Interface de Usuário (UI, na sigla em inglês), pois isso nos ajudará a compreender como explorá-la de maneira mais criativa e interativa.
A rigor, uma interface de usuário é constituída por três elementos:
1. Jornada do cliente
Uma jornada do cliente interativa compreende um conteúdo guiado que levará o internauta de um ponto (uma promessa de entrega – informação ou recompensa) a outro (a entrega do que foi prometido).
A entrega pode ser tanto a simulação de um produto ou serviço, como o fornecimento de um ticket de desconto ou mais informações sobre o item que você comercializa. O importante é atrair a atenção do usuário.
2. Contexto
O contexto tem a ver com os elementos visuais, de arquitetura de informação e de conteúdo, que tornaram a página convidativa para os usuários interagirem.
Uma boa Experiência do Usuário (UX, na sigla em inglês) garante uma interação mais sólida e uma imersão mais profunda dos leads com as marcas ou produtos.
3. Feedback
Esta é a terceira dimensão da UI e se trata, precisamente, das respostas que cada ação do internauta resulta.
É por isso que a cada movimento é preciso informar onde está o usuário, como pedir confirmações, demonstrar que uma informação foi processada, etc., de tal modo que as pessoas se sintam no controle da interação.
![](https://aceleradoran1.com.br/wp-content/uploads/2023/07/AdobeStock_623146979-1-1024x681.jpeg)
Conheça os benefícios das interfaces interativas
As interfaces interativas potencializam os resultados de marketing digital, entre outras razões, porque são mais convidativas à experiência do usuário.
Portanto, o propósito é criar uma experiência envolvente que mantenha o visitante interessado e motivado a interagir com a página pelo maior tempo possível.
Isso aumenta o engajamento, favorece a retenção de informações e gera maior taxa de conversão.
Engajamento
Como se trata de uma ferramenta convidativa à ação ativa das pessoas, interfaces interativas costumam estabelecer boas conexões com o público-alvo de sua empresa. Isso aumenta o engajamento e pode ter impacto positivo no brand awareness (reconhecimento da marca).
Retenção de informações
Para as empresas, tão importante quanto vender um produto ou serviço é manter uma relação consistente com seus clientes. Daí a importância de ter um contato próximo com os internautas coletando e tratando o melhor possível os dados das interações.
Além de qualificar os leads, as interfaces interativas aumentam a possibilidade de fidelizar os clientes oferecendo o que eles buscam e tornando seu negócio uma referência no seu segmento.
Taxa de conversão
O objetivo de todo esse esforço é gerar impacto positivo nas vendas, ou seja, ampliar a taxa de conversão.
Com telas mais simples, atrativas e interativas, os clientes podem encontrar as soluções que buscam de maneira intuitiva e engajada.
Daí a importância de utilizar as diferentes plataformas para produzir quizzes, pesquisas de opinião, vídeos, infográficos animados e tudo mais o que for estratégico para seu plano de marketing.
Quiz interativo
Quiz interativo é um tipo de conteúdo em que o internauta ao responder algumas questões na interface web obtém a informação que estava procurando. Existem algumas ferramentas que facilitam a construção desse tipo de interface do usuário.
- Typeform: trata-se de uma plataforma que permite a criação de formulários digitais de forma simples e intuitiva. Isso garante uma boa experiência tanto para quem cria quanto para quem interage com a página. O serviço tem opções gratuitas e pagas.
- Quizizz: construída para ser uma ferramenta de elaboração de questionários, o Quizizz permite construir formulários com múltiplas opções ou, até mesmo, com questões de verdadeiro e falso, oferecendo um feedback em tempo real das interações.
- SurveyMonkey: serve para construir enquetes interativas com seu público-alvo, trazendo dados detalhados e customizáveis para prospectar exatamente o que os usuários desejam e o que sentem em relação aos produtos ou serviços de sua marca.
Infográficos animados
A rigor, infográficos animados são aqueles que possuem algum nível de interação, em que os usuários podem experimentar e interagir com a informação, modificando a amostragem e selecionando as variáveis.
Há diversas plataformas. Apresentamos as mais populares.
- Visme: destinado à construção de apresentações, infográficos, gráficos e tabelas, entre outros, o Visme é uma ótima ferramenta para construção de páginas e elementos interativos, tudo isso a partir de visuais envolventes.
- Canva: esta é, talvez, a mais popular plataforma on-line de construção de designs interativos digitais. Com o propósito de tornar a comunicação visual acessível ao maior número de pessoas, o Canva oferece diversas opções de conteúdo desde cards para redes sociais, passando por apresentações, vídeos e sites.
- Piktochart: trata-se de uma ferramenta que permite a criação de infográficos de maneira personalizada, criando experiências única e visualmente atrativas. É possível desenvolver telas interativas com figuras, imagens, ícones e imagens a partir de modelos prévios e editáveis.
Calculadora interativa
Calculadoras interativas são um formato de conteúdo que busca maior interatividade e engajamento dos internautas com o propósito de aumentar as vendas.
Elas entregam as informações que os usuários buscam e, em contrapartida, geram dados qualificados sobre os leads. Conheça alguns desses serviços personalizáveis e interativos.
- Calculoid: esta calculadora interativa, também conhecida como calculadora web, pode ser agregada ao seu site sem que você seja um desenvolvedor web. Com a Calculoid você pode criar designs com caixas de seleção, fórmulas e campos para pagamentos, gerar gráficos e campo de resultado de cotação. Além disso, coleta informações para geração de leads.
- Zoho Creator: esta plataforma permite o desenvolvimento de diferentes interfaces interativas, de formulários a surveys, incluindo também campanhas direcionadas por e-mail. Ela combina ferramentas de criação visual intuitivas e blocos de códigos criados para a criação de aplicativos.
- Microsoft Power Apps: com funcionalidades gratuitas, esta ferramenta reúne um conjunto de aplicativos, serviços e conectores, oferecendo um ambiente de desenvolvimento rápido e intuitivo para criação de interfaces personalizadas para diferentes tipos de segmentos.
Experiências imersivas
Com o desenvolvimento de tecnologias como Realidade Aumentada (AR), Realidade Mista (MR) e Realidade Virtual (VR) a expressão “experiência imersiva” passou a fazer parte de nosso cotidiano.
Experiência imersiva, porém, está relacionada a uma forma de construir conteúdos digitais. Tem a ver, portanto, com ações que tenham como objetivo criar um espaço digital lúdico para o público-alvo de uma determinada empresa.
Isso gera uma relação de engajamento mais sólida com os clientes e amplia o brand awareness.
Conheça algumas plataformas que oferecem o serviço de construção desse tipo de interface.
- Playbuzz: esta ferramenta se trata de uma plataforma narrativa voltada à criação de experiências imersivas, especialmente destinada para profissionais de marketing, permitindo o desenvolvimento e distribuição de conteúdos interativos.
- Apester: própria para a criação de designs imersivos, a ferramenta Apester ajuda a manter o engajamento dos internautas por meio de conteúdos interativos. Além disso, seu propósito é oferecer interfaces de usuários que sejam viralizáveis em redes sociais, mas que também gerem tráfego orgânico.
![](https://aceleradoran1.com.br/wp-content/uploads/2023/07/AdobeStock_606917130-1-1024x553.jpeg)
Explore as possibilidades das interfaces interativas
Em primeiro lugar é preciso pensar interfaces interativas de maneira estratégica, isto é, analisando e selecionando aquelas que reflitam melhor os objetivos do seu negócio.
Não despreze o conteúdo em relação à forma. As interfaces interativas costumam chamar atenção pelo design, mas é fundamental não esquecer que o conteúdo, a informação precisa, é o que os usuários buscam.
Mostre na prática, com experiências imersivas, quais são as funcionalidades de seu produto ou serviço. Por fim, mas não menos importante, analise os resultados e o desempenho de suas campanhas e páginas interativas. Se for o caso, ajuste e aprimore sua estratégia.
Ofereça interfaces interativas diferenciadas para seus leads com a AN1
Agora que você conhece um pouco mais sobre as plataformas e ferramentas de criação de interfaces interativas, que tal experimentar esse tipo de conteúdo com seus potenciais clientes?
A AN1 é especialista na criação de interfaces e conteúdos interativos. Para conhecer e experimentar é só preencher o formulário de contato e contar com nossos especialistas em marketing digital para impulsionar sua empresa, criar campanhas estratégicas sólidas e converter leads de forma eficiente.