Categorias:

Conheça ótimas ferramentas para criar Interfaces Interativas

Aliar, de maneira interessante, a forma ao conteúdo é uma tarefa que parece óbvia, mas nem sempre é. Em um contexto de superexposição das pessoas às mídias digitais, fisgar a atenção dos clientes é um exercício que exige conhecimento técnico e estético. Para tanto, as interfaces interativas cumprem o papel de unir o conteúdo que uma pessoa busca com uma forma instigante e convidativa de apresentá-lo. 

Nestes casos, o internauta deixa de ser um leitor passivo e passa a ser um explorador de informações, fornecendo dados para a qualificação de leads, algo fundamental para o marketing digital. 

Por esta razão, produzir materiais que unam uma experiência rica para os usuários é a melhor maneira de você estabelecer conexões mais sólidas com potenciais clientes. Daí a importância de ferramentas e plataformas para criar conteúdos e interfaces interativas.

Acompanhe este artigo até o final e conheça quais são os principais recursos para você tornar a experiência de interação do internauta com a sua marca muito mais interessante. É precisamente esta conexão que facilitará o processo de conversão de leads em clientes.

Acelere e venha com a gente!

Você sabe o que é interface de usuário?

Antes de abordarmos as interfaces interativas é importante compreender o que é Interface de Usuário (UI, na sigla em inglês), pois isso nos ajudará a compreender como explorá-la de maneira mais criativa e interativa. 

A rigor, uma interface de usuário é constituída por três elementos:

  1. Jornada do cliente
  2. Contexto 
  3. Feedback

1. Jornada do cliente

Uma jornada do cliente interativa compreende um conteúdo guiado que levará o internauta de um ponto (uma promessa de entrega – informação ou recompensa) a outro (a entrega do que foi prometido).

A entrega pode ser tanto a simulação de um produto ou serviço, como o fornecimento de um ticket de desconto ou mais informações sobre o item que você comercializa. O importante é atrair a atenção do usuário.

2. Contexto

O contexto tem a ver com os elementos visuais, de arquitetura de informação e de conteúdo, que tornaram a página convidativa para os usuários interagirem. 

Uma boa Experiência do Usuário (UX, na sigla em inglês) garante uma interação mais sólida e uma imersão mais profunda dos leads com as marcas ou produtos.

3. Feedback

Esta é a terceira dimensão da UI e se trata, precisamente, das respostas que cada ação do internauta resulta. 

É por isso que a cada movimento é preciso informar onde está o usuário, como pedir confirmações, demonstrar que uma informação foi processada, etc., de tal modo que as pessoas se sintam no controle da interação. 

Conheça os benefícios das interfaces interativas

As interfaces interativas potencializam os resultados de marketing digital, entre outras razões, porque são mais convidativas à experiência do usuário.

Portanto, o propósito é criar uma experiência envolvente que mantenha o visitante interessado e motivado a interagir com a página pelo maior tempo possível.

Isso aumenta o engajamento, favorece a retenção de informações e gera maior taxa de conversão.

Engajamento

Como se trata de uma ferramenta convidativa à ação ativa das pessoas, interfaces interativas costumam estabelecer boas conexões com o público-alvo de sua empresa. Isso aumenta o engajamento e pode ter impacto positivo no brand awareness (reconhecimento da marca).

Retenção de informações

Para as empresas, tão importante quanto vender um produto ou serviço é manter uma relação consistente com seus clientes. Daí a importância de ter um contato próximo com os internautas coletando e tratando o melhor possível os dados das interações.

Além de qualificar os leads, as interfaces interativas aumentam a possibilidade de fidelizar os clientes oferecendo o que eles buscam e tornando seu negócio uma referência no seu segmento.

Taxa de conversão

O objetivo de todo esse esforço é gerar impacto positivo nas vendas, ou seja, ampliar a taxa de conversão. 

Com telas mais simples, atrativas e interativas, os clientes podem encontrar as soluções que buscam de maneira intuitiva e engajada. 

Daí a importância de utilizar as diferentes plataformas para produzir quizzes, pesquisas de opinião, vídeos, infográficos animados e tudo mais o que for estratégico para seu plano de marketing.

Quiz interativo

Quiz interativo é um tipo de conteúdo em que o internauta ao responder algumas questões na interface web obtém a informação que estava procurando. Existem algumas ferramentas que facilitam a construção desse tipo de interface do usuário.

  • Typeform: trata-se de uma plataforma que permite a criação de formulários digitais de forma simples e intuitiva. Isso garante uma boa experiência tanto para quem cria quanto para quem interage com a página. O serviço tem opções gratuitas e pagas.
  • Quizizz: construída para ser uma ferramenta de elaboração de questionários, o Quizizz permite construir formulários com múltiplas opções ou, até mesmo, com questões de verdadeiro e falso, oferecendo um feedback em tempo real das interações.
  • SurveyMonkey: serve para construir enquetes interativas com seu público-alvo, trazendo dados detalhados e customizáveis para prospectar exatamente o que os usuários desejam e o que sentem em relação aos produtos ou serviços de sua marca.

Infográficos animados

A rigor, infográficos animados são aqueles que possuem algum nível de interação, em que os usuários podem experimentar e interagir com a informação, modificando a amostragem e selecionando as variáveis.

Há diversas plataformas. Apresentamos as mais populares.

  • Visme: destinado à construção de apresentações, infográficos, gráficos e tabelas, entre outros, o Visme é uma ótima ferramenta para construção de páginas e elementos interativos, tudo isso a partir de visuais envolventes.
  • Canva: esta é, talvez, a mais popular plataforma on-line de construção de designs interativos digitais. Com o propósito de tornar a comunicação visual acessível ao maior número de pessoas, o Canva oferece diversas opções de conteúdo desde cards para redes sociais, passando por apresentações, vídeos e sites.
  • Piktochart: trata-se de uma ferramenta que permite a criação de infográficos de maneira personalizada, criando experiências única e visualmente atrativas. É possível desenvolver telas interativas com figuras, imagens, ícones e imagens a partir de modelos prévios e editáveis.

Calculadora interativa

Calculadoras interativas são um formato de conteúdo que busca maior interatividade e engajamento dos internautas com o propósito de aumentar as vendas.

Elas entregam as informações que os usuários buscam e, em contrapartida, geram dados qualificados sobre os leads. Conheça alguns desses serviços personalizáveis e interativos.

  • Calculoid: esta calculadora interativa, também conhecida como calculadora web, pode ser agregada ao seu site sem que você seja um desenvolvedor web. Com a Calculoid você pode criar designs com caixas de seleção, fórmulas e campos para pagamentos, gerar gráficos e campo de resultado de cotação. Além disso, coleta informações para geração de leads.
  • Zoho Creator: esta plataforma permite o desenvolvimento de diferentes interfaces interativas, de formulários a surveys, incluindo também campanhas direcionadas por e-mail. Ela combina ferramentas de criação visual intuitivas e blocos de códigos criados para a criação de aplicativos. 
  • Microsoft Power Apps: com funcionalidades gratuitas, esta ferramenta reúne um conjunto de aplicativos, serviços e conectores, oferecendo um ambiente de desenvolvimento rápido e intuitivo para criação de interfaces personalizadas para diferentes tipos de segmentos.

Experiências imersivas

Com o desenvolvimento de tecnologias como Realidade Aumentada (AR), Realidade Mista (MR) e Realidade Virtual (VR) a expressão “experiência imersiva” passou a fazer parte de nosso cotidiano.

Experiência imersiva, porém, está relacionada a uma forma de construir conteúdos digitais. Tem a ver, portanto, com ações que tenham como objetivo criar um espaço digital lúdico para o público-alvo de uma determinada empresa. 

Isso gera uma relação de engajamento mais sólida com os clientes e amplia o brand awareness.

Conheça algumas plataformas que oferecem o serviço de construção desse tipo de interface. 

  • Playbuzz: esta ferramenta se trata de uma plataforma narrativa voltada à criação de experiências imersivas, especialmente destinada para profissionais de marketing, permitindo o desenvolvimento e distribuição de conteúdos interativos.
  • Apester: própria para a criação de designs imersivos, a ferramenta Apester ajuda a manter o engajamento dos internautas por meio de conteúdos interativos. Além disso, seu propósito é oferecer interfaces de usuários que sejam viralizáveis em redes sociais, mas que também gerem tráfego orgânico.

Explore as possibilidades das interfaces interativas

Em primeiro lugar é preciso pensar interfaces interativas de maneira estratégica, isto é, analisando e selecionando aquelas que reflitam melhor os objetivos do seu negócio.

Não despreze o conteúdo em relação à forma. As interfaces interativas costumam chamar atenção pelo design, mas é fundamental não esquecer que o conteúdo, a informação precisa, é o que os usuários buscam.

Mostre na prática, com experiências imersivas, quais são as funcionalidades de seu produto ou serviço. Por fim, mas não menos importante, analise os resultados e o desempenho de suas campanhas e páginas interativas. Se for o caso, ajuste e aprimore sua estratégia.

Ofereça interfaces interativas diferenciadas para seus leads com a AN1

Agora que você conhece um pouco mais sobre as plataformas e ferramentas de criação de interfaces interativas, que tal experimentar esse tipo de conteúdo com seus potenciais clientes?

A AN1 é especialista na criação de interfaces e conteúdos interativos. Para conhecer e experimentar é só preencher o formulário de contato e contar com nossos especialistas em marketing digital para impulsionar sua empresa, criar campanhas estratégicas sólidas e converter leads de forma eficiente.

Compartilhe esse post:

Acelere!

Converse com nossos especialistas e entenda como a Aceleradora N1 pode transformar o marketing e vendas da sua empresa, lhe ajudando a fazer a diferença no mercado. Vamos acelerar juntos!