Sucesso INBOUND

Como a Salton escalou os negócios com a Aceleradora N1 e a SharpSpring

Do zero aos 22 mil leads qualificados com a AN1 e Sharpspring.

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Não é nenhuma surpresa que uma boa estratégia de marketing, aliada à tecnologia, garante resultados significativos às empresas – mesmo aquelas já consolidadas no mercado. Afinal, crescer nunca é demais.

Há mais de um século reverenciada pelos apreciadores de vinhos do Brasil, e com rótulos comercializados em mais de 30 países, a Família Salton teve um excelente retorno em sua estratégia de marketing durante a pandemia ao utilizar-se de uma estratégia baseada na plataforma SharpSpring, com auxílio da Aceleradora N1.

A Aceleradora N1 é uma agência Dragão SharpSpring, ou seja, uma empresa que cumpriu todos os desafios que comprovam a capacidade de explorar ao máximo a tecnologia dessa ferramenta e usá-la a seu favor, gerando os melhores resultados para seus clientes.

A plataforma de automação de marketing SharpSpring esteve presente em toda a parceria da Família Salton com a AN1, que permitiu múltiplas novas implementações em sua estratégia de marketing digital, gerando resultados impressionantes para a marca.

Uma boa estratégia
de marketing, aliada
à tecnologia, garante
resultados significativos
às empresas – mesmo
aquelas já consolidadas
no mercado.

Detectando e curando déficits de marca

Devido à sua consagração no mercado brasileiro de viticultura, a vinícola Salton – considerada a empresa número 1 de vendas em espumantes do Brasil – já tinha uma estratégia de marketing e comunicação muito bem estruturada. Ser uma empresa grande e consolidada, contudo, não significa, necessariamente, ter uma estratégia finalizada e absoluta. Na Salton, em 2020, haviam três grandes déficits: o entendimento dos números gerados pelo big data da empresa; o entendimento de como trabalhar de forma mais adequada com os seus leads; e uma carência na multicanalidade da organização, que costumava prestar atendimento apenas via e-mail. A AN1 chegou para trabalhar em conjunto com o time de marketing do grupo, ajudando-os a atingir resultados muito marcantes.

Oportunidade de crescimento

A empresa procurou a AN1 em um período ainda muito turbulento da pandemia de Covid-19. Embora o mercado estivesse em crise devido ao fechamento dos comércios de rua, esse período também trouxe grandes oportunidades para os e-commerces, com destaque especial às vinícolas, uma vez que, estatisticamente, o consumo e distribuição de vinho tinha se tornado muito maior em comparação aos anos anteriores, já que as pessoas estavam passando mais tempo em casa e investindo em comer e beber com mais qualidade.

Para o desenvolvimento da nova estratégia da Salton, a AN1 utilizou uma pesquisa de mercado desenvolvida pela empresa, que continha dados de comportamento de consumo de seus usuários. Assim, foi possível desenhar as personas e criar uma estratégia que permitiria que os leads passassem a ter contato com a marca em todas as etapas da jornada de compra, através de posts nas redes sociais, vídeos curtos, infoprodutos e o contato chatbots, além de possibilitar uma fidelização via clube de vinhos. “Cada etapa do funil deveria ter ao menos um conteúdo digital que levasse o lead para a próxima etapa, ou que ao menos permitisse uma nova tomada de ação”, comenta Marcel Karling da Rosa, cofundador da AN1.

 

O poder do marketing de influenciadores

Além disso, a estratégia também envolveu uma seleção de influenciadores e embaixadores para a marca, que passaram a compartilhar um link diretamente do centro de mídia da SharpSpring nas suas redes sociais. Isso permitiu à Aceleradora um total rastreamento dos influenciadores que estavam trazendo mais resultado e engajamento para a marca.

Os influenciadores e embaixadores também tiveram outro papel muito importante para a nova estratégia de marketing da Salton: captar uma audiência que estava ávida por saber mais, por consumir conteúdos educacionais de sommeliers que pudessem ensinar sobre vinho, consumo e a culinária associada a esse lifestyle.

“Cada etapa do funil deveria ter ao menos um conteúdo digital que levasse o lead para a próxima etapa, ou que ao menos permitisse uma nova tomada de ação.”

– Marcel Karling da Rosa, cofundador da AN1

Personalização e assertividade

As ações de marketing com influenciadores tiveram foco em regiões pré-selecionadas, para que houvesse assertividade na geração de leads próximos às regiões de disponibilidade de entrega dos produtos da Salton. Desta forma, com as funcionalidades da SharpSpring, alguns leads puderam ser redirecionados para a rota de e-commerce, enquanto outros iam para os conteúdos digitais, ou até mesmo para o atendimento de chat via WhatsApp – a depender de seu perfil de consumo e interesse na marca. 

Para responder melhor a essa estratégia, a AN1 também criou uma rota personalizada no site da marca, com inspiração em vinícolas americanas, em que o cliente poderia criar o seu perfil de compra com muito mais precisão dentro de suas preferências pessoais.

Por fim, a Salton, com auxílio da Aceleradora, também foi uma das primeiras vinícolas brasileiras a se posicionar estrategicamente no Pinterest, uma vez que uma das personas da marca era o perfil ideal dessa rede social. Como resultado, o CPM (ou “custo por mil impressões de anúncio”) gerou excelente engajamento, trazendo mais uma milestone para a vinícola nas suas métricas pessoais.

Resultado garantido

Como resultado final, a empresa conseguiu escalar a criação de uma base de leads que foi de zero a 22 mil, com média de R$ 0,46 por lead autenticado – aqueles cuja captação ocorreu em publicações pagas e tiveram um crescimento na base de funil, dentro da estratégia da plataforma SharpSpring.

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