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Tendências de Comportamento no E-commerce em 2024

Em 2024, a tendência é o crescimento das compras on-line. Confira as dicas para guiar seu negócio no próximo ano.

Já parou para refletir sobre as tendências de comportamento no e-commerce para o próximo ano? Com a pandemia, o comércio on-line se consolidou como uma potência mercadológica. Seja pela praticidade ou preço, os consumidores estão sempre de olho nas soluções oferecidas pelas plataformas de e-commerce. 

Em 2022, as vendas por meio de e-commerce alcançaram cerca de R$ 170 bilhões no Brasil. Entretanto, com a previsão de atingir R$ 186 bilhões em negócios ainda esse ano, um estudo da Worldpay indica que o mercado brasileiro deve crescer 57% até 2024.

A tendência mundial é que, até 2027, a prática de compras on-line continue aumentando, chegando a 41% do varejo global, movimentando a economia mundial. 

Para traçar um bom plano de ação e alavancar seu negócio a partir do crescimento do e-commerce, é fundamental analisar o que leva os consumidores às compras on-line. 

Também, é preciso lembrar que os clientes estão sempre em busca de novidades, soluções inteligentes e produtos que agregam tecnologia e sustentabilidade. Além claro, de uma excelente experiência de compra. 

Portanto, sabendo do mercado em plena expansão, está na hora de conhecer as tendências no comportamento do consumidor no e-commerce em 2024 e se preparar para elas. 

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Inteligência Artificial e personalização dos clientes

Com o avanço das compras on-line, as empresas estão utilizando cada vez mais o emprego de dados de comportamento dos consumidores, por meio do machine learning (aprendizado de máquina). A partir disso, a Inteligência Artificial consegue moldar as expectativas de compra e, portanto, a melhor estratégia a ser adotada. 

Isso visa oferecer as melhores experiências de compra para seus clientes. Em um mercado cada vez mais competitivo, a criação de experiências únicas e a personalização das compras vêm se destacando como cruciais.

Experiência do Usuário (UX) como diferencial competitivo

Muito além do que ter bonitas landing pages, a Experiência do Usuário inclui todas as etapas do cliente no e-commerce: desde a entrada no site para busca e escolha do produto até o recebimento e uso da mercadoria.

A importância da UX no comportamento do consumidor possui quatro estruturas básicas, sendo elas: conhecer, entender, aprender e atender o usuário. 

A partir desses pilares, com o foco nos clientes, será possível planejar uma estratégia que torne seu e-commerce mais atrativo e competitivo.  

Por que adotar a sustentabilidade e responsabilidade social no e-commerce

Com a crise socioambiental batendo à porta, em 2024 os consumidores estarão em busca, cada vez mais, de um estilo de vida mais consciente e voltado para empresas que adotam boas práticas ambientais e sociais.  

Do mesmo modo, o impacto da sustentabilidade no e-commerce está diretamente associado à imagem da empresa. 

Assim, o e-commerce que empregar ações socioambientais por meio de marcas e produtos que adotam práticas sustentáveis em sua produção, comércio justo, embalagens eco-friendly e materiais recicláveis, vai se destacar no mercado. 

Dessa forma, repensar os processos de toda a cadeia levando em conta que seu negócio precisa atender à ética do consumidor, que valoriza empresas comprometidas com a responsabilidade socioambiental, é uma excelente forma de se aproximar dos seus clientes.   

Pagamentos digitais e criptomoedas para consolidar as vendas no e-commerce

Conforme a aceleração digital, a tendência da transformação dos pagamentos digitais no e-commerce acompanha a evolução do cenário. 

Entre os métodos mais comuns, estão cartão de crédito, débito e boleto bancário. Recentemente, se popularizou o pagamento via Pix, visando acelerar o processo de confirmação de compras e a leitura de QR-Codes para pagamento instantâneo.

Em 2024, o papel emergente das criptomoedas nas transações on-line deve assumir novo protagonismo. Não apenas pela popularização das moedas digitais, mas porque oferecem algumas vantagens em relação às demais formas de pagamento. 

  • Mais privacidade nas transações: como as criptomoedas contam com a tecnologia blockchain, elas acabam oferecendo maior proteção para os dados dos usuários; 
  • Flexibilidade nos pagamentos: as criptomoedas podem ser usadas para distintos objetivos, não somente para a compra de produtos ou serviços;
  • Agilidade nas transações: as moedas digitais são muito rápidas em suas transações, realizando as operações financeiras em poucos instantes. 

Cabe observar que as soluções para pagamento baseadas em biometria vêm, pouco a pouco, ganhando espaço, ainda que com mais timidez. Fique de olho, pois essas tendências estão moldando o futuro dos pagamentos para as vendas on-line.

O marketing de influência, no Brasil, persuadiu os consumidores em mais de 40% das decisões de compra. 
O marketing de influência, no Brasil, persuadiu os consumidores em mais de 40% das decisões de compra.

O impacto das redes sociais e do Marketing de Influência

Em contrapartida, é inegável a consolidação das redes sociais como ferramentas de e-commerce nos últimos anos. Com mais de 150 milhões de usuários no país, através desses canais é possível realizar todo o processo de busca e de compra de um produto sem desligar das redes. 

Da mesma forma, é por meio das redes sociais que muitas lojas são encontradas. Assim, manter canais ativos e atualizados no Instagram, Facebook e TikTok corrobora para o consumidor digital conhecer seu negócio. 

Por exemplo, os anúncios pagos nas redes sociais, baseados em dados dos usuários, que otimizam o conteúdo e o público a ser alcançado, sendo mais uma ferramenta que ajuda a impulsionar o seu negócio. 

A importância do Marketing de influência no e-commerce

De acordo com os dados divulgados por Valor Investe, a influência do social no e-commerce e nas decisões de compra ultrapassa 40% dos consumidores. Esse dado coloca o Brasil em primeiro lugar no ranking mundial do marketing de influência.

Do mesmo modo, esse número indica que lançar mão de estratégias para as marcas utilizarem influenciadores digitais é uma perspectiva que deve ser observada e colocada em prática em 2024.  

Logística inteligente e expectativas de entrega

Os maiores desafios das vendas on-line estão associados à entrega rápida dos produtos e ao frete grátis. 

Para superar esses desafios, as empresas devem procurar negociar os fretes com diferentes transportadores, permitindo que os clientes escolham o frete e o tempo de entrega que mais se adequam às suas necessidades. 

Outra tendência de comportamento no e-commerce que permanece em 2024 é a possibilidade do rastreamento em tempo real dos pedidos. O rastreio traz comodidade ao cliente, que tem sempre a mão informações sobre a entrega do pedido. Além, claro, de melhorar a experiência do consumidor com seu e-commerce. 

Também teremos uma tendência de regionalização. Com a busca de prazos mais curtos, fretes mais baratos e a adoção de práticas mais sustentáveis, o consumidor deve passar a procurar por mercadorias mais próximas do seu local. 

O futuro das entregas no e-commerce está ancorado, principalmente, na entrega por meio de veículos automatizados, como drones entregadores e carros autônomos. IFood e a rede de pizzaria Domino’s já testam essas modalidades nos EUA. 

Privacidade de dados e confiança do consumidor

Garantir a proteção dos dados e a segurança do consumidor ao realizar compras on-line é uma responsabilidade fundamental do e-commerce para proteger os clientes. A privacidade vem se tornando uma tendência cada vez mais forte de mercado das vendas digitais. 

A importância da segurança de dados para os consumidores on-line está entre as primeiras preocupações de quem utiliza o comércio eletrônico. O vazamento ou o mau uso dessas informações pode resultar em roubo de identidade e fraudes financeiras.

Perfil do consumidor e-commerce para 2024

Uma pesquisa recente da WGSN, empresa que analisa as tendências para diversos setores, mapeou o perfil de quatro tipos de consumidores, traçando tendências de comportamento no e-commerce para 2024:  

  • Reguladores: público composto por pessoas mais velhas – Geração X –, que normalmente não gostam de mudanças. Esse grupo valoriza e gosta de manter a rotina, tentando encontrar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e pretende reduzir o tempo que passa conectado.
  • Conectores: público mais jovem – Millennials e Geração Z –, com menos filhos, que prefere um ritmo de vida desacelerado. O estilo de vida é compartilhado, compram em grupos, partilham assinaturas e moram entre amigos. São pessoas que se preocupam com a sustentabilidade e com os produtos que vão adquirir. 
  • Construtores de memórias: grupo que se concentra em viver o momento presente, valorizando e dedicando tempo às pessoas que importam. Em 2024, o conceito de família será percebido como aquele criado pelos laços estabelecidos. Esse consumidor repensa os valores do trabalho, principalmente por conta da exaustão mental decorrente das relações com o novo mundo do trabalho.
  • Novo sensorialista: consumidor altamente flexível, que busca as melhores opções entre o mundo físico e o mundo digital, como, por exemplo, usar criptomoedas para o pagamento de um jantar em um restaurante físico. Esse perfil é o primeiro a se interessar pelo metaverso. 

Esses dados lançam luzes para que o e-commerce inicie o processo de adaptação às preferências de compras dos Millennials e da Geração Z. 

Previsão e análise preditiva no e-commerce

A análise preditiva usa modelos estatísticos, big data e machine learning para compilar dados e fazer previsões. 

No e-commerce, a análise preditiva cumpre um papel crucial para antecipar as tendências do consumidor e identificar oportunidades de mercado. 

Com ela, é possível mapear o perfil dos clientes, informações sobre o período em que determinados produtos vendem mais e assim, por exemplo, programar seu estoque. 

Investir em ferramentas analíticas, como a análise preditiva, e utilizar dados para prever e moldar o futuro do e-commerce, melhora a relação com os clientes e leva a um posicionamento do comércio on-line no mercado.  

Conclusão

O ano de 2024 segue a trajetória de crescimento dos negócios virtuais. Para acompanhar o bom desempenho do mercado, é necessário estar atento às tendências de comportamento no e-commerce, visando a trajetória do consumidor.

Responsabilidade socioambiental, consumo local, social commerce e a personalização vão moldar as atitudes dos consumidores.

Para atender ao hábito de compra desses consumidores em 2024, o e-commerce deve estar atento para preparar seu negócio para as mudanças do mercado. 

Melhorar a experiência do usuário, proteger os dados dos clientes, adotar meios de pagamentos digitais e mais dinâmicos, como criptomoedas, fazer análise preditiva e melhorar a logística de entrega estão entre as ações a serem adotadas para um futuro sustentável dos negócios on-line. 

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