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Construção de Relacionamentos B2B com Marketing de Conteúdo

Você já conhece o Marketing de Conteúdo B2B? Muito comum no mundo dos negócios e do Marketing, a sigla B2B se refere a “Business to Business”. Traduzindo, as transações realizadas entre duas empresas (pessoas jurídicas). Para exemplificar, podemos pensar em indústrias que vendem para distribuidores ou em fornecedores que vendem para fabricantes.

Construir relacionamentos sólidos nesse tipo de relação é fundamental para a saúde do negócio, mas, sobretudo, para sua ampliação. O marketing cumpre um papel fundamental neste sentido e será o tema que exploraremos neste texto.

O Marketing de Conteúdo cumpre um papel protagonista neste cenário. Ao utilizar esta estratégia para aquisição de clientes de maneira sólida e criativa, é possível se obter excelentes resultados.

Acompanhe este post até o final e fique por dentro do universo de possibilidades do marketing para B2B para o seu negócio.

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A fundamentação do Marketing de Conteúdo em B2B

Marketing de Conteúdo é um ramo do marketing estratégico voltado para a criação de conteúdos que atendam as buscas e pesquisas de um público-alvo. Seu objetivo é aumentar o alcance da comunicação sobre seu negócio e impulsionar a lucratividade. 

Todos estes aspectos se mantêm quando estamos tratando de ações voltadas para o B2B, mas como algumas especificidades. O fato de oferecermos conteúdos voltados às necessidades das empresas torna nosso negócio mais atrativo devido ao fato de que a maior parte das pessoas (e empresas) se tornaram “imunes” à publicidade digital.

Isso ocorre seja porque há bloqueadores de anúncios nos navegadores web ou porque informações compartilhadas por e-mail ou redes sociais que não foram solicitadas são classificadas como spam. Portanto, no contato Business to Business é preciso oferecer o que as empresas procuram, com clareza, objetividade e autoridade, ampliando sua reputação.

Com o Marketing de Conteúdo você pode engajar o seu público-alvo, neste caso outras empresas, por meio da produção e divulgação de materiais relevantes, sejam eles em texto ou em vídeos, buscando sempre agregar valor para a sua audiência. Esse método pode atrair novos clientes e aumentar suas vendas e fidelização.

Estratégias de marketing de conteúdo para construir relacionamentos B2B

Algumas estratégias são essenciais para o marketing voltado ao B2B. É fundamental, como dissemos, pensar conteúdos que reflitam a necessidade das empresas, bem como explorar espaços digitais, como, blogs, plataformas digitais e redes sociais, como o Linkedin, por exemplo.

Considerando isso, preparamos algumas dicas especiais para que você construa uma presença digital relevante, que seja capaz de construir e manter uma rede de contatos profissionais por meio do marketing de conteúdo.

Estratégias para relacionamento B2B

Estruture os objetivos

Quando se trata de estratégia B2B é essencial focar nos objetivos que sua empresa quer alcançar com o apoio do marketing de conteúdo. O resultado buscado, claro, é exercer influência no comportamento das empresas que chegam até você. Mas considere, a título de exemplo, objetivos, como, buscar novos clientes, atrair mais confiança na relação B2B, marcar presença nas buscas orgânicas, aumentar as vendas etc.

Planeje

Ccom seus objetivos em mãos, é hora de planejar a melhor estratégia. Na hora de elaborar os conteúdos é essencial que o conjunto de textos produzidos tenham uma coerência lógica, seguindo uma linha de raciocínio, pensando, inclusive quais serão os canais mais eficientes para o seu público-alvo. Não esqueça a linguagem, pois este é um detalhe importante para uma comunicação assertiva.

Defina o público-alvo

Claro que no B2B estamos falando de uma comunicação entre empresas, mas isso não é o suficiente em termos de recorte de público-alvo. Analise as necessidades do público que você pretende alcançar, seus hábitos, comportamentos e quais tipo de solução eles mais buscam. Tendo estas informações em mente, fica muito mais fácil planejar conteúdos que poderão trazer mais conversões com os potenciais leads.

Olhe para a concorrência

O benchmarking, isto é, olhar para outras empresas do seu segmento, tomando-as como pontos referenciais, é algo que não deve ser desprezado. Pesquise o que está sendo feito por outras empresas do seu ramo e veja em quais aspectos seu negócio pode evoluir e crescer. Observar potenciais clientes geograficamente pertos é uma estratégia criativa e o próprio Google lhe ajuda com pesquisas com termos mais ou menos assim “empresas perto de mim”.

Defina os canais

Mas afinal, por onde essas informações vão circular? É hora, então definir como seus conteúdos chegarão aos clientes. Escolha se será um debate nas redes sociais, no seu blog, em um e-mail marketing, etc.

Escreva

Com todas as informações de planejamento acima citadas em mãos é hora de escrever. Crie conteúdos que se voltem a problemas concretos que seus clientes enfrentam, mas mantenha atenção no tipo de linguagem que será usada. Há detalhes técnicos também, como a redação baseada em diretrizes de SEO, uso correto das palavras-chaves e um conteúdo esteticamente criativo. 

Cuide dos leads

Considere no planejamento mais amplo, conteúdos que nutram seus leads (clientes prestes à conversão), construindo um bom relacionamento, que amplie a reputação de sua empresa, gerando mais autoridade e interesse sobre o seu trabalho. Isso é fundamental para as relações B2B.

Meça os resultados

Há diferentes métricas para avaliar as ações tomadas. Esta etapa é incontornável para saber se a estratégia deu resultados ou se precisa de um realinhamento (o que é comum). Nesse sentido é preciso avaliar se os leitores compartilharam seu conteúdo, se interagiram, qual foi o tempo de permanência na página, a taxa de abertura de e-mails, a taxa de cliques, etc.

Se precisar de ajuda com alguma dessas etapas, conte com a AN1.

A análise de dados da concorrência, do público-alvo e dos usuários é fundamental na definição de uma estratégia de marketing de conteúdo para B2B.

Métricas de sucesso e análise de dados

Antes de apresentar quais são as principais métricas e KPIs para analisar estratégias de marketing de conteúdo, é importante compreender as diferenças entre estas categorias. 

Métricas são aqueles indicadores que apresentam o comportamento de um usuário em um site ou rede social. O KPI, por sua vez, é a forma bruta de um determinado indicador, isto é, o dado mais geral como, por exemplo, o número total de visitas a um site, a taxa de rejeição, o número de visitantes únicos etc.

Rankeamento de palavras-chave

Esteja atento às palavras-chaves mais buscadas sobre o seu segmento e produza conteúdo alinhado a essas buscas por meio de textos baseados em diretrizes de SEO. Isso será fundamental também para estratégias de SEM (busca paga). 

Tráfego orgânico

Este indicador é, precisamente, o dado de pessoas que acessaram seu site por meio de resultados da busca orgânica, quanto melhor o ranqueamento de seu site, maior a relevância dos conteúdos que você produz para o seu público-alvo.

Geração de leads orgânicos

Esse critério de avaliação tem a ver com os usuários que realizaram uma tarefa proposta por seu site, como a inscrição em uma newsletter ou converteram uma compra. Mas, atenção, trata-se daqueles clientes que vieram por meio de resultados orgânicos de busca.

Taxa de rejeição

Esse índice aponta o número de pessoas que entraram no seu site e saíram imediatamente. Há duas grandes razões que explicam esse indicador:

  1. seu site está mal indexado ao Google, ou seja, os conteúdos não correspondem às buscas;
  2. os usuários fizeram uma pesquisa de modo impreciso e pusilânime fazendo com que o algoritmo do buscador entregasse um conteúdo que eles não estavam buscando.

Duração média de sessões

Esse é o tempo médio em que os usuários ficaram no seu site. Ele ajuda a avaliar se o conteúdo que você oferece tem chamado atenção dos internautas e despertado o interesse ou se tem sido um conteúdo desinteressante.

Número de sessões por usuário

Esta é a quantidade de páginas que um mesmo usuário acessou no seu site. Quanto mais páginas visitadas, maior o indicativo de que o conteúdo é de interesse de seu público-alvo.

Número de palavras de um post

O Google ranqueia páginas de acordo com a relevância do conteúdo, mas também de acordo com o número de palavras, que deve ser equilibrado, nem muito curto e nem demasiadamente extenso. 

Links externos para seus canais

Quando outros sites ou redes sociais apontam para o seu site isso significa que seu conteúdo tem maior reputação. Esse é um indicador de que seu marketing de conteúdo está indo bem.  

Tendências de marketing B2B e futuro

Automação e Inteligência Artificial parecem ser palavras de ordem quando se pensa a respeito das tendências de marketing B2B. As inovações e possibilidades disruptivas, inclusive em relação às expectativas dos clientes, abrem muitas portas para esse trabalho de comunicação digital.

Investir em melhoramentos na experiência de compra, na personalização de conteúdos e se destacar frente aos concorrentes continuam sendo caminhos fundamentais e, ao mesmo tempo, inovadores.

Práticas que são tendências para o marketing de conteúdo B2B

  • Inteligência Artificial e Machine Learning
  • Experiência do Cliente
  • Marketing Digital
  • Automação de Marketing e Vendas
  • Marketplaces B2B
  • Personalização de Conteúdo
  • Sustentabilidade
  • Blockchain
  • Automação de Processos Robóticos (RPA)
  • Internet das Coisas (IoT)

Conclusão

Quando se trata de pensar o marketing de conteúdo para o B2B é preciso levar em conta uma tríade importante: planejamento, estratégia de comunicação e análise dos resultados. Em marketing digital o realinhamento de expectativas e perspectivas é algo comum, então não tenha medo de ajustar o leme no meio da viagem.

Além disso, apostar em novas tecnologias e estratégias disruptivas de comunicação, é sempre um caminho interessante para se manter ativo nos canais de comunicação frequentados pelo seu público-alvo.

No B2B o foco são outras empresas, então redes sociais como o Linkedin acabam trazendo resultados muito mais robustos para quem tem este foco. Além disso, falar a língua de seus clientes é essencial para garantir engajamento e construir uma reputação sólida.

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