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E-commerce: como conquistar e fidelizar clientes

Foto de Aceleradora N1

Aceleradora N1

  • Publicado em: 28 de março de 2025
e-commerce

Você sabia que o e-commerce surgiu no Brasil em 1990? Foi em 1995 que o escritor e economista Jack London lançou a Booknet. A livraria virtual tornou-se pioneira no e-commerce brasileiro, com a promessa de entrar o pedido em até 72 horas.

Antes de tudo isso, para comprar algum produto era necessário ir até a loja, ficar lá um bom tempo olhando várias opções e depois voltar para casa ou pro trabalho. Hoje, as coisas são bem diferentes, em poucos cliques você pode ter acesso a tudo que precisa. 

Os e-commerces vieram como grandes facilitadores de compras on-line. Por meio deles é possível reunir todos os seus produtos e conectar-se com os potenciais clientes de uma forma ainda mais rápida e direta.

Com a crescente digitalização dos negócios, investir em um e-commerce tem sido uma grande aposta para empresas que desejam expandir suas operações, vender sem limites geográficos, aumentar seu faturamento e ainda fortalecer sua marca. 

Podemos perceber isso nos dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), disponibilizado no site Meio e Consumo, que revelam um crescimento de 10%, alcançando um faturamento de R$224,7 bilhões. 2025 será o oitavo ano consecutivo de alta no segmento.

Neste artigo, vamos explorar a relevância desse modelo de negócio, suas vantagens e desafios, as diferenças entre e-commerce, loja virtual e marketplace, os tipos de e-commerce e as principais estratégias para potencializar seu sucesso com o apoio da AN1.

Descubra se o modelo de e-commerce é ideal para o seu negócio

Como foi dito anteriormente, o e-commerce é um caminho para ofertar os seus produtos de forma organizada e personalizada para seus clientes. 

Sendo assim, é importante saber os ônus e bônus dessa estratégia, para analisar se ela compreende suas necessidades e está alinhada com os objetivos do seu negócio.

Vantagens

Alcance ampliado: É possível que sua empresa venda para qualquer lugar do mundo, superando as barreiras geográficas.

Disponibilidade 24/7: Diferente de lojas físicas, o e-commerce está sempre em funcionamento, permitindo que os clientes realizem compras a qualquer momento. 

Menores custos operacionais: Por não haver a necessidade de um espaço físico, custos como aluguel, conta de luz e outros, acabam não existindo. 

Maior possibilidade de personalização e segmentação: Por meio da análise de dados combinada com outras estratégias digitais, é possível criar ofertas sob medida para cada perfil de consumidor.

Desvantagens

Concorrência elevada: A disputa por atenção é intensa e exige estratégias eficientes para se destacar no meio digital. Sendo assim, podemos citar campanhas personalizadas, descontos progressivos, frete grátis e várias outras possibilidades.

Dependência de logística: Entregar os produtos de forma rápida e eficiente pode ser um desafio, então garantir que esse processo esteja alinhado entre todas as etapas como produção e entrega é primordial para cumprir os prazos e conquistar a fidelização do cliente.

Segurança digital: Na internet todos estão sujeitos a riscos, como ataques cibernéticos. Por isso, é fundamental investir em medidas associadas a tecnologias que servem para proteção dos sistemas de informação e dados, para proporcionar maior segurança ao seu e-commerce, principalmente em relação aos dados dos seus clientes.

E-commerce, Loja Virtual ou Marketplace são tudo igual?

Na verdade, não. Embora esses termos se pareçam em um primeiro momento, cada um possui suas diferenças.

  • E-commerce: É uma plataforma completa de vendas online, onde a empresa gerencia todo o processo, desde o catálogo até o pagamento e entrega do produto.
  • Loja virtual: Representa o site onde um negócio específico vende seus produtos, podendo ser parte ou não de um e-commerce.
  • Marketplace: Plataforma que reúne vários vendedores, como Mercado Livre ou Amazon, onde a empresa pode expor seus produtos sem precisar de um site próprio.

Agora fica a pergunta: qual o melhor para a minha empresa?

Isso depende dos objetivos do seu negócio. Logo, e-commerce é utilizado por empresas que buscam construir ou já possuem uma forte presença digital e querem divulgar seus produtos de forma intensa e estratégica.

No entanto, a loja virtual é apenas um ponto de vendas. Sendo assim, ela fica responsável por atender as expectativas de compra e venda de seu público. 

Por fim, o marketplace é uma estratégia para quem não deseja investir em um site próprio, mas busca vender seus produtos de forma mais simplificada e com maior segurança.

Quais tipos de e-commerces existem?

E-commerce Atacadista X E-commerce Varejista

O atacado é voltado para clientes que buscam comprar produtos em grandes quantidades e preços mais atrativos. 

No entanto, o varejo é direcionado ao consumidor final, possibilitando a venda unitária ou em pequenas quantidades com ofertas exclusivas. 

E-commerce de produtos físicos X E-commerce de produtos digitais

Primeiramente, é importante saber que os produtos físicos exigem logística e gestão de estoque. Isso pode ser um desafio para as empresas, mas também pode ser uma excelente escolha se for bem executado.

Por sua vez, o e-commerce de produtos digitais (como e-books, cursos e softwares) têm custos menores e entrega mais rápida.

A escolha entre esses dois formatos depende do tipo de produto que deseja comercializar, o tipo de público que quer atingir e os objetivos de comunicação de cada empresa.

Construindo um e-commerce de sucesso

Não existe mágica para alavancar as vendas do seu e-commerce, mas um conjunto de estratégias que garantem eficiência em todas as operações. Uma das possibilidades é o Marketing Omnichannel, que possibilita a integração de canais para maximizar os resultados. 

Além disso, o investimento em logística é outro ponto de importância, afinal, entregas rápidas e eficientes são decisivas para a satisfação do cliente. 

Também não podemos esquecer do uso estratégico das redes sociais, que são poderosas para atrair, engajar clientes e solidificar a presença digital da sua marca. 

Outro ponto importante é o crescente aumento do uso da Inteligência Artificial (IA). Uma pesquisa da Hostgator, disponibilizada no E-commerce Brasil aponta que o uso desse tipo de tecnologia é utilizado por cerca de 61,41% dos empresários de pequenas e médias empresas (PMEs) no Brasil. Para 46% deles a IA faz parte de suas atividades de maneira regular.

Alguns exemplos de uso incluem chatbots (assistentes inteligentes que interagem com potenciais clientes, prestando atendimento e tirando dúvidas), plataformas com soluções de precificação e otimização de preços baseada em dados, ferramentas para acompanhamento de estoque de acordo com geolocalização, entre outras possibilidades.

Do mesmo modo, estudo semestral da NIQ aponta que cerca de 40% dos consumidores aceitariam uma recomendação de produto por IA e utilizariam essa inteligência para automatizar e acelerar suas decisões diárias de compras.

Essas informações abrem o olhar das empresas para avaliar a possibilidade de usar a inteligência artificial orientada para dados no seu e-commerce, de modo a atrair mais consumidores, bem como oferecer opções de personalização e segmentação na comunicação (atendimento via chatbots e outros).

Torne o E-commerce uma realidade na sua empresa com a consultoria especializada da AN1

Somos especialistas em transformar a presença digital dos negócios, oferecendo soluções completas para alavancar seu e-commerce e marketing como um todo. 

Nosso time é especializado em desenvolver plataformas modernas, responsivas e seguras, garantindo uma experiência de compra excepcional aos seus clientes. 

Além disso, produzimos conteúdos relevantes e otimizados que ajudam a atrair e engajar seu público. 

Contamos com Search Engine Optimization (SEO) para melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca, aumentando o tráfego orgânico.

Isso sem contar no desenvolvimento de campanhas estratégicas no Google Ads, Facebook Ads e outras plataformas que garantem visibilidade e conversões.

Por fim, não podemos deixar de lado as estratégias de fidelização personalizadas de acordo com as suas necessidades, como e-mail marketing e atendimento personalizado, que ajudam na retenção de clientes.

Vamos alavancar o seu e-commerce juntos?

Você viu aqui que o e-commerce é uma ferramenta poderosa para transformar a presença digital do seu negócio, conquistar novos clientes e fidelizar os que já existem. 

Com as práticas certas e o apoio de uma empresa especializada como a AN1, é possível alavancar suas vendas e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Invista no e-commerce e leve seu negócio para o próximo nível. Entre em contato com a AN1 e descubra como podemos ajudar a transformar sua estratégia digital.

  • Tópicos : Performance, SEO, Transformação Digital

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