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Estratégias Avançadas de Growth Marketing: Impulsionando o Crescimento Sustentável

O growth marketing ou marketing de crescimento é uma estratégia que tem como objetivo alavancar o crescimento dos negócios de maneira rápida e eficaz. 

Isso é essencial sobretudo em um mercado amplamente competitivo, onde as empresas buscam pelo crescimento acelerado de seus negócios.

Há, no marketing, o surgimento de novos conceitos, termos, práticas e modos de empreender e fazer com que as empresas expandam seus negócios exponencialmente.

Entre as últimas tendências do marketing está o growth marketing. 

Para atingir resultados consistentes, o growth marketing utiliza ferramentas do marketing, da comunicação e da tecnologia. 

Contudo, essa estratégia não apenas converte cliques, leads ou estimula compras, ela busca construir um relacionamento de longo prazo com os clientes, fazendo com que eles comprem de forma recorrente.  

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Fundamentos do Growth Marketing Avançado

Toda empresa é capaz de aumentar seus resultados se adotar as estratégias, ferramentas e os indicadores-chave de desemprenho (KPIs) corretos. Uma metodologia inteligente tem a ver com estudar todas as etapas da jornada de compra e melhorar a aquisição e fidelização dos clientes.

Os KPIs medem quantitativamente as ações, estratégias e processos internos da empresa. Com eles, é possível acompanhar e gerenciar o desempenho e o sucesso das estratégias estabelecidas. Conheça os mais importantes no processo de growth marketing: 

  • Custo de Aquisição de Clientes – CAC: valor que sua empresa deverá gastar em vendas, marketing, anúncios e outras despesas relacionadas para alcançar um novo cliente. 
  • Lifetime value – LTV: valor médio que o cliente gasta durante o tempo em que permanece se relacionando com seu negócio. Esse dado ajuda avaliar se o investimento foi positivo ou negativo. 
  • Churn Rate (taxa de rotatividade): taxa de clientes que deixam de fazer negócio com sua empresa por determinado período de tempo. 

Essas métricas são fundamentais para saber se o investimento foi lucrativo. 

Ter uma análise consistente dos indicadores de desempenho é substancial para gerar bons resultados.

A relação entre growth hacking e growth marketing sustentável

Enquanto o growth marketing promove o crescimento sustentável do negócio de longo prazo, atraindo e fidelizando novos clientes, o growth hacking é uma das ferramentas do growth marketing voltada o crescimento de curto prazo. São estratégias complementares. 

O growth hacking usa testes contínuos e tecnologia para gerar vendas e, portanto, lucros. O growth hacking é uma mentalidade voltada ao crescimento do negócio. Junta a formulação de hipóteses e a análise dados para traçar a melhor solução para a empresa.

Automação de marketing como ferramenta de eficiência

A tecnologia é uma aliada na hora de construir uma campanha sólida de marketing. Entre as possibilidades da tecnologia, automação de marketing proporciona maior eficiência e alcance. 

A automação de marketing possibilita a geração de leads, oportunidades de vendas e envio de campanhas personalizadas aos consumidores. O que ajuda a garantir o bom desempenho do growth marketing.

Otimização e Análise de Dados

A análise de dados é fundamental para o crescimento do negócio, pois transforma os números em informações valiosas que auxiliam na hora de escolher as estratégias de marketing alinhadas às expectativas do mercado. 

Entre as metodologias de análise, destacamos algumas opções: 

  • Análise descritiva: descrição dos dados observados;
  • Análise diagnóstica: identifica a causa por trás dos dados;
  • Análise prescritiva:  define as metas a serem alcançadas;
  • Análise preditiva: se usa dos dados para fazer previsões do mercado e dos clientes.

A/B Testing: como testar e otimizar campanhas para maximizar a conversão

Uma das ferramentas de análise de dados mais eficientes é o Teste A/B. Com ele, é possível medir o resultado de cada ação. Assim, por meio da definição de uma variável, verifica-se qual gera os melhores resultados. 

Com o Teste A/B é possível, por exemplo, analisar numa landing page qual modelo mais adequado de um design ou o conteúdo que traz melhor desempenho (mais visitas à página). Isso possibilita aumentar o tráfego no site e os potenciais clientes. 

SEO e SEM: Ajustando estratégias para melhorar o posicionamento orgânico e pago

SEO (Search Engine Optimization) e SEM (Search Engine Marketing) são estratégias complementares que melhoram a presença digital das empresas. 

Enquanto o SEO é a otimização para motores de busca por meio de um conjunto de medidas que melhoram o posicionamento do site com a busca orgânica, o SEM é o investimento em mídia paga para a empresa se destacar no ambiente digital. 

Adotar os dois mecanismos e adaptar as estratégias por meio da análise de dados ao longo da aplicação do growth marketing é relevante para gerar uma vantagem competitiva. 

Personalização e Experiência do Usuário

A personalização de campanhas e a experiência do usuário (UX) vêm ganhando cada vez mais força dentro das estratégias de marketing. São ações que visam e possibilitam o aumento do engajamento, a retenção e a fidelização dos clientes.

Conhecer métricas de UX (Utilizável, Equitativo, Agradável, Útil) ajuda a compreender melhor a variação da taxa de churn e porquê ele é em alguns casos mais alta. Por isso é preciso construir processos claros e simples que ajudem o cliente a chegar no seu produto sem entraves, de modo que ele consiga fazer a conversão.

Marketing de influência

O marketing de influência age de maneira decisiva na mente dos consumidores. No Brasil, 40% dos clientes realizam uma compra baseada na opinião de um influencer ou personalidade, de acordo com dados divulgados por Valor Investe

Portanto, apostar nessa ideia também é uma das ferramentas que auxiliam no crescimento acelerado do negócio. 

Estratégias de Conteúdo e Engajamento Social

O marketing de conteúdo é indispensável quando falamos em presença nos meios digitais. 

É por meio da criação de conteúdos relevantes, que podem ser textos, vídeos, ebooks, posts em redes sociais e etc, por exemplo, que se dá a aproximação com seu público-alvo e o aumento da sua rede de clientes ou potenciais clientes.

Engajamento nas Redes Sociais: Melhores práticas para interagir e crescer o público

Não dá para pensar em marketing de crescimento sem falar em redes sociais. O engajamento nas redes desemprenha papel vital na sustentação da marca. Como resultado, com uma boa reputação é possível aumentar a visibilidade para seus produtos e as vendas. 

Dessa forma, para melhorar o engajamento nas redes sociais, lembre-se de adotar as seguintes práticas: 

  • Fazer análise do público;
  • Desenvolver uma linha editorial;
  • Escolher as redes compatíveis com o público;
  • Distribua conteúdos de qualidade;
  • Mantenha a constância;
  • Conheça a concorrência;
  • Adote estratégias para fomentar a viralidade e criar viral loops.
Estratégias de marketing são vitais para o crescimento da marca.

O Growth Marketing utiliza uma ampla rede de ações para assegurar o crescimento rápido dos negócios. 

Conversão e Retenção

O funil de vendas pirata ou o framework AARRR – sigla definida pelas iniciais das métricas de aquisição, ativação, retenção, referência e receita – é um sistema de análise de informações utilizado para aperfeiçoar a gestão da jornada do consumidor. 

Assim como no funil de vendas tradicional, o objetivo é levar o cliente a todas as etapas – Conscientização (Topo do Funil), Interesse (Meio do Funil), Desejo (Fundo do Funil), Ação (Fim do Funil de Vendas -, a partir da jornada do consumidor, entendendo a fase em que ele se encontra e como é possível assegurar a melhor experiência. 

Estratégias de Lead Generation que funcionam

Para adotar a estratégia de lead generation, a primeira etapa é entender o perfil do seu cliente, a jornada de compra que realiza e o funil pirata. Em seguida, é possível mapear os dados que vão auxiliar a encontrar e atrair esse cliente.

Para gerar leads, as seguintes técnicas podem ser adotadas: 

  • Criação e otimização de landing pages;
  • Envio de newsletter;
  • Criação de eventos online e offline;
  • Adoção de SEO e SEM;
  • Marketing de conteúdo;
  • Chatbot de geração de leads.

Diminua a Bounce Rate (taxa de rejeição)

Bounce Rate, também chamada de taxa de rejeição, é o volume de pessoas que acessam e abandonam seu site. Uma das primeiras tarefas a se realizar, nesse sentido, é verificar se o conteúdo que você oferece está alinhado ao que os usuários buscaram.

Há algumas estratégias que ajudam a diminuir essa taxa. Confira a lista que preparamos:

  • Qualidade dos Seus Conteúdos: entregue textos com os termos e soluções que seu público-alvo busca.
  • Aumente a velocidade do seu site: sites que demoram a carregar costumam ter taxa de rejeição mais alta. Torne seus conteúdos atrativos, mas leves.
  • Faça Testes A/B: experimente quais tipos de landing pages e UX funcionam melhor no seu segmento e com o seu público.
  • Tenha um site responsivo: é importante que o seu site ou e-commerce se adapte a diferentes telas (celular, tablet, notebook) para que você não perca uma conversão porque o usuário não consegue ler o conteúdo da página.

Conclusão

O marketing de crescimento é uma ferramenta do marketing que adota práticas que visam a fidelização de clientes.

Com sua ação direcionada na análise de dados e na promoção do negócio em diferentes canais, como, por exemplo, sites, newsletter, redes sociais, bem mais do que alcançar leads e potenciais consumidores, ele age na retenção dos clientes. 

Além disso, as diferentes tecnologias de Growth Marketing permitem que esta metodologia de longo prazo traga resultados exponenciais para o seu negócio por meio de um processo contínuo de experimentação, análise e otimização de resultados. 

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