Quem não gosta de uma boa história, não é mesmo? Todos nós, desde a infância, aprendemos muitas coisas por meio de histórias, que nada mais são que narrativas que nos captam por sua forma e conteúdo.
No Marketing Digital é semelhante. Contar boas histórias, levando em conta também questões técnicas como SEO, é fundamental para ensinar, emocionar e conectar pessoas. Dentro deste campo, o marketing de conteúdo cumpre o papel de construir essas histórias para conquistar e engajar seu público digital.
Considere o seguinte: quando uma empresa conta uma história ela não está somente vendendo um produto ou serviço, mas construindo sua reputação e conquistando o cliente. A esse trabalho costuma-se dar o nome de storytelling.
Contudo, contar uma história para gerar engajamento e conversão de leads em clientes não deve ser confundido com enrolação. É o contrário disso. Fazer um bom storytelling passa por trazer conteúdo e informação aos leitores, com verdade, coesão e transparência. O foco é na conexão com os clientes.
Esse trabalho de produção de conteúdo é fundamental tanto para marcas quanto para criadores de conteúdo, como os influencers digitais.
Acompanhe este post até o final e fique por dentro sobre o mundo das estratégias narrativas e engajamento e como elas podem ajudar na presença digital dos seus negócios.
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A importância da narrativa no conteúdo digital
A narrativa e o storytelling são elementos fundamentais no conteúdo digital. Trata-se, portanto, da arte de contar histórias por meio de elementos que têm suas origens na literatura ficcional. A estrutura de um storytelling inclui personagens, ambientes, conflitos e uma mensagem que seja marcante para a audiência.
Um bom conteúdo digital traz informações, mas, ao mesmo tempo, é capaz de envolver emocionalmente o público, criando conexões mais profundas entre empresas e consumidores.
Narrativa e engajamento
Quando éramos criança e nossos pais ou cuidadores iam nos contar uma história ou um conto de fadas, normalmente começava assim: “era uma vez”. Pronto. Estávamos conectados. Sabíamos que daquele momento em diante ouviríamos algo que seria interessante.
O desafio no marketing de conteúdo é justamente esse, o de criar engajamento, mas sem recorrer, é claro, ao clichê “era uma vez”. Por isso criar narrativas impactantes nem sempre é simples ou fácil. É preciso contar com profissionais que sejam capazes, com foco no público-alvo, produzir storytellings capazes de gerar impacto na experiência do usuário.
Estratégias narrativas para engajamento digital
Em se tratando de marketing digital, a narrativa é uma estratégia de comunicação que utiliza elementos textuais para contar histórias e envolver o público-alvo. É interessante, sempre que possível, apostar na interatividade.
Conheça algumas estratégias de narrativa para gerar engajamento digital.
- Storytelling emocional: em uma narrativa emocional o foco não é apresentar um produto ou serviço, portanto não há menção direta a eles. Utiliza-se uma estratégia de posicionamento discreto, normalmente com o uso de um personagem cuja história é contada e em algum momento ela se cruza com a sua marca.
- Narrativa visual: este tipo de estratégia utiliza imagens, em diferentes formatos (fotos, filmes, animações, hq, etc), para contar uma história. Geralmente isso ocorre por meio de temas do cotidiano, para criar uma maior conexão com as pessoas. Na narrativa visual o propósito é criar produções imagéticas que apresentam uma sucessão de episódios e ocorrências com começo, meio e fim.
- Jornada do cliente personalizada: tudo o que as marcas querem é que os clientes entrem em seus sites e consigam encontrar o que buscam e fechar o negócio. Uma maneira de tornar todo esse percurso mais intuitivo é criar uma jornada do cliente personalizada. Quando a empresa se preocupa em entender os desejos e as necessidades do seu público-alvo ela tem muito mais condições de criar a comunicação certa, no tom adequado para que o cliente se sinta valorizado e realize a compra.
- Narrativas interativas e transmídia: com a convergência dos meios digitais, as narrativas transmídias passaram a ser muito recorrentes no ambiente on-line. Trata-se de histórias contadas por meio de múltiplas plataformas (site e redes sociais), mas sem sobrepor conteúdos, criando um contexto interativo e criativo de conteúdo voltado ao seu público-alvo.
É evidente que cada uma das estratégias descritas acima pode ser aplicada em diferentes canais e plataformas. Mas atenção, isso não deve ser feito sem critério, pois a presença em diferentes mídias deve ser orientada por uma visão estratégica de acordo com as necessidades da buyer persona.
Medindo o impacto das estratégias narrativas
O engajamento é, sem dúvidas, a métrica mais importante para medir o impacto de uma página. Ele determinará qual é e como é o alcance de suas narrativas on-line, bem como ajudará a compreender o perfil de seu público.
Quando o engajamento é baixo, isso significa que seu conteúdo tem menos alcance, resultando em menos pessoas impactadas, ou seja, menos pessoas que sabem sobre a sua marca. Ferramentas como o Google Analytics ou a seção Insights do Instagram são próprias para este tipo de análise.
Tendências futuras em narrativas digitais e storytelling
Conheça quatro tendências para narrativas digitais e storytelling:
- Storytelling audiovisual (em vídeo): de maneira cada vez mais criativa o storytelling em vídeo tem sido usado para contar boas histórias. Ele tem como grande vantagem o poder de cativar as pessoas e criar uma conexão mais profunda com o público-alvo.
- Formato curto: para ser impactante um conteúdo tem que ser bom, não necessariamente longo. Criar narrativas curtas, mas atraentes pode ser uma maneira bastante eficaz de atingir e impactar seu público alvo. Seja breve e claro.
- Storytelling centrado no cliente: aproveite os feedbacks positivos dos clientes, como comentários, avaliações e depoimentos, a seu favor. Coloca-los no centro de suas histórias é uma estratégia ótima para ampliar a reputação de sua empresa.
- Storytelling baseado em dados: use o que as ferramentas de análise de métricas apontam a seu favor. Crie histórias baseadas nas informações que os dados lhes oferecem. Assim você aumenta a possibilidade de criar engajamento com temas sensíveis ao seu público
Conclusão
Quando se trata de pensar estratégias narrativas buscando o engajamento do seu público, é fundamental pensar em boas histórias. O que engaja, comove e conecta clientes às marcas são storytelling capazes de emocionar, mas sem perder de vista um conteúdo informativo.
Lembre-se que há muitas estratégias narrativas, como apresentamos anteriormente, e com análise e critério, uma delas se encaixa no perfil de seus clientes e no seu orçamento.
Como de costume, o mais importante é confiar nas tendências de mercado e nas inovações tecnológicas das narrativas digitais para garantir uma presença on-line relevante e criativa. Não deixe de experimentar em seus sites e redes sociais as dicas que compartilhamos nesta postagem.
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