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[SÉRIE DEMANDAS] Estratégias para Evitar Demanda Excessiva: Táticas para um Crescimento Sustentável

A demanda excessiva pode gerar a falta de produtos no mercado e a insatisfação dos clientes com a marca. A correta gestão da demanda de mercado minimiza os impactos negativos e promove o crescimento do negócio.

Conhecer as melhores estratégias para evitar demanda excessiva é fundamental para seu negócio atender aos consumidores de forma eficiente nos períodos em que há aumento da demanda. 

Para entender um pouco mais sobre a demanda excessiva de mercado, vale a pena retomar um conceito muito divulgado pela mídia e nos comentários de economia: lei da oferta e da procura. 

Essa regra nada mais é do que a variação no preço de um produto ou serviço cuja determinação depende da interação entre a quantidade oferecida e a quantidade demandada. 

Quando falamos em demanda excessiva, estamos nos referindo à primeira regra da lei: quando a demanda é alta e a oferta é baixa, o preço fica mais elevado. 

Uma empresa preparada para atender os desejos do consumidor será capaz de se destacar no mercado, ainda que o produto custe mais caro. No entanto, outros consumidores podem associar à imagem de uma empresa que não oferece o item à escassez de oferta e à sua insatisfação.    

Claro que existem outros tipos de demanda de mercado, mas hoje vamos ajudar você a entender como a demanda excessiva influencia seu negócio e o crescimento sustentável dele. 

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Compreendendo a demanda excessiva

Retomando o que descrevemos acima, a demanda excessiva nada mais é do que a procura por um produto maior do que a oferta disponível. 

Esse quadro poder ter origem em diferentes fatores, como, por exemplo, a melhora da renda e mudanças nas preferências dos consumidores, aquecimento do comércio, clima, datas comemorativas etc.  

Por exemplo, podemos citar a demanda excessiva de ingressos esgotados para shows e finais de campeonatos esportivos, onda de calor ou frio, produtos com edição limitada, aumento da procura por aplicativos de transporte na hora do rush, entre muitos outros.  

Entre as principais implicações negativas da demanda excessiva estão: 

  • Maior variação de preço dos produtos;
  • Escassez de suprimentos;
  • Desconforto com a marca pela falta de capacidade de atendimento.

Elasticidade-preço da demanda

Para precificar as demandas, utiliza-se as métricas da elasticidade-preço da demanda:  

  • Elástica: o parâmetro indica que a demanda tem alta volatilidade em relação ao preço. Neste caso, se o preço aumentar 5%, haverá uma baixa na demanda.
  • Inelástica: No caso, há baixa variação dos preços, independente da procura, pois são produtos essenciais para o consumidor. 
  • Elasticidade unitária: ainda que haja aumento de preço, a variação da demanda se mantém proporcional. 

Estratégias de Gestão da Demanda

A previsão de demanda deve projetar o futuro do estoque em contextos e cenários específicos.  Ela deve definir o lugar, o tempo e a quantidade em que um produto será solicitado pelo consumidor.

Ter uma boa estratégia de gestão de demanda é um diferencial competitivo para seu negócio no mercado, que pode alavancar vendas no momento em que a concorrência não consegue atender aos consumidores. 

Técnicas de previsão de demanda

A análise de demanda futura pode ser realizada por meio de métodos quantitativos e qualitativos. Veja o passo a passo para definir a demanda da sua empresa. 

  • Defina um objetivo: ter metas claras das ações que pretende adotar para fortalecer seu negócio é o primeiro passo.  
  • Temporalidade: determine o tempo que a previsão deve alcançar. 
  • Escolha do modelo de previsão: os profissionais capacitados devem escolher o modelo a ser adotado, que pode ser uma metodologia de pesquisa ou estatística.
  • Levantamento de dados: conheça o público, a região que pretende atender e faça análises a partir dessas informações para um diagnóstico preciso.  
  • Definindo as estimativas: com os dados em mãos, estime a demanda com base no período que foi pré-definido. 

Outra metodologia que pode ser uma aliada na hora de projetar a demanda futura é a análise preditiva.

Essa estratégia é muito importante para prever riscos e perceber oportunidades. Esse processo pode ser feito por meio da estruturação e análise de dados. A partir dessas informações, dá para prever sua base e, especialmente, o mercado.

É possível manter os níveis de estoque ideais e, ao mesmo tempo, assegurar que o cliente seja sempre atendido com prontidão. Para tanto, você precisa ter uma gestão de estoque de excelência, implementando estratégias eficazes.

O papel da sustentabilidade na gestão da demanda

A sustentabilidade é uma estratégia que visa o crescimento do negócio por meio da adoção de ações, práticas e políticas socioambientais. 

A implementação de medidas sustentáveis para equilibrar demanda e oferta impacta diretamente no meio ambiente. 

Manter um estoque adequado mitiga a exploração da natureza, que é necessária para a fabricação de novos produtos. 

Entre os impactos diretos decorrentes da gestão adequada da demanda estão a redução da mineração, extração e queima de combustíveis fósseis, poluição e o desperdício dos recursos hídricos e a emissão de gases causadores do efeito estufa.

Em um contexto de crise climática é fundamental aderir ao Environmental, Social and Governance – ESG (meio ambiente, social e governança). Isso porque há um aumento da consciência ecológica por parte dos consumidores e busca por produtos mais sustentáveis. 

Adotar uma política de ESG mostra que sua empresa está de olho num futuro mais sustentável e agrega valor à marca. 

Estratégias de marketing e vendas

O Marketing é um aliado na hora de ajudar a manter equilibrada a equação oferta e procura. Para isso, é essencial que os profissionais atuem para entender as demandas do mercado em relação aos produtos ou serviços oferecidos pelo seu negócio.

Entre as estratégias de marketing para gerenciar demanda de mercado que podem ser adotadas estão a ampliação da capacidade de produção ou oferta do produto ou serviço. 

O marketing também é responsável por identificar as causas subjacentes à demanda e determinar um plano de ação para alterá-la para um estado mais equilibrado. 

Estratégias de comunicação podem auxiliar o departamento de vendas chamando a atenção para gerar desejo e engajar determinado público, nesse sentido, criando a busca necessária para produtos e serviços “substitutos” em caso de demanda excessiva.

Tecnologia e inovação

Com a Inteligência Artificial as possibilidades de construir soluções que sejam tecnológicas e inovadoras é exponencial. Apresentamos alguns exemplos de tecnologias que auxiliam na gestão de demanda excessiva.

  • Machine Learning: esse tipo de tecnologia ajuda, por exemplo, a identificar rotas de entrega com tráfego menos intenso. Assim, a empresa reduz o tempo e o custo com combustível.
  • Big Data: com a melhora das capacidade analíticas da IA, por meio do Big Data, as empresas conseguem mapear padrões de consumo com mais precisão, permitindo planejamentos mais estratégicos em relação à demanda.
  • Deep Learning: esse tipo de derivação da Inteligência Artificial permite a otimização do estoque do seu negócio, combinando informações sobre a periodicidade das demandas, seus insumos e temporalidades produtivas.

Gestão eficaz do inventário

A gestão de inventário é o processo que garante o controle de todos os ativos do empreendimento, melhorando o entendimento sobre o aproveitamento financeiro. 

Por esta razão, é essencial para evitar compras repetidas ou um subaproveitamento do que está disponível. Há diversos métodos para esta gestão, o que dependerá do segmento de cada empresa, mas sem dúvidas as tecnologias para a demanda excessiva contribuem decisivamente numa adequada administração do inventário.

Análise SWOT para demanda excessiva

A análise de SWOT ou, no Brasil, matriz FOFA, é um diagnóstico voltado ao planejamento estratégico. As siglas, do termo em inglês, indicam: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. 

Por meio dessa análise, as empresas conseguem identificar eventuais forças e fraquezas e avaliar, na concorrência, possíveis oportunidades e ameaças. 

A utilização da Análise SWOT para avaliar riscos e oportunidades na demanda de oferta e procura ajuda a atingir suas metas de forma mais eficaz, valorizando os pontos fortes do seu negócio e aplicando melhorias onde há algum gargalo.

Conclusão

Com um mercado cada vez mais acelerado e globalizado, a gestão da demanda excessiva por meio de relatórios de análise preditiva para prever operações futuras do negócio é fundamental para destacar sua empresa. 

Em outras palavras, através da estratégia de gestão de demanda implementada de maneira correta, é possível identificar problemas e oportunidades futuras. Assim, pode-se projetar as demandas para uma melhor relação com os clientes e a maximização dos lucros.

A implementação dessas estratégias para melhorar a gestão da demanda visa um crescimento sustentável do negócio.

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