Categorias:

IA Generativa Multimodal em Marketing: Transformando Estratégias de Marca

Chatbots são ferramentas da IA Generativa que podem personalizar a experiência com os consumidores.

Inteligência Artificial Generativa Multimodal ou, como é mais conhecida, IA Generativa Multimodal em Marketing se refere ao uso de robôs para a criação de novos conteúdos multimídia, como, textos, áudios, fotos, músicas e vídeos. 

A IA Generativa utiliza grandes modelos de IA previamente preparados para produzir inúmeras tarefas ao mesmo tempo, elaborando resumos, perguntas, respostas e classificações.

Aplicando-a de forma assertiva, a IA Generativa Multimodal é uma grande aliada do Marketing Digital. É possível, por exemplo, automatizar o atendimento ao cliente e através do uso de dados gerar resultados exponenciais. 

Para saber mais como a IA Generativa Multimodal aplicada ao Marketing Digital pode ser empregada às estratégias de comunicação, maximizando os ganhos e o alcance, vem acelerar com a AN1! 

Fundamentos da IA Generativa Multimodal

A IA Generativa Multimodal é uma das vertentes da IA capaz de elaborar conteúdos realistas a partir de dados existentes. Ela pode desenvolver imagens, textos e outros conteúdos multimídia, bem como promete transformar o marketing digital.

Por meio de algoritmos de cruzamento de dados, os chatbots processam, interpretam e produzem novos conteúdos. 

O TikTok já adotou em alguns países uma política de privacidade que trata da coleta de expressões faciais e de voz dos usuários. Além disso, os celulares já capturam batimentos cardíacos, movimento da íris e pressão arterial. 

A partir da coleta e cruzamento de dados biométricos, psicológicos e sociais, a IA passa a acessar a camada biopsicossocial e delineia um novo tipo de customização: não mais direcionada à persona, mas sim a cada indivíduo de forma personalizada. 

O TikTok já coleta dados das expressões faciais dos usuários em alguns países.

Machine Learning e Redes Neurais

Uma rede neural é uma metodologia da IA que ensina os computadores a processar dados de maneira similar ao cérebro humano. É um tipo de processo de aprendizado da máquina (machine learning), denominado aprendizado profundo. 

Ele se vale dos humanos ou de neurônios interconectados em uma estrutura em camadas de entrada, ocultas e saída, similarmente ao cérebro humano. Da mesma forma, estão cada vez mais direcionadas à realização de tarefas específicas. 

Importância dos Algoritmos

Os algoritmos da IA que usam modelos generativos analisam e exploram dados complexos de formas completamente diferentes, conforme já falamos acima. 

Com essas informações, a IA descobre novas tendências e padrões que, do contrário, não seriam percebidos.

Exposição de uma análise de big data com tecnologia IA com a exposição redes complexas de informações.

Aplicação da IA Generativa Multimodal em Marketing

O Big Data guarda os dados gerados por e-mails, vídeos, fotos e mensagens que circulam nas redes diariamente. 

Ao lidar com esse volume de dados de forma eficiente, torna possível o agrupamento das informações por meio de softwares. 

Para lidar com essas informações, é preciso uma análise dos dados, que será realizada pela IA, que também fará o cruzamento dessas informações, buscando compreender os desejos das pessoas.

Com essas informações valiosas em mãos, o marketing se vale do data-driven para tomar decisões e personificar campanhas. 

Automação de Marketing: eficiência e inovação

O uso da IA generativa em marketing traz eficiência aos processos e pode ser aplicada em diferentes áreas para automatizar as atividades: 

Conteúdo: criação de conteúdos multimídia em um curto espaço de tempo.  

Design e otimização de produtos: as ferramentas de IA auxiliam na criação de maquetes de produtos e desenvolvem ideias e imagens totalmente novas.

Automação: a IA generativa tem a capacidade de executar campanhas automáticas de e-mail, analisar a entrada de formulários de contato e, em seguida, encaminhar ao setor competente. 

Experiência e atendimento ao cliente: os chatbots já são usados em larga escala e podem ter seus serviços aprimorados para melhorar a experiência do cliente.  Do mesmo modo, é possível personalizar as interações, ajudá-los com perguntas básicas e com o rastreamento de pedidos.

Marketing e vendas: a IA facilita o processo de vendas segmentando o envio de e-mails automáticos com base no comportamento do cliente. 

IA Generativa e Estratégias de Marca

O papel da IA na construção e evolução de estratégias de marca está relacionado às oportunidades que a IA Generativa oferece. Ela assegura a consolidação da presença on-line das marcas de maneira eficaz, funcional e atraente, sem a obrigatoriedade de profundo conhecimento técnico de programação, por exemplo. 

Esse processo pode envolver o uso de ferramentas de IA para a criação de um site, automação dos processos, segmentação e individualização do conteúdo e criação de materiais multimídia. 

Segmentação do mercado com a IA

Se antes a segmentação de mercado através da IA se dava pela divisão dos consumidores em grupos menores, considerando semelhanças como demografia e preferências, por meio da análise de dados, com a IA Generativa Multimodal essa segmentação passa a ser dirigida individualmente. 

Uso da IA Generativa para melhorar o engajamento dos clientes

Ao se valer da tecnologia para personalizar a experiência com os consumidores, as empresas conseguem proporcionar interações mais relevantes e eficientes, aumentando o engajamento dos clientes com a marca. 

Considerando que 60% dos consumidores levam em conta o nível de atendimento que desejam receber nas decisões de compra (conforme relatório CX Trends 2023), o uso da inteligência artificial ajuda a manter a qualidade no atendimento e a personalização da experiência.

Exemplos práticos do uso de IA generativa em marcas de sucesso

Há alguns cases de sucesso muito conhecidos com uso de IA generativa. Por exemplo, a “Lu” do Magalu, personagem que interage com os internautas via chatbot e tem uma conta no Instagram, é um bom exemplo.

A propaganda da Volkswagen, com Elis Regina criada com Inteligência Artificial dirigindo uma Kombi ao lado da filha Maria Rita, também é um exemplo de conteúdo, neste caso um vídeo, feito com IA generativa.

Medindo o Sucesso: IA em Marketing e ROI

O impacto da IA nas estratégias de marketing está relacionado ao desenvolvimento do negócio. 

A adoção das ferramentas de Inteligência Artificial Generativa Multimodal no marketing garante o sucesso de campanhas, pois possibilita o aumento do engajamento, melhora a análise de dados e traz eficácia aos processos. 

ROI como métrica de sucesso em campanhas impulsionadas por IA

Com a IA a análise do Retorno Sobre o Investimento – ROI torna-se mais eficiente e ágil. 

A Inteligência Artificial permite, assim, a mensuração do sucesso das campanhas de marketing de forma ampla e consistente, apontando gargalos e ações que foram bem-sucedidas. 

Desafios e Considerações Éticas

No Brasil, as interações no ambiente digital são reguladas pela Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, que busca proteger os cidadãos de práticas abusivas das corporações. Portanto, todo dado coletado precisa ser autorizado pelos usuários.

Além disso há outros aspectos relevantes no que tange à dimensão ética, que são os riscos que envolvem a autenticidade, transparência e zelo com a propriedade intelectual de outras pessoas, no qual os trabalhos servem de referência para os algoritmos.

Juntamente com isso a questão dos empregos e ocupações cujas pessoas que exerciam tais atividades perdem seus postos de trabalho. Este é um temor não irrelevante quando se trata de pensar os desafios e as questões éticas.

A IA Generativa Multimodal é uma das tantas funcionalidades associadas à IA e que é capaz de gerar conteúdos a partir de informações coletadas em bancos de dados

O futuro da Marketing com IA Generativa Multimodal

Um estudo global da McKinsey prevê que a IA deve gerar algo em torno de 13 milhões de dólares de receita até 2030. Portanto, todos os segmentos associados a este tipo de tecnologia devem ter crescimento.

Nesse sentido, a tendência é a presença cada vez maior de chatbots, data-driven, automação de processos e machine learning nos processos de comunicação e marketing. Todas essas tecnologias e ferramentas dialogam em maior e menor grau com estratégias de marketing com IA generativa multimodal.

Conclusão

Em suma, vale recordar que a IA Generativa Multimodal é uma das tantas funcionalidades associadas à IA, devido sua capacidade de gerar conteúdos a partir de informações coletadas em bancos de dados.

Algumas ferramentas e tecnologias são essenciais nesse processo, como por exemplo, o Machine Learning e as Redes Neurais, explicados anteriormente. Tudo isso permite ações mais sofisticadas de segmentação do mercado com a IA e uso da IA Generativa para melhorar o engajamento dos clientes, entre outras.

Afinal, com um futuro promissor na área de marketing, a IA Generativa Multimodal está na ponta de lança dos processos de automação em comunicação associados à Inteligência Artificial.

Acelere seus resultados com a AN1

Agora que você conhece um pouco mais sobre IA Generativa Multimodal no Marketing, que tal acelerar seu negócio com a AN1?

Conheça nosso trabalho e conte com nossos especialistas em marketing digital para impulsionar sua empresa, criar campanhas estratégicas sólidas e converter leads de forma eficiente.

Compartilhe esse post:

Acelere!

Converse com nossos especialistas e entenda como a Aceleradora N1 pode transformar o marketing e vendas da sua empresa, lhe ajudando a fazer a diferença no mercado. Vamos acelerar juntos!