Conteúdo de qualidade já não é mais o suficiente para atingir metas. Muito menos fórmulas prontas. O resultado é fruto de inteligência, processos e ferramentas que permitem personalizar e entregar aquilo que o cliente (ou lead) deseja, respeitando seu momento de compra.
Para aliar tudo isso e conseguir abordar o seu potencial cliente no momento certo, o lead scoring é um aliado importante. Entenda o que é e como ele pode ajudar sua empresa a ser mais assertiva na hora de aplicar marketing e vendas.
O que é lead scoring?
Lead scoring, ou pontuação de leads, é uma classificação de clientes por identificação prática de perfil, consumo de conteúdos e comportamento no seu ambiente de marketing. Ou seja, o lead scoring transparece a jornada de compra.
Exemplo prático de jornada de compra com lead scoring
O lead acessou a sua páginas de produtos, e também visualizou conteúdos do seu blog que comparam seu produto/serviço? Isso significa que esse lead tem potencial para virar cliente, não é mesmo? Neste caso, não seria uma “mão na roda” você já ter uma régua de relacionamento por e-mail, na qual o consultor comercial oferece uma reunião (ou realiza outra ação determinada por você) automaticamente?
Exemplo prático 2: lead frio ou esquentando
O lead segue sua marca nas redes sociais, visita conteúdos relacionados a aprendizado, mas não visita páginas e conteúdos focados em venda. Ou seja, este é um lead que está ainda em fase de desenvolvimento para vendas ou simplesmente não deu indícios para uma ativação comercial. Nesse caso, ainda não é hora de abordar o lead. Então você continua se relacionando com ele, buscando guiá-lo na jornada de compra até que ele esteja pronto para fechar negócio.
Como funciona
O lead scoring é uma pontuação que você configura para determinar quem já está pronto para ser abordado pela equipe de vendas. De acordo com as ações do usuário em seus pontos de contato, essa pontuação vai oscilando para cima e para baixo. Quando ele atingir a pontuação que você determinou como gatilho, ele se torna um lead quente.
Aí você pode determinar que o contato seja enviado a um vendedor para que esse faça a abordagem ou pode automatizar outras ações, como disparar um e-mail oferecendo uma reunião, por exemplo.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por 𝗔𝗰𝗲𝗹𝗲𝗿𝗮𝗱𝗼𝗿𝗮 𝗡𝟭, 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗳𝗮𝘇𝗲𝗿 𝗮 𝗱𝗶𝗳𝗲𝗿𝗲𝗻ç𝗮! (@aceleradoran1)
Principais benefícios de utilizar lead scoring
- Inteligência comercial ou “como eu não tinha isso antes?”
- Comunicação no momento da compra do lead, seja topo, meio ou final do funil
- Percepção de comodidade por quem é atendido, no momento certo, no tom correto. Ou algo como “você adivinhou o que eu queria”.
Por isso utilizar lead scoring otimiza os processos da sua equipe e torna seu trabalho muito mais assertivo. Quer aplicar na prática? Converse com a gente e vamos juntos acelerar seu negócio.