O funil de vendas é um dos conceitos mais famosos do marketing digital. Ele é um modelo que contribui para a estruturação de estratégias diferentes para cada momento da jornada de compra do cliente potencial.
Toda essa popularidade gerou algumas ideias distorcidas a respeito da função do funil de vendas e do que ele realmente pode fazer.
Por isso, nesse artigo, vamos trazer a verdade sobre esse tema e desfazer 4 mitos a respeito do famoso funil de vendas. Conheça os principais:
1. É só aplicar que vai dar certo
O funil não é uma ciência exata! É apenas uma representação do processo de marketing e vendas para que você consiga visualizar melhor as estratégias e os próximos passos a serem seguidos.
2. O funil vai gerar vendas
O funil não vende por você, ele apenas te auxilia nas projeções do seu negócio. Ele não gera leads e não atrai clientes sozinho.
3. Basta colocar leads no topo e o funil faz o resto
O funil não é um processo automático, não adianta colocar leads sem qualificá-los. As vendas não vão acontecer se o marketing, o time de vendas e o produto/serviço não forem bons.
4. O funil de vendas é uma metodologia exata
Não é uma metodologia e não é exata. Existem diversas metodologias que podem ser representadas nesse formato. O funil de vendas é apenas uma projeção de um processo.
E você, acredita ou já acreditou em algum desses mitos? É muito comum que empresas reclamem de não alcançarem resultados usando marketing e aplicando o funil de vendas. Entretanto, em grande parte das vezes, o que acontece na verdade é uma aplicação distorcida da estratégia.
Neste sentido, o funil de vendas pode ser um excelente aliado na hora de conquistar, engajar e manter seus clientes, mas ele só terá potencial se for usado como parte de uma estratégia de marketing que engloba outras técnicas e ações.
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