Você conhece o processo de naming? Naming – dar nome à marca – é uma das etapas mais importantes para uma empresa.
O objetivo é levar em conta o público, valores, posicionamento, mercado, entre outros aspectos ligados à marca, para que seja possível transmitir uma mensagem eficaz.
Por isso, o naming é um processo estratégico que vai muito além de uma escolha por gosto pessoal. Vale a pena questionar-se:
- Qual sensação ele transmite?
- Possui alguma associação rápida?
- Há uma história a ser contada?
- Tem origem?
- Representa um conceito?
- Desperta interesse?
- Foge do óbvio? (instigar a imaginação das pessoas também é um recurso de awareness da própria marca).
Este processo é muito mais complexo do que parece.
A responsabilidade é enorme, visto que é uma das primeiras formas de interação com o público e um dos aspectos fundamentais para o favorecimento da lembrança e pregnância da marca. É por isso que o seu impacto deve ser pensado conforme os objetivos centrais da marca.
Podem ser eles:
- Destacar-se frente à concorrência;
- Despertar curiosidade;
- Evidenciar um segmento, produto, serviço, conceito etc;
- Transmitir valores;
- Dialogar com o universo;
- Flexibilidade para o desenvolvimento de novos produtos/serviços ou a entrada em novos mercados;
Entre inúmeros outros.
Vamos trazer um exemplo, para que você possa entender melhor a importância de um naming estratégico:
Imagine que você e seu sócio têm um escritório de arquitetura.
A ideia inicial do nome da marca, que vocês escolheram por conta própria, foi:
WK Arquitetura
A escolha:
– representa as iniciais dos sócios;
– está diretamente associado aos co-fundadores (posteriormente pode haver mudanças na liderança, o que prejudica o naming);
– apresentava apenas uma vertente do negócio (arquitetura)
Após procurar uma empresa especialista em branding, vocês decidem fazer uma mudança estratégica do naming para:
Árteno
Com isso, vocês:
– uniram os pilares da marca: arte + tecnologia + inovação;
– focaram na maturidade da nova fase, assim como na redução de elementos para fortalecer a percepção de requinte;
– buscam contar a história da marca.
Entenda: NUNCA é apenas um nome!
É sobre a capacidade de sintetizar a marca e dialogar rapidamente com o público. E mais do que isso, é a responsabilidade de carregar uma história e permitir que ela seja sustentada ao longo dos anos, sem dificultar o crescimento da empresa.
E a sua empresa, tem um nome que considera tudo isso?