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O poder do conteúdo interativo no marketing

Segundo dados do Meaningful Brands 2019 report, mais de 80% dos consumidores esperam que as marcas produzam conteúdos diferenciados e com experiências personalizadas. O conteúdo interativo no marketing cumpre um papel fundamental nesse cenário.

Como o nome sugere, marketing interativo é o tipo de conteúdo que favorece ou privilegia a interação do público com a marca. Em termos técnicos, esse tipo de conteúdo permite, em contrapartida, que as empresas conheçam melhor seu público por meio desse diálogo.

Entre os benefícios do conteúdo interativo está a melhor interação entre o seu negócio e o público, estreitando laços e relações.

Tipos de conteúdo interativo: da gamificação aos infográficos dinâmicos

Os conteúdos interativos são capazes de construir relações mais sólidas entre as marcas e os clientes. Cada tipo de conteúdo interativo atinge um determinado público e tem um certo efeito na audiência. Conheça alguns modelos de conteúdos interativos.

Gamificação

Cada vez mais popular no marketing interativo, a gamificação transforma experiências de compra e de relacionamento em jogos. Isso estimula o engajamento do público e cria uma experiência mais divertida e envolvente.

Essa abordagem inclui desafios, competições, recompensas e rankings, o que cria maior interesse dos públicos-alvo.

Quizzes e enquetes

Os quizzes e enquetes são conteúdos interativos que estimulam o público à participação ativa. Uma das vantagens é poder coletar informações valiosas sobre os leads, descobrindo preferências e interesses dos clientes, o que pode ajudar a direcionar campanhas de marketing mais focadas. 

Experiências imersivas

Um dos mais inovadores modelos de marketing interativo são as experiências imersivas. Além de conferirem mais visibilidade às marcas, esse tipo de ação pode contar com realidade aumentada ou realidade virtual, trazendo aos clientes experiências únicas e divertidas.

Infográfico dinâmico

O infográfico dinâmico é um tipo de infográfico que conta com animação e interatividade. Eles servem para contar histórias ou apresentar informações de forma envolvente. Além dos textos e das imagens, esse tipo de conteúdo conta com outros elementos como sons e efeitos visuais.

São excelentes para prender a atenção do público, pois costumam ser visualmente atraentes e fáceis de interagir.

Ferramentas e recursos para a criação de conteúdo interativo

Há uma série de ferramentas on-line, gratuitas e pagas, para diferentes níveis de usuários, que permitem criar conteúdos interativos. O mais importante é casar informação e uma boa arquitetura de informação, ou seja, precisa ser relevante e bonito.

Confira as dicas que preparamos para você!

  • Gráficos atraentes: O Flourish oferece uma série de templates de visualização de dados, permitindo contar histórias com informações. É possível com ele criar gráficos interativos e responsivos, isto é, adaptáveis para dispositivos móveis.
  • Calculadora interativa: O Calculoid é um serviço que permite incorporar ao seu site uma calculadora web. Há diferentes modelos com fórmulas prontas que calculam preços, ROI, empréstimo, custos, etc. O design ainda pode ser personalizado de acordo com a sua identidade visual.
  • Conteúdos interativos: Deseja criar conteúdos interativos sem precisar ficar programando códigos? O Ceros é a ferramenta perfeita para isso. É possível construir experiências digitais interativas, incluindo catálogos de compras, lookbooks, revistas, infográficos, minissites e ebooks.
  • Comunique visualmente: O Geneally é uma das ferramentas mais conhecidas e simples de compor conteúdos interativos. Bastante completo, este recurso permite a criação de imagens interativas, modelos de jogos, infográficos e muito mais.

Melhores práticas para engajamento máximo

Conteúdos interativos trazem algumas vantagens sensíveis. Por exemplo, a redução da objeção de compra, pois têm mais chances de despertar a atenção do público. 

Além disso, permite a potencialização na captura de leads, qualificando as interações e fazendo o que se chama em marketing digital de “nutrição de potenciais clientes”. Ou seja, oferecem a possibilidade de interação que resultarão em dados sobre o comportamento e perfil do consumidor.

Sem contar que tudo isso contribui decisivamente para a fidelização do consumidor, pois costuma estreitar laços e consolidar a reputação da marca. 

Como criar narrativas envolventes

Para criar narrativas envolventes é fundamental que você conheça seu público-alvo, seus interlocutores. Para compreender o perfil dessas pessoas é necessário fazer algumas perguntas: Quais são as suas necessidades? Seus desejos; seus objetivos; seus principais desafios?

Com base nestas respostas é possível partir para a construção de um conteúdo que seja relevante.

Pensar os ambientes também é fundamental. Isso porque a narrativa para ser envolvente precisa de um “espaço” imaginado que seja também envolvente. O cenário deve estar vinculado com a visão de mundo do seu público-alvo para ter uma coerência narrativa.

Um elemento fundamental é o conflito. Em suma, o conflito tem a ver com o desejo da persona ou personagem que compõe sua narrativa e a dificuldade de alcançá-lo. É por meio da narrativa que você vai construir uma história que mostre a vontade do personagem alcançar seu objetivo e o desafio que ele precisará superar para conquistar o que deseja.

Do conflito se vai para o desfecho (realista e crível) e esta é a hora de passar uma mensagem inesquecível. Obviamente ela está associada à resolução do conflito, pois é isso que fará sua marca se conectar com seus públicos e consumidores.

Call to action nos conteúdos interativos

Sempre é bom lembrar que conteúdos interativos pressupõem a existência de “Call to action”, isto é, chamadas para ação. Isto implica convocar os usuários a participarem ativamente de seu site.

Esse tipo de estratégia aumenta a probabilidade de interações e gera mais conversações. Ele ajuda a orientar o visitante, sem deixá-lo em dúvida sobre o que fazer e quais são as informações essenciais para comprar um produto ou serviço.

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