Categorias:

Tendências de Marketing Digital Imobiliário: supere a concorrência

Você já parou para pensar nas tendências de marketing digital para o mercado imobiliário em 2024? Pois nós já pensamos e preparamos uma série de dicas para deixar sua imobiliária conectada às melhores práticas nas plataformas e tecnologias digitais.

Se você é profissional do setor imobiliário, acompanhe este texto até o final e conheça as principais tendências de marketing digital. Esta é uma oportunidade para entrar no próximo ano com posicionamento assertivo e de maneira competitiva no mercado. 

Algumas transformações já começaram e tendem a se aprofundar.

  • Tecnologia: se antes investir em tecnologia era um diferencial de mercado, hoje isso se tornou essencial. Aposte em CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), chatbots e invista nas interfaces considerando UX (experiência do usuário)/UI (interface do usuário).
  • Sustentabilidade: compradores e clientes estão cada vez mais conectados aos debates e questões ecológicas, então a economia verde e a sustentabilidade se tornaram palavras-chave para qualquer negócio.
  • Home-office: o trabalho remoto é uma tendência que, depois da pandemia, veio para ficar. É importante que os lançamentos imobiliários levem em conta esta nova característica para vendas ou locações, pois são diferenciais importantes. Para os demais imóveis, destaque áreas que podem ser usadas como espaços de trabalho.
  • Mercados emergentes: em grandes ou médias cidades, focar nos mercados emergentes é uma estratégia fundamental para os negócios imobiliários, principalmente investindo em ações de marketing digital voltadas a este público.

Acompanhe este post até o final e fique por dentro dos principais insights de marketing para o ramo imobiliário.

Vem com a gente e acelere com a AN1!

Panorama do marketing digital no setor imobiliário

O setor imobiliário há muitos anos tem se servido de uma série de ferramentas e técnicas de comunicação digital que tornaram o segmento um dos mais presentes nas plataformas digitais.

Podemos pensar, neste contexto, em três eixos importantes que reúnem uma série de fundamentos do marketing: marketing de influência, conteúdo audiovisual e foco na experiência do usuário.

O Marketing de Influência nas redes sociais é um aliado para construir uma boa reputação da marca e alavancar o crescimento por meio do Marketing Digital Imobiliário.

Marketing de influência

Os influenciadores digitais cumprem um papel fundamental na produção de conteúdo, oferecendo maneiras inovadoras de apresentar seus produtos e serviços, sem contar que são excelentes para atingir determinados nichos de público.

Os “digital influencers” cumprem um papel relevante para a humanização e construção de uma boa reputação para a marca. Além disso, campanhas com influenciadores são facilmente mensuráveis, o que permite avaliar o retorno sobre o investimento (ROI).

Conteúdo audiovisual

Produções audiovisuais – vídeos e animações – têm tido grande destaque em diferentes plataformas, do Instagram ao TikTok. Isso porque as tendências de consumo apontam que as pessoas têm buscado conteúdo fácil e adaptado ao estilo de vida corrido do dia a dia.

Daí a importância de construir espaços instagramáveis e imersivos em sua imobiliária ou nos empreendimentos que estejam em curso, como, por exemplo, em um tapume da sua obra. Lembre-se do sucesso que as asas de anjo estilizadas fazem em fachadas e prédios, servindo de cenário para muitas imagens do Instagram. 

Experiência do usuário

Em marketing digital a experiência do usuário é algo essencial para que tudo funcione bem. O UX por exemplo (em português “experiência do usuário”), é fundamental para garantir que clientes tenham uma jornada de compra, simples e funcional.

É importante que os princípios de UX sejam levados em conta tanto em páginas mais gerais sobre os serviços prestados pelas imobiliárias, assim como em LPs promocionais. 

As principais tendências para o marketing digital imobiliário em 2024

Selecionamos algumas das principais tendências de marketing digital para o segmento imobiliário para o próximo ano.

  • Realidade Aumentada e Virtual: a realidade aumentada e virtual já é uma possibilidade para que clientes façam tours virtuais em imóveis. Isso economiza dinheiro e otimiza o tempo, inclusive de corretores.
  • Inteligência Artificial (IA) e Chatbots: ferramentas de IA e atendimento automatizado com chatbots, auxiliam empresas a automatizar determinadas tarefas. Assim, é possível oferecer experiências mais assertivas aos clientes e com produção de dados para análise.
  • SEO Local e Geolocalização: a combinação de SEO (Search Engine Optimization) e geolocalização permite planejar estratégias de marketing específicas para clientes com base em um recorte geográfico. Ao criar conteúdos relevantes e informativos – como guia de imóveis, posts sobre tendências, você posiciona sua imobiliária com uma autoridade confiável no setor imobiliário.
  • Marketing de Conteúdo Segmentado: conteúdos de blogs, webinars, e-books e conteúdos voltados para o segmento imobiliário são maneiras eficientes construir a autoridade de uma marca no meio digital.
  • Publicidade em Plataformas de Mídia Social: ferramentas como Google Ads, Facebook Ads, Instagram Stories, LinkedIn Pulse e Google Analytics é fundamental para ter sucesso no marketing digital.
  • Análise de Dados e Big Data: algumas métricas são essenciais para o planejamento de marketing digital, como o Retorno sobre o Investimento (ROI) (para saber se a empresa ganhou com os investimentos feitos), ou o Lifetime Value (LTV), receita total estimada que um cliente gerará durante todo o seu relacionamento com uma empresa. O CTR (taxa de cliques) mede o engajamento com as campanhas.
A internet se consolidou como meio de busca por imóveis para alugar ou vender. É por meio do marketing digital imobiliário que sua empresa pode aparecer nos primeiros resultados das buscas.
A internet se consolidou como meio de busca por imóveis para alugar ou vender. É por meio do marketing digital imobiliário que sua empresa pode aparecer nos primeiros resultados das buscas.  

Desafios e Oportunidades com a LGPD

Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), plataformas digitais, redes sociais e sites precisam ser cuidadosos com as informações coletadas dos usuários. 

Em suma, esses cuidados pressupõem que os internautas determinem quais informações poderão ser coletadas pelos sites e qual tipo de uso está autorizado. – ou seja, até que ponto informações pessoais poderão ser compartilhadas e usadas na internet.

Conclusão

Assim, ao pensar o marketing digital imobiliário, é essencial manter-se atualizado às tendências do mundo digital.

Portanto, neste post, apresentamos uma série de ferramentas, conceitos e estratégias que apontam para as novas tendências da comunicação digital no segmento imobiliário. Agora é hora de experimentar e explorar todas as possibilidades que o marketing oferece.

Acelere seus resultados com a AN1

Assim, agora que você conhece um pouco mais sobre as soluções para marketing imobiliário, que tal acelerar seu negócio com a AN1?

Conheça nosso trabalho e assine nossa newsletter para receber novidades de nossos especialistas em comunicação e marketing digital. Estamos sempre criando conteúdos para impulsionar sua empresa, criar campanhas estratégicas sólidas e converter leads de forma eficiente.

Compartilhe esse post:

Acelere!

Converse com nossos especialistas e entenda como a Aceleradora N1 pode transformar o marketing e vendas da sua empresa, lhe ajudando a fazer a diferença no mercado. Vamos acelerar juntos!