O Marketing de Franquias está associado à publicidade de diferentes empresas sob a batuta de uma marca maior. Neste sentido, estratégias eficazes de marketing de franquia dependem de aumentar o reconhecimento da marca e com isso beneficiar as filiais individuais.
Quando se trata de pensar o Marketing de Franquia há duas preocupações centrais: 1) a comunicação institucional; e 2) ações locais.
No primeiro caso é a franqueadora que investe em ações de comunicação com recursos do Fundo de Propaganda. No segundo, o investimento é local e as iniciativas coordenadas buscam estimular as vendas.
Nos últimos anos o setor de franchising passou por grandes transformações, em primeiro lugar por conta da nova lei do setor (Lei 13.966/19). E, em segundo, por conta da pandemia. Essas mudanças permitem que o franqueado possa atender no mercado on-line, no e-commerce, por exemplo.
Aposta no digital, sustentabilidade e adoção de tecnologias de ponta estão entre as principais tendências do mercado atual e futuro. Acompanhe este artigo e saiba quais serão as principais tendência em Marketing de Franquias.
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Tendências de marketing digital para franquias em 2024
Conheça algumas tendências de marketing digital para franquias que continuam em alta em 2024:
- Marketing de Conteúdo Interativo: o foco no conteúdo interativo continua como uma tendência relevante para o setor, com vídeos, pesquisa e storytelling.
- Uso de inteligência artificial: cada vez mais essencial no marketing, a inteligência artificial com automação de marketing, chatbots e análise de dados poderão ajudar as franquias em ações de personalização dos atendimentos.
- Vídeos: a produção audiovisual continua em alta, portanto conteúdo ao vivo ou gravado continuará sendo uma maneira de atrair engajamento e contar a história de sua franquia.
- Transparência e responsabilidade com dados: além de atender as normas da Lei Geral do Proteção de Dados (LGPD), é fundamental que as franquias comuniquem claramente suas políticas de uso de dados e de privacidade.
- Sustentabilidade: franquias que demonstrarem claramente sua responsabilidade ambiental tendem a ter mais impacto e confiança dos clientes.
- Mobile First: investir em sites responsivos e aplicativos eficazes e funcionais é algo essencial para qual quer franquia se manter competitiva no mercado.
- SEO Local: fundamental para quem atende mercados específicos, esta tendência contribui para que as franchisings sejam otimizadas para pesquisas locais.
- Social Media Marketing: essa é uma tendência que não é exclusiva do setor de franqueados, mas que continua superimportante e se trata das estratégias responsáveis por todas as maneiras de se criar o marketing voltado para as mídias sociais.
A ascensão das tecnologias emergentes no Marketing de Franquias
Há muitas aplicações das tecnologias emergentes no mercado franquias e para algumas podemos projetar os usos:
- IA: é possível utilizar a Inteligência Artificial em chatbots, em procedimentos operacionais, personalização de trilhas de aprendizagem e jornada do cliente, identificação do comportamento do consumidor, entre outras.
- Marketing: análise de comportamento do consumidor, identificando padrões e tendências.
- Realidade Virtual: é possível aplicá-la em publicidades, trabalhando o conceito da marca, seus produtos, serviços e oferecer novas experiências aos clientes.
- Big Data: com o acesso cada vez mais detalhado a informações dos consumidores, os bancos de dados auxiliam na identificação sobre quais conteúdos estão mais alinhados à cada etapa do funil de vendas.
Tal como descrevemos acima, essas ferramentas, entre outras, podem ser aplicadas em diferentes segmentos, incorporando cada uma delas ao público-alvo e segmento de mercado das marcas.
Comportamento do consumidor e sua influência nas estratégias de marketing
Com as grandes empresas investindo cada vez mais em experiências personalizadas aos clientes, oferecendo diferentes opções de compras e serviços, alguns bastante customizáveis, há uma mudança no comportamento do consumidor.
Muito mais exigentes, os compradores esperam que as franquias possam também se alinhar às suas expectativas. Há algumas estratégias que podem ser funcionais. Vejamos:
- Comunicação pessoal: aposte em uma comunicação dirigida e pessoalizada. É importante que os clientes se sintam especiais.
Autenticidade: seja autêntico, jogue limpo com seus clientes sobre os valores da sua empresa e sobre o que ela preza no mercado em que atua.
- Consciência ambiental: o colapso climático desencadeado em nível global tornou-se uma preocupação de várias camadas da sociedade. É por isso que cada vez mais as pessoas se preocupam com sustentabilidade e governança responsável.
- Soluções integradas: oferecer um produto que inclua o serviço de entrega e instalação, mas também suporte on-line é um bom exemplo de solução integrada. As pessoas buscam por bens que possam ser utilizados sem gerar dores de cabeça posteriores.
Branding e posicionamento de marca para franquias
Ser um franqueado traz vantagens competitivas, como por exemplo, reduzir o Custo de Aquisição de Clientes – CAC. Isso porque o branding de uma franquia, que existe para galvanizar a imagem da marca no imaginário social, costuma estar consolidado junto ao público-alvo.
Portanto, o posicionamento de uma franquia parte de uma certa vantagem, pois normalmente a marca da franqueadora é conhecida. O posicionamento é importante pois a empresa comunica ao seu público o que é realmente importante para ela.
O papel da análise de dados no sucesso do Marketing de Franquias
KPIs são indicadores-chave. Estes dados servem como balizas para avaliar o andamento dos negócios e para que a empresa consiga ajustar seus rumos em direção ao sucesso. No que se refere às ações de marketing eles servem para medir o desempenho das campanhas.
Conheça alguns KPIs importantes para o setor das franquias:
- Taxa de Conversão: calcula o número de usuários que se tornaram leads, ou seja, pessoas que passaram a clientes em potencial por terem realizado uma ação (cadastro de informações, tornaram-se seguidores ou fizeram compra) no seu site ou rede social.
- CAC (Custo de Aquisição de Clientes): o investimento médio necessário para conquistar um novo cliente.
- Retorno de Investimento: O ROI (Return on Investment, no original em inglês) é uma variável que ajuda a descobrir quanto cada real investido retorna para empresa.
- Ticket Médio: este é o valor médio gasto por clientes em um determinado período.
Estudos de caso: estratégias de Marketing de Franquias bem-sucedidas
Uma reportagem da Revista Exame traz alguns exemplos interessantes de franquias que têm utilizado, de uma forma ou de outra, as estratégias e ferramentas que apresentamos neste texto.
Panera Bread, uma rede do ramo alimentício, está testando a tecnologia de IA para receber pedidos no drive-thru. Já a rede de fast food Popeyes, está testando uma ferramenta de IA que aumentou a velocidade do serviço em 20% e as vendas de bebidas em 150%. A global Starbucks usa IA para personalizar as recomendações aos clientes.
Previsões futuras: para onde o Marketing de Franquias está indo?
Prever os movimentos futuros é sempre um desafio difícil, mas há algumas apostas que parecem ser mais seguras quando se trata de pensar o Marketing de Franquias. Além de todas as tendências que já apresentamos ao longo do artigo, há movimentos globais que nos dão algumas pistas.
Como comentamos, Realidade Virtual e Integração de Realidade Aumentada devem se tornar cada vez mais presentes nas estratégias de comunicação e captação da atenção do público.
Outro aspecto importante é o fortalecimento local, com ações de marketing voltadas para os públicos-alvo segmentados por geolocalização. Expandir para nichos de mercado é outra tendência futura para além de 2024. E as “collabs” devem crescer ainda mais com colaborações e co-branding.
Conclusão
Talvez a grande revolução dos últimos tempos no mercado de franchising tenha sido a nova lei do setor, que possibilitou aos franqueados ingressarem no mercado on-line. Isso abre muitos flancos e possibilidades de negócio, daí a necessidade de investir em Marketing de Franquias.
Em convergências às transformações tecnológicas, esse setor é convidado a seguir as tendências da comunicação contemporânea, apostando em soluções tecnológicas como IA, realidade virtual e também, ou sobretudo, análise de dados (Big Data).
Neste sentido é importante investir em ações que mobilizam corações e mentes dos consumidores, oferecendo trilhas cada vez mais personalizadas e experiências capazes de engajar o público-alvo.
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