Categorias:

Tendências em Martech para 2024: Inovações que Estão Redefinindo Estratégias de Marketing

Antes de falarmos sobre as tendências em Martech para 2024, precisamos perguntar: você sabe o que é uma martech

Em suma, Martech significa o estágio mais avançado da comunicação digital. O conceito reúne os termos “Marketing” e “Technology” e é usado para descrever empresas e agências que aplicam recursos tecnológicos em suas rotinas de comunicação de marca, divulgação de produtos e serviços e no contato entre empresas e clientes.

Trata-se, precisamente, de unir os conhecimentos tradicionais do marketing e impulsioná-los com o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (AI), Machine Learning, Big Data e outros. Essas são algumas das principais tendências em Martech para 2024. Continue lendo para saber mais sobre esse assunto.

Tendências em Martech para 2024: Avanços em Inteligência Artificial e Machine Learning

Ao associar Inteligência Artificial e Machine Learning, você pode automatizar respostas às consultas dos clientes, personalizando-as de acordo com cada perfil. Além disso, é possível aplicá-las em diferentes partes das campanhas de marketing.

Entre as principais aplicações estão o processamento, análise e previsão de dados, aumento da conversão de leads e melhora na segmentação dos clientes. 

A Explosão de Dados com Big Data

Big Data são dados em grande quantidade, que chegam com alta velocidade e variedade. Atualmente, é um dos fundamentos das Martechs, pois potencializa as estratégias, oferecendo melhores insights sobre o comportamento do consumidor. 

Dentre as funcionalidades mais utilizadas, estão a previsão de demandas e tendências, estratégias de marketing e fidelização dos clientes e personalização da oferta.

Em nosso blog, já falamos sobre o Marketing guiado por dados e também sobre tendências no marketing digital imobiliário em 2024, onde a Big Data tem papel fundamental. LEIA MAIS!

Automação de Marketing na Vanguarda

De todo modo, a automação de marketing consiste na utilização de plataformas para traçar estratégias de comunicação digital. Com isso, são baseadas no comportamento dos consumidores. 

Este tipo de tática ajuda na criação de campanhas personalizadas, como por exemplo, otimizar o tempo e o investimento.

Entre os principais benefícios, destaca-se o planejamento de oportunidades de vendas claras e viáveis, priorizadas por meio de Big Data, Inteligência Artificial e pontuação preditiva.

Personalização e Experiência do Cliente

De acordo com os dados dos usuários, o marketing personalizado busca oferecer uma experiência do cliente única para se conectar de forma assertiva com os diferentes perfis do seu público-alvo.

Ao coletar dados, as empresas podem identificar padrões e direcionar suas ações de marketing e vendas de maneira mais eficaz. Deste modo, isso tudo ajuda a criar experiências memoráveis e personalizadas.

O Papel das Tecnologias Imersivas

Tecnologias imersivas como Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) são cada vez mais comuns no mundo da comunicação digital. 

A Realidade Aumentada contribui no marketing de várias formas, seja para impulsionar novos produtos ou para capturar novos clientes, por exemplo, em uma feira comercial.

Já a Realidade Virtual permite criar experiências imersivas e interativas. Isso facilita a visualização e experimentação de produtos, melhorando a comunicação com leads e clientes, além de gerar impacto positivo nas vendas.

Chatbots e Pesquisa por Voz

Chatbots são cada vez mais comuns em todos os segmentos. Tratam-se de ferramentas baseadas em Inteligência Artificial capazes de processar uma série de informações de forma rápida e eficiente. Também, permitem gerenciar ligações telefônicas e personalizar atendimentos e suporte técnico de acordo com o perfil de cada usuário.

Cada vez mais usa-se a pesquisa por voz, inclusive em função da popularização de assistentes eletrônicas, como a Alexa, por exemplo. Esta funcionalidade permite ao usuário realizar buscas na Internet por meio da fala, sem a necessidade de digitação. 

Táticas de SEO para pesquisa por voz consiste na otimização de um conteúdo para que ele seja facilmente identificado pelos motores de buscas quando consulta via “voice search”, isto é, pesquisa por voz.

Desafios e Oportunidades do Omnichannel

O Marketing Omnichannel consiste em integrar não apenas os canais de venda, mas também o branding da empresa, oferecendo aos clientes uma experiência única, qual seja o local de contato da marca com os leads.

Entre os principais benefícios, está a melhora da jornada do consumidor. Com isso, ele pode explorar diferentes possibilidades de contato com a empresa e seus produtos, seja de forma on-line, presencial nas lojas ou híbrida, como, por exemplo, comprando no site e retirando na loja.

Descubra como integrar distintos canais de comunicação e garanta para seus clientes uma experiência unificada com estratégias de Marketing Omnichannel.

Privacidade de Dados e Conformidade

Há um aspecto fundamental em toda a comunicação digital, que é o respeito à privacidade dos usuários e à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD. Esta Lei regula o acesso às informações pessoais dos usuários, sendo que toda a coleta de dados deve ter a anuências dos internautas e as empresas devem informar que dados são coletados.

Ter este tipo de transparência no relacionamento com os clientes é fundamental para construir marcas com uma reputação sólida.

Compreendendo as Tendências de Consumo

Entre as principais tendências de consumo para 2024 está a digitalização contínua. Deste modo, as ferramentas de Inteligência Artificial deverão ser ainda mais usadas, sobretudo os chatbots, melhorando a experiência do cliente e a eficiência operacional dos negócios.

Nesta mesma perspectiva, as Martechs devem apresentar crescimento similar seguindo tais tendências, desde que sejam capazes de oferecer soluções inovadoras para auxiliar as empresas a crescerem por meio de estratégias de marketing e comunicação.

Conclusão

Em síntese, há uma série de tendências tecnológicas que são a base das atuais Martechs. Lembre-se que a combinação de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data podem trazer melhores resultados para o seu negócio, com práticas mais eficientes e estratégias personalizadas.

Nesse sentido, as tecnologias interativas como chatbots, Realidade Aumentada e Realidade Virtual, estão se tornando cada vez mais presentes em diferentes estratégias de comunicação digital. Portanto, investir nelas significa estar na vanguarda das melhores práticas de marketing contemporâneo.

Outro fator importante é a otimização dos conteúdos de SEO para pesquisa por voz. Essa é uma forma de busca que tem crescido exponencialmente, sobretudo pela popularização das assistentes virtuais.

Se você deseja estar atualizado com o que há de mais moderno das tendências em Martech para 2024, siga nossas dicas e fale com a gente para alcançar os resultados que você procura.

Acelere com a AN1

As tecnologias contemporâneas como Inteligência Artificial (IA), Machine Learning, Realidade Aumentada, Realidade Virtual e Criptomoedas trazem um amplo horizonte de possibilidades de alcançar novos clientes e investir de maneira mais assertiva em suas ações de marketing.

Acelere os resultados de seu negócio com a Martech AN1 explorando e integrando tecnologias de marketing digital com estratégias capazes de transformar seus desafios em oportunidades de crescimento.

Conheça nosso trabalho e conte com nossos especialistas em marketing digital e tecnologia para impulsionar sua empresa, criar campanhas estratégicas sólidas e converter leads de forma eficiente.

Compartilhe esse post:

Acelere!

Converse com nossos especialistas e entenda como a Aceleradora N1 pode transformar o marketing e vendas da sua empresa, lhe ajudando a fazer a diferença no mercado. Vamos acelerar juntos!