Ser visto pelos buscadores digitais é essencial para a sustentabilidade de qualquer negócio. Basicamente há duas maneiras disso acontecer: por meio da busca orgânica (SEO) e por meio do tráfego pago (SEM). E é sobre estratégias avançadas de tráfego pago que iremos tratar a seguir.
Tráfego pago é toda a audiência digital de um site, blog ou rede social cuja origem vem de anúncios em mecanismos de buscas – Google, Bing, etc – e redes sociais – Facebook, Instagram, Linkedin, Pinterest, etc.
Neste caso você paga para as plataformas para que o seu site apareça prioritariamente nas buscas, levando os visitantes à sua página. Mas lembre-se, não basta pagar, você precisa entregar conteúdo relevante, senão a taxa de rejeição aumenta.
Quer saber tudo sobre o assunto? Acompanhe este texto até o final e acelere com a AN1!
SEM e Tráfego Pago
SEM é a expressão em inglês Search Engine Marketing, conhecida em português como Marketing de busca. Trata-se de uma estratégia de comunicação digital que complementa o SEO (Search Engine Optimization). Quando conjugadas, as duas iniciativas trazem excelentes resultados para o seu negócio.
A principal especificidade do SEM, que a rigor nada mais é que outra maneira de falarmos de tráfego pago, é que ele traz retornos muito rápidos. Diferentemente da busca orgânica, que funciona no médio e longo prazo, com estratégias avançadas de tráfego pago você amplia o acesso a seu site rapidamente.
Ou seja, você consegue bons resultados de alcance e volume de acessos em pouco tempo, o que ajuda a atrair visitantes segmentados para o site, gerar leads e impulsionar as vendas.
Aposte na Segmentação Avançada
Uma conhecida estratégia de tráfego pago é a “Segmentação avançada”. Esse é o nome dado à prática de escolher os perfis para quem seus anúncios de tráfego pago vão aparecer. Isso é fundamental para que sua estratégia de comunicação digital seja mais assertiva e com investimentos focados na geração de leads.
Isso porque anúncios gerais (para qualquer pessoa) exigem um aporte maior de recursos e são exibidos para públicos que nada têm a ver com o seu produto ou serviço. Isso gera desperdício de tempo e dinheiro.
Conheça duas das principais ferramentas de segmentação avançada de público para tráfego pago.
Pixel do Facebook
Pixel é um serviço do Facebook capaz de recolher dados dos usuários que visitam a página web da sua empresa.
É preciso, inicialmente, que um desenvolvedor insira um código na programação do site de seu negócio. Com isso, é possível coletar informações sobre quem visitou suas páginas (e quais), fez uma pesquisa, colocou algo no carrinho, finalizou uma compra, entre outras ações.
Com este mapeamento do comportamento do usuário em mãos, você pode criar públicos personalizados para suas campanhas e alcançar, novamente, clientes que não tenham completado toda a jornada de compra.
Remarketing, o Retargeting do Google
Retargeting é um conceito do marketing digital que diz respeito a impactar uma pessoa mais de uma vez a partir de seu interesse pessoal. Portanto, trata-se de mostrar um anúncio após uma primeira interação ou busca de um determinado tema.
Remarketing é como o Google chama sua ferramenta de retargeting. Isso é tão importante para o negócio que, segundo dados do Google Ads, cerca de 97% dos internautas não convertem uma compra na primeira visita.
Assim, diante deste cenário, o retargeting mostra toda sua pertinência em uma estratégia de marketing digital.
Como Otimizar Anúncios com Estratégias Avançadas de Tráfego Pago
Como já sabemos, toda a campanha digital não se reduz a táticas pontuais e desconexas. Ou seja, não basta pagar para ter tráfego, é preciso oferecer conteúdo visualmente atraente e relevante.
Então, apresentamos a seguir cinco dicas para você aplicar em suas estratégias avançadas de tráfego pago:
- ATENTE AO PÚBLICO: procure expandir seu público adicionando novas segmentações geográficas (por região) ou por meio do que chamamos lookalike (público semelhante)
- FISGUE VISUALMENTE: lembre-se que a internet está cheia de informações dos mais variados tipos, que impactam as pessoas diariamente. Portanto seja atrativo visualmente e apresente o conteúdo que os internautas buscam
- ATENÇÃO AO E-COMMERCE: quando você faz um anúncio de tráfego pago para o seu site, certifique-se de que o link encaminhará para a página de destino correta. Se o anúncio for de uma camiseta laranja, tenha certeza que o link entregará exatamente uma página com uma camiseta laranja
- FAÇA TESTES A/B: as plataformas privilegiam a campanha que está dando maior retorno e, com isso, desativam a outra. Fazer um teste A/B serve, precisamente, para verificar qual campanha tem melhor resultado. Com isso pode-se alocar investimentos onde há maior retorno.
- BASE DE CLIENTES: usar os próprios leads e clientes de seu banco de dados é uma boa maneira de começar a investir em tráfego pago. Mas atenção, é igualmente importante excluir de seus anúncios pessoas que já tenham convertido, abrindo espaço para novos potenciais compradores.
Quais São as Principais Métricas do Tráfego Pago
Quando se trata de métricas digitais, lembre-se de que não há uma regra única. Portanto, a melhor métrica é aquela que melhor se adapta à sua estratégia de marketing digital.
Considerando estas nuances, algumas métricas costumam ser relevantes, independentemente da estratégia adotada, permitindo obter uma visão geral sobre a campanha. Isso permite detalhar a campanha a partir de outras variantes.
- ROI (retorno sobre o investimento): este dado leva em consideração o valor investido em Ads (anúncios) versus a receita gerada. É excelente para avaliar os ganhos de uma campanha.
- CPC (custo por clique): esse valor diz respeito a quanto você paga por cliques em seu anúncio.
- CTR (taxa de cliques nos seus anúncios): o CTR calcula a média da quantidade de pessoas que foram impactadas por seu anúncio de tráfego pago (pessoas para quem o anúncio apareceu nas buscas), divididas por aquelas que clicaram no link.
- CPA (custo por aquisição): refere-se à média do quanto foi gasto em anúncios em comparação com o total de conversões (vendas) realizadas.
- Frequência: é a quantidade de vezes que um determinado anúncio é exibido para um mesmo internauta ou em resultados de pesquisa.
Instrutherm, Um Case de Sucesso de Tráfego Pago da AN1
A Instrutherm é uma marca especializada em equipamentos de medição, sendo uma das referências de mercado no segmento. Esta empresa é um dos grandes cases de sucesso de tráfego pago da AN1.
Em primeiro lugar, aplicamos um trabalho de planejamento e estratégia digital, o que nos possibilitou reduzir os custos com marketing digital em 20% e aumentar o faturamento no e-commerce de 15% para 50%.
Em novembro de 2021 houve um recorde de faturamento, algo inédito à época para o e-commerce da Instrutherm. Utilizamos, principalmente, análise de métricas, ajustando o público-alvo e o foco dos investimentos.
Nós implementamos uma estratégia com anúncios de tráfego pago, investindo nos canais de comunicação preferidos dos clientes da empresa.
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