Os algoritmos do Google são um mistério. Seria ótimo se, a cada atualização, a fórmula fosse revelada, pontuando a relevância de cada um dos mais de 200 fatores de ranqueamento, não é mesmo?
No entanto, as coisas não funcionam dessa maneira. Os updates são lançados e, assim, milhares de profissionais mundo afora iniciam discussões e testes para interpretar as mudanças.
Afinal, essa é uma das principais fontes de renda de grande parte das empresas, responsável por gerar tráfego e vendas para uma infinidade de blogs e sites.
Um desses updates, lançado em 2018, é o Google E-A-T, um importante sinalizador para o ranking de pesquisas.
O que é Google E-A-T e como ele afeta o ranqueamento do seu site?
O Google E-A-T é uma atualização do algoritmo do motor de busca – provavelmente, uma das mais impactantes dos últimos anos. As diretrizes do E-A-T se aplicam a qualquer tipo de site, seja sobre assuntos imobiliários, industriais ou mesmo sobre medicina.
A sigla E-A-T significa:
Expertise (especialização);
Authorithy (autoridade);
Trustwothiness (confiabilidade).
Esses três fatores, juntos, definem uma página ou conteúdo de qualidade sob os olhos do Google. É importante entender melhor o que é cada pilar. Vamos lá:
Expertise
A especialização se refere principalmente ao grau de conhecimento e aprofundamento que o autor do site, página ou conteúdo tem sobre algum tema.
Por exemplo:
Se você tem um escritório de arquitetura e as páginas e conteúdos forem assinados por um arquiteto, terá mais chances de ser visto como autoridade do que um escritório cujo autor seja um vendedor.
Authority
Enquanto a especialização é um fator referente ao autor, a letra A, de “authority”, já se refere à autoridade do autor e também do conteúdo e do site.
Portanto:
Seguindo em nosso exemplo, não bastaria ser um arquiteto em um site de serviços de arquitetura: o conteúdo deve ser completo no sentido de atender a intenções de buscas, enquanto o site é considerado de autoridade quando trabalha profundamente todos os tópicos relacionados.
Na prática, pense em tudo o que você gostaria de perguntar a um expert no assunto: isso é tudo o que o seu site deve falar. Aos poucos, é claro. Não precisa produzir mil conteúdos de uma só vez.
Dica extra:
Você consegue mapear intenções de buscas e tópicos correlacionados com uma boa ferramenta de pesquisa de palavras-chave. Sugerimos a SemRush ou a Ubersuggest.
Trustworthiness
Assim como no caso da autoridade, a confiabilidade também diz respeito ao autor, conteúdo do site e o site em si. Aqui, o propósito de um site e o quão completo é o conteúdo faz toda a diferença.
Ações de link building, linkagem interna e mesmo linkagens externas para referências e autoridades também impactam positivamente.
Como os algoritmos medem o E-A-T?
Não há uma diretriz específica explicando como é feita a mensuração de expertise, autoridade ou confiabilidade de um site.
O que podemos afirmar, com base em muitos testes e estudos, é que muitos fatores contribuem para enviar sinais positivos. Veja 2 deles:
Links externos
Se o seu site recebe um volume razoável de menções em links externos sobre um determinado assunto, ou vindo de sites de tal assunto, é possível inferir que você é uma autoridade.
Avaliações e reputação
Sites com boas avaliações em locais como Google Meu Negócio, Tripadvisor (no caso de viagens), ReclameAqui e outros constroem a reputação. O mesmo vale para produtos bem avaliados.
Por isso é importante confiar o site do seu negócio a quem entende do assunto. Veja como desenvolvemos o site da Wikihaus utilizando tecnologia e design fazendo-o se destacar da concorrência e aumentar a geração de leads de forma orgânica.
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