Atuar com SEO e marketing digital significa estar sempre atento sobre as melhores práticas para posicionar um site nos melhores resultados do Google. Mas como fazer isso? A forma mais fácil é aplicar alguns conceitos de avaliação da qualidade das páginas da Web, chamados de Google EEAT.
Antes conhecido como “Google EAT”, essa sigla ganhou um “E” extra em 2022 e, desde então, tornou os resultados de busca ainda mais precisos, destacando páginas de alta qualidade e autoridade nos primeiros lugares.
Quer entender o que mudou e como isso impacta suas estratégias digitais? Continue lendo!
O que é Google EEAT e como ele afeta o ranqueamento do seu site?
O Google EEAT é uma atualização do algoritmo do motor de busca – provavelmente, uma das mais impactantes dos últimos anos. As diretrizes se aplicam a qualquer tipo de site, seja sobre assuntos imobiliários, industriais ou mesmo sobre medicina.
O termo EAT surgiu em 2019, mas em dezembro de 2022 o Google anunciou a adição de mais um “E” entre os pilares, representando a Experiência.
Atualmente, EEAT é a sigla para Experience, Expertise, Authoritativeness e Trust, sendo em português Experiência, Especialização, Autoridade e Confiança.
Esses são os pilares que o Google considera ao avaliar o conteúdo de uma página e entender se as informações são úteis e relevantes. Juntos, eles definem se uma página ou conteúdo são de qualidade sob os olhos do mecanismo de busca.
Aliás, segundo o Google, o pilar que está hoje no centro de tudo é a Confiança.
Experience
O novo pilar Experiência no conceito de EEAT avalia se o conteúdo foi criado por alguém que realmente viveu ou praticou o que está compartilhando — seja em viagens, produtos ou qualquer outro tema.
Afinal, receber informações de quem realmente passou pela experiência é muito mais valioso, tanto para o Google quanto para os usuários.
Incorporar o elemento de experiência no seu conteúdo pode ser o diferencial que faltava para conquistar melhores posições nas buscas.
Para aplicar esse pilar corretamente, foque em conteúdos com dicas detalhadas, fotos exclusivas, depoimentos ou entrevistas e tudo o que realmente acrescente na experiência do cliente.
Expertise
A especialização se refere principalmente ao grau de conhecimento e aprofundamento que o autor do site, página ou conteúdo tem sobre algum tema.
Por exemplo:
Se você tem um escritório de arquitetura e as páginas e conteúdos forem assinados por um arquiteto, terá mais chances de ser visto como autoridade do que um escritório cujo autor seja um vendedor.
Authority
Enquanto a especialização é um fator referente ao autor, a letra A, de “authority”, já se refere à autoridade do autor e também do conteúdo e do site.
Portanto, seguindo em nosso exemplo do outro tópico, não bastaria ser um arquiteto em um site de serviços de arquitetura.
O conteúdo deve ser completo no sentido de atender as intenções de buscas, enquanto o site é considerado de autoridade quando trabalha profundamente todos os tópicos relacionados.
Na prática, pense em tudo o que você gostaria de perguntar a um expert no assunto e é isso o que o seu site deve falar. Aos poucos, é claro. Não precisa produzir mil conteúdos de uma só vez.
Trustworthiness
Assim como no caso da autoridade, a confiabilidade também diz respeito ao autor, conteúdo do site e o site em si. Aqui, o propósito de um site e o quão completo é o conteúdo faz toda a diferença.
Ações de link building, linkagem interna e mesmo linkagens externas para referências e autoridades também impactam positivamente.
Como os algoritmos medem o EEAT?
Mesmo que o Google não divulgue abertamente essa informação, algumas práticas podem contribuir para enviar sinais positivos. Essas são algumas:
Publicações científicas
O Google enfatiza a importância de fundamentar conteúdos com evidências científicas.
Ou seja, priorize fontes reconhecidas, busque backlinks de domínios com autoridade no assunto e baseie seu conteúdo em afirmações com dados oficiais, evitando assim opiniões pessoais (não embasadas em fatos).
Além disso, ainda vale identificar claramente autores e fontes e incluir datas de atualização e referências a estudos ou pesquisas científicas, por exemplo.
Links externos
Se o seu site recebe um volume razoável de menções em links externos sobre um determinado assunto, ou vindo de sites de tal assunto, é possível inferir que você é uma autoridade.
Avaliações e reputação
Sites com boas avaliações em locais como Google Meu Negócio, Tripadvisor (no caso de viagens), ReclameAqui e outros constroem a reputação. O mesmo vale para produtos bem avaliados.
Por isso é importante confiar o site do seu negócio a quem entende do assunto.
Conte com a AN1 para colocar seu site no topo dos resultados de busca
Para seguir liderando o mercado, o Google está sempre em busca de melhorias — e a atualização do EEAT é mais uma delas, focada em aprimorar a experiência do usuário e destacar conteúdos realmente relevantes.
Se você deseja se posicionar entre os primeiros resultados de busca, é necessário implementar estratégias de marketing de conteúdo de forma assertiva para alcançar resultados escaláveis e duradouros.
Na AN1, somos especialistas em criar conteúdos estratégicos e valiosos, atraindo um público qualificado e impulsionando o tráfego orgânico do seu site.
Com um time experiente e focado em resultados, garantimos que sua marca ganhe mais visibilidade e alcance o topo da SERP.
Quer dominar as pesquisas e conquistar resultados expressivos agora mesmo? Conte com a AN1 para elevar sua presença digital e crescer com estratégias que realmente funcionam!