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Growth Marketing: estratégias para impulsionar o crescimento

Manter o crescimento exponencial de uma marca é um desafio constante para qualquer negócio. Algumas estratégias de marketing digital são voltadas especialmente para este fim. Uma delas é o Growth Marketing.

Orientada a partir de hipóteses e testes analíticos resultantes da jornada do cliente, esta estratégia tem o objetivo de gerar uma crescente constante, atuando em todos os canais de comunicação.  

Para que o Growth Marketing alcance os resultados almejados, é importante ter uma empresa e uma equipe com um mindset voltado ao crescimento. Isto é, o growth marketing deve ser adotado nos diferentes níveis e hierarquias.

Mais importante do que vender, no caso dessa metodologia, é manter a fidelidade dos clientes e ter uma receita recorrente com aqueles que já são compradores. Quer saber mais como impulsionar sua empresa? Vem crescer e acelerar com a AN1!

O que é Growth Marketing

O Growth Marketing, ou marketing do crescimento, é uma estratégia de marketing de longo prazo que visa não apenas vender, mas criar uma relação consistente com os clientes. 

Com o objetivo de aumentar o número de leads qualificados e clientes, o marketing voltado ao crescimento oferece formas inovadoras e criativas de atrair novos públicos, produzir interesses, conexões e reter o público-alvo à marca ou produto. 

Visando sempre atingir o potencial máximo da empresa, por meio de um crescimento exponencial, o Growth Marketing procura manter os clientes envolvidos e os estimula a promover a empresa.

Muito versátil, essa é uma estratégia de marketing que pode ser usada para diferentes negócios, segmentos e portes empresariais. 

Metodologias e ferramentas de Growth Marketing

Como o Growth Marketing é um processo para projetar e conduzir experimentos visando otimizar e melhorar os resultados dos clientes, as áreas de marketing, vendas, produto, operações e atendimento, precisam trabalhar de forma integrada.

Isso implica utilizar algumas técnicas, metodologias e ferramentas do marketing de crescimento. Conheça algumas estratégias para a aquisição e retenção de clientes. 

Funil de vendas pirata

O funil de vendas pirata, ou o framework AARRR – sigla definida pelas iniciais das métricas de Aquisição, Ativação, Retenção, Recomendação e Receita – é um sistema de análise de informações utilizado para aperfeiçoar a gestão da jornada do consumidor. 

Assim como no funil de vendas tradicional, o objetivo é levar o cliente a todas as etapas, a partir da jornada do consumidor, entendendo a fase em que ele se encontra e como é possível assegurar a melhor experiência. 

Aquisição

A primeira fase do funil tem como meta identificar como a marca alcança e atrai potenciais consumidores. Basicamente, busca entender porquê e como o usuário chegou ao seu negócio. 

Nesta etapa, é necessário ter uma estrutura de ferramentas diversificadas. O que inclui presença digital nas redes sociais, aplicação de práticas de marketing e definição dos KPIs (indicadores-chave de desempenho). 

Ativação

Na ativação o usuário passa a cliente da empresa. Para que isso se concretize, é necessário ter uma estratégia para seduzir o lead, de tal modo que ele se torne um cliente. 

Não basta apenas a experiência do usuário, é preciso estar atento para oferecer o conteúdo adequado, na hora certa, mostrando ao cliente a qualidade das soluções que você oferece. 

Retenção

Agora que o cliente já chegou até seu site e realizou a ação desejada – compra, inscrição em newsletter, etc –, é o momento de trabalhar na retenção (fidelização) deste usuário. 

São as métricas de retenção que indicarão a saúde do seu negócio, em quais áreas a estratégia de marketing está correta e em quais é preciso melhorar. 

Recomendação

Indicações são cada vez mais valiosas, assim como avaliações positivas. Os consumidores usam de forma recorrente os canais digitais para oferecer feedbacks dos produtos que consomem.

Assim, esta etapa é voltada à conversão do consumidor em apoiador da marca, recomendando suas soluções ou produtos para outras pessoas. 

Receita

Aumentar a lucratividade é o objetivo de qualquer negócio. Por isso, essa métrica é importante de ser observada. Isso porque ela vai fazer o rastreamento das receitas totais ou individuais dos clientes. 

A análise desse dado possibilita, por exemplo, saber quais consumidores geram mais lucratividade ou quanto é necessário investir para reter um cliente e a partir disso elaborar campanhas de marketing mais focadas. 

Como reter e fidelizar clientes com Growth Marketing

Além de possibilitar o crescimento das vendas, o Growth Marketing permite melhorar outros aspectos do seu negócio, pois ajuda a identificar como e onde os clientes interagem com sua empresa 

Tendo em vista que o Growth Marketing parte de estratégias complexas, o que inclui, data driven e táticas integradas de marketing, todos esses dados permitem uma visão mais ampla de seu público-alvo, permitindo ações de fidelização com atenção ao pós-venda, por exemplo.

Estratégias de otimização contínua

Para manter o crescimento de vendas e conversões em suas páginas web é necessário manter, continuamente, estratégias de otimização. Umas das mais eficazes são os chamados “Testes A/B”. A finalidade desta ferramenta é comparar estratégias de marketing para avaliar aquela que dá mais resultado.

Com esta ferramenta você pode testar, por exemplo, dois formatos de landing page para ver qual deles dá mais resultado. Um aspecto característico dos testes A/B é que eles servem para analisar uma só variável.

A grande vantagem desse modelo é que ele elimina a necessidade de fazer suposições, podendo, então, basear as decisões em dados concretos.

Desafios e oportunidades do marketing de crescimento

O principal desafio na implementação da estratégia do Marketing de Crescimento é conseguir olhar de maneira crítica para as métricas e fazer conexões lógicas. Por isso, é preciso ter uma equipe que pense de forma mais analítica. 

Fazer diferentes experimentos, com objetivos claros e definidos, aumenta a chance de trazer melhores resultados. Isso é importante para compreender que nem sempre poucas análises com maior profundidade é a melhor estratégia. 

Ainda que isso se configure em um desafio, pois é difícil manter a constância desses testes, eles são ótimas oportunidades para manter a curva ascendente de crescimento. Isso porque é possível sempre ajustar as estratégias de marketing de acordo com o comportamento de seu público.

Vantagens do Growth Marketing

Agora que você já conhece diversas possibilidades de aplicação do Growth Marketing, saiba quais são alguns de seus benefícios:

  • aumento do tráfego para o site da marca/empresa e perfis das redes sociais; 
  • conversão de clientes em promotores da marca; 
  • maior alcance de leads; 
  • melhora na jornada do cliente e na experiência de compra; 
  • auxílio na geração de leads qualificados; 
  • fortalecimento das taxas de conversão; 
  • crescimento da marca. 

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