Uma das melhores maneiras de alcançar resultados expressivos e impulsionar resultados em sua estratégia digital é fazer um planejamento de comunicação integrando design e marketing. Isso porque forma e conteúdo não são aspectos antagônicos, mas, sim, complementares.
No marketing digital, seja nas redes sociais ou no site de sua empresa, é fundamental garantir abordagens que sejam informativas e atraentes visualmente para que possam ser persuasivas.
O objetivo deste artigo é abordar uma série de aspectos concernentes à integração entre design e marketing para que você compreenda melhor como essa dupla imbatível funciona.
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Fundamentos do Design e Marketing
Quando se trata de pensar os fundamentos do Design é importante levar em conta sete aspectos essenciais. Conheça cada um deles.
Equilíbrio
O equilíbrio consiste em harmonizar os elementos visuais de forma que nenhum prevaleça em relação ao outro no sentido de tornar parte deles tão insignificantes que eles sumam da imagem. Esse equilíbrio pode ser simétrico, assimétrico ou radial.
Contraste
Contraste serve, justamente, para chamar atenção dos elementos do design.
Trabalhar com elementos visuais contratantes – cores opositivas-complementares, formas redondas e formas com arestas, espaço negativo e positivo – favorecem para chamar atenção.
Ênfase
Ênfase é quando um elemento da composição se torna o assunto dominante. Imagine, por exemplo, numa foto com o segundo plano em preto e branco, você tem como objeto central uma pessoa com roupas coloridas e alegres. Esse é só um exemplo de como funciona a ênfase no design, pois há inúmeras formas de construir esse efeito.
Movimento
Na era das redes sociais focadas em imagens – Instagram e TikTok, especialmente – produzir imagens com movimento é essencial. Se você não puder contar com imagens em movimento, como vídeos e animações, procure construir imagens estáticas que deem a sensação de movimento, utilizando linhas curvas e diagonais, por exemplo.
Repetição
Pensando em uma série de imagens para uma campanha de marketing digital, aposte em estratégias visuais cujo padrão possa se repetir. A repetição é crucial para criar uma unidade comunicacional, reforçando, assim, a identidade visual da sua empresa.
Hierarquia
Em design, as boas composições possuem três níveis de hierarquia: o mais importante, o médio e o menos importante. Isso porque nosso cérebro não dá o mesmo nível de importância a todos os elementos de uma história ou imagem. Então é nosso papel conduzi-lo para a informação mais importante.
Harmonia
Na medida em que conseguimos construir uma imagem levando em conta todos os princípios do design, a tendência é que encontremos uma harmonia nos elementos. Com cada item desempenhando seu papel na composição, todos eles informam algo e se tornam relevantes.
Fundamentos e estratégias de Marketing
As estratégias de marketing estão em constante transformação e ampliação, sobretudo quando se leva em conta os atuais cenários de implementação de Inteligência Artificial e Machine Learning.
Para alcançar determinados resultados é necessário investir em algumas táticas. Conheça alguns exemplos.
Marketing de conteúdo
Marketing de Conteúdo é uma ação focada na criação de conteúdos relevantes para o público alvo, sem, necessariamente, promover o produto principal. Quando os textos são construídos com base em diretrizes de SEO, eles tornam seu site mais relevantes nas buscas e ajudam a consolidar sua presença digital.
Marketing de performance
Considerando o exemplo acima, podemos compreender melhor o marketing de performance.
Suponha que você deseja que seu site tenha não somente uma presença digital relevante, mas, também, ocupe as primeiras posições no ranking do Google. Aí você traça um plano focado em palavras-chave (SEO) que o levem a este resultado. Isto é marketing de performance.
Automação de marketing
Automação de marketing consiste em criar táticas personalizadas para diferentes jornadas do consumidor. Usando a abordagem adequada é possível otimizar o processo de marketing oferecendo soluções individualizadas, diminuindo o custo de aquisição por cliente (CAC).
Marketing de influência
Tendo como objetivo principal entregar resultados em curto prazo, o marketing de influência consiste na parceria com influenciadores digitais capazes de engajar seu público-alvo com foco e em um curto prazo.
Social Media Marketing
No senso comum o trabalho do Social Media Marketing (SMM) e do Influenciador digital podem ser confundidos, mas são coisas bem diferentes. O SMM é a pessoa responsável por planejar e postar imagens, vídeos e outros conteúdos nas redes sociais, integrando-os a uma estratégia de marketing que pode ser orgânica ou de publicidade paga.
A Sinergia entre Design e Marketing
Embora sejam campos do conhecimento e técnicas distintas, marketing e design são atividades complementares. Isso porque a sinergia estre estas duas áreas permite com que você construa soluções comunicativas eficazes, belas e com foco no público-alvo.
Ferramentas e Tecnologias
Há diversas ferramentas e tecnologias que podem ser empregadas para construir imagens voltadas ao marketing digital. Talvez a mais famosa seja a plataforma Canva, que possui prévias em diferentes formatos e designs, todos eles voltados para o marketing digital. A plataforma conta com versões gratuitas e pagas, e está com mais recursos.
Lembre-se, as primeiras impressões são cruciais no marketing. Como os usuários tomam decisões em poucos segundos, ter uma comunicação visual (Visual Communication) impactante é fundamental para despertar o interesse de potenciais clientes para que não abandonem a sua página.
Branding e Identidade Visual
Ter uma marca forte, um branding com reputação, fortalece a imagem junto aos consumidores. Com o aumento da reputação, seus clientes podem, também, se tornar defensores leais da marca, tornando a imagem da sua empresa mais conhecida.
Disso decorre a necessidade de a empresa investir em User Interface (UI) e User Experience (UX) para tornar a navegação no seu site mais intuitiva, sem riscos do cliente desistir da conversão (compra ou outro tipo de ação de engajamento) devido a dificuldades de navegação.
Estratégias Práticas de Integração
Como mencionamos anteriormente, forma e conteúdo são dimensões inseparáveis de uma boa comunicação. Portanto, saiba que as técnicas de Content Marketing (ou marketing de conteúdo) ficam mais aprimoradas quando enriquecidas pelo design.
Isso está associado a algo relativamente simples, que é o fato de que o design faz seu conteúdo se destacar. Por mais relevante que seu texto seja, é o design que fará o leitor despertar o interesse em lê-lo.
É essencial que sua presença digital esteja orientada por Responsive Design (design responsivo), ou seja, que seu conteúdo seja adaptável para diferentes telas, bem como que ele conte com chamadas para ação (call to action) para promover conversões em suas páginas.
Mensuração de Sucesso e Análise de Resultados
Quando se trata de planejar ações de comunicação digital, é impossível pensar nisso sem recorrer ao uso de ferramentas como Google Analytics para avaliar a eficácia da integração entre marketing e design.
Isso porque esse tipo de plataforma oferece dados detalhados tanto em relação ao conteúdo, quanto em relação à usabilidade do site, fornecendo dados para avaliar a taxa de conversão (Convertion Rate) e possibilitando ajustes de rotas e melhorias contínuas.
Tendências e Inovações
Com o avanço de sistemas de Inteligência Artificial e Machine Learning, o trabalho de marketing e design tende a se integrar cada vez mais entre si e com essas tecnologias. A convergência de texto, imagens e vídeos já é uma realidade e tende a se aprofundar nos próximos anos.
É importante, neste contexto, não ficar de fora das transformações digitais, que embora pareçam disruptivas, tendem a se dar gradualmente e, à medida que fazemos uso, elas também vão se transformando na interação conosco.
Conclusão
O mais importante ao produzir e planejar sua presença digital é levar em conta os princípios do design – Equilíbrio, Contraste, Ênfase, Movimento, Repetição, Hierarquia e Harmonia – em perspectiva com sua estratégia de comunicação – Marketing de conteúdo, Marketing de performance, Automação de marketing, Marketing de influência e Social Media Marketing, entre outras.
Lembre-se de que tudo isso deve estar conectado aos princípios de User Interface (UI) e User Experience (UX), bem como orientado por dados concretos de audiência e interação no seu site.
Se você pretende ter uma presença digital relevante é importante contar com conteúdo que seja estéticamente bem-feito (bonito) e relevante (com conteúdo informativo). Trata-se, precisamente, de integrar design e marketing.
Esteja nas plataformas e torne-se conhecido focando nas estratégias certas de comunicação digital. Aproveite os insights deste artigo e aumente sua relevância on-line.
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