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Técnicas para gerar demanda de leads: aprenda agora!

Conheça técnicas de Inbound Marketing, mídia paga e landing pages para gerar e manter leads engajados

Apenas gerar leads não é suficiente. É preciso mantê-los engajados e convertê-los em prospects qualificados, ou seja, potenciais compradores. Convencer os usuários a tomar a ação final no funil pode ser uma tarefa desafiadora, pois requer atenção constante e persuasão. A chave para isso está em produzir conteúdo relevante de forma consistente, a fim de cativar o interesse do usuário e construir um relacionamento que aumente sua confiança no produto ou serviço oferecido pela empresa.

No entanto, quais são as estratégias e ferramentas mais eficazes para atrair leads de alta qualidade que possam se tornar consumidores em potencial?

 

O que é um lead, e como eles estão classificados?

Um lead é um usuário que de alguma forma demonstrou interesse em um produto ou serviço. Essa interação pode ter ocorrido através de redes sociais da empresa, assinatura de newsletters ou solicitação de informações, por exemplo. Todos esses perfis têm potencial para se tornarem clientes, sendo que alguns têm maior probabilidade do que outros. Alguns leads estão apenas buscando informações, enquanto outros estão considerando realizar uma compra.

Os leads são geralmente classificados em MQL (Marketing Qualified Lead), ou SQL (Sales Qualified Lead). MQLs são leads que demonstraram interesse em um produto ou serviço ao realizar alguma ação específica, como baixar um ebook ou assinar uma newsletter. Já os SQLs estão mais próximos de realizar uma compra, pois demonstraram interesse em fechar um negócio, como preencher um formulário para falar com um representante.

Os critérios para classificar um MQL ou SQL podem variar entre empresas, mas é importante defini-los claramente para que as equipes possam categorizar os leads e avançá-los no funil de vendas. No fim das contas, é muito importante que as empresas possam medir esforços para transformar leads MQL em SQL, e SQL em consumidores finais. 

 

Estratégias para gerar leads qualificados

Uma das formas mais eficazes de gerar leads qualificados é através de estratégias de Inbound Marketing, que têm como objetivo principal atrair e envolver um público-alvo específico de forma mais natural. Embora o tráfego orgânico seja uma parte importante dessa abordagem, outras formas de tráfego, como o tráfego pago, também podem ser utilizadas. A estratégia de Inbound Marketing é mais centrada no cliente e de longo prazo, com foco em criar relacionamentos duradouros e construir autoridade e confiança em torno da marca.

Existem diversas estratégias de Inbound Marketing que podem ser usadas para gerar leads qualificados. Algumas das mais eficazes incluem:

 

Criar conteúdo de valor

Conteúdo digital refere-se a materiais criados e publicados pelas empresas para fornecer aos usuários informações sobre seus produtos e serviços, além de permitir que eles conheçam a cultura da empresa e se identifiquem com a marca. Esse tipo de material pode incluir publicações em redes sociais, postagens de blog, ebooks gratuitos, webinars, lives e qualquer outro tipo de informação que possa ser consumido gratuitamente por usuários da internet. 

Embora conteúdos gratuitos possam gerar muitos leads em estágios iniciais do funil, nem todos eles se tornarão leads qualificados. Contudo, este é um primeiro passo importante para gerar tráfego e visibilidade na web, o que é altamente importante para as empresas.

 

Criar campanhas de mídia paga

Uma estratégia mais específica para gerar leads qualificados é investir em campanhas de publicidade paga, como Facebook Ads e Google Ads. Ao segmentar o perfil do público-alvo, é possível alcançar as personas ideais que têm maior probabilidade de se interessar pelos produtos e serviços oferecidos por uma empresa. 

A segmentação pode ser baseada em atributos específicos, como localização, interesses e dados demográficos, bem como em públicos semelhantes, nos quais os algoritmos identificam leads com características semelhantes às dos clientes existentes da empresa. Isso ajuda a garantir que os esforços de marketing sejam direcionados para o público certo, aumentando a probabilidade de que os leads gerados sejam qualificados e mais propensos a se tornarem clientes.

 

 

Tenha landing pages e formulários

Criar conteúdos orgânicos e pagos é importante para que os leads continuem ativos e interagindo com a marca, mas é preciso ir além e ter mais recursos para se comunicar com os usuários de forma ainda mais direcionada e pessoal. Uma forma eficaz de fazer isso é através de formulários de contato ou de cadastro em newsletters. Esses formulários podem ser exibidos na página inicial de um site, em uma landing page ou em um pop-up de saída. Para incentivar os usuários a preencherem esses formulários, a empresa pode oferecer cupons de desconto, brindes, frete grátis ou conteúdo exclusivo.

Os formulários são excelentes para obter o endereço de e-mail e outras informações relevantes do contato, como número de telefone e WhatsApp. Essas informações podem ser usadas em campanhas de CRM, como veremos a seguir.

 

Ter uma estratégia de CRM

CRM (Customer Relationship Management) é um sistema que armazena informações dos leads e permite que sejam segmentados para que as equipes de vendas e marketing possam criar campanhas e interações específicas com eles. Alguns exemplos de campanhas incluem converter um lead em cliente, reativar um lead que deixou de comprar, manter um relacionamento próximo com o cliente e fornecer um atendimento personalizado e humano. 

Com o CRM, os leads são nutridos ao longo do tempo e podem gerar estatísticas que documentam os motivos de perda de vendas e outros dados relevantes sobre o comportamento dos clientes para os negócios.

 

Investir em SEO

Outra maneira importante de gerar leads qualificados é através do SEO (Search Engine Optimization). De acordo com as estatísticas, a maioria das pessoas busca informações na internet por meio de palavras-chave em motores de busca. Para que uma marca ou empresa seja encontrada nessas buscas, é fundamental que o site esteja otimizado para SEO, usando palavras-chave de cauda curta e cauda longa nas postagens e páginas.

Outras estratégias de SEO incluem a criação de meta-descrições, a utilização de backlinks, a atenção aos parâmetros textuais e imagéticos e a otimização das páginas. Todas essas práticas aumentam as chances de que o site seja encontrado e classificado pelos algoritmos dos mecanismos de busca, o que aumenta a visibilidade e gera mais tráfego qualificado para o site.

 

Atraia e converta leads de forma efetiva

Garantir que as técnicas de captação e conversão de leads funcionem de forma efetiva requer uma gestão de vendas e marketing qualificada para maximizar o potencial do negócio. 

A Aceleradora N1 é uma aceleradora de vendas comprometida em fornecer soluções de alto impacto com base nas melhores práticas de marketing, design e vendas.

Se você deseja aprimorar sua estratégia de geração de leads, conheça as soluções da AN1 e veja como é possível atrair e converter leads com mais precisão através de técnicas eficientes.

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