A web tem se transformado apenas uma parte de uma rede maior, propiciada pelas tecnologias existentes como Wi-fi, Bluetooth, RFID, NFC, telefonia móvel, entre outras.
Neste cenário, em que passamos da internet da informação para a internet das coisas, as estratégias de marketing precisam integrar e considerar a dimensão dessa nova rede de negócios, especialmente na gestão da comunicação e relacionamento com o público-alvo.
Dessa maneira, as empresas que buscam ser competitivas, precisam ajustar suas demandas para uma realidade que já não é mais novidade: a Inteligência Artificial (IA) e todas as possibilidades que ela apresenta.
Uma pesquisa feita pela consultoria McKinsey & Company sobre Transformações digitais no Brasil: Insights sobre o nível de maturidade digital das empresas no país (2019), revelou que as empresas que investem no digital, apresentaram uma taxa de crescimento até cinco vezes maior, em comparação às que não investem.
Em outras palavras, essas transformações digitais podem configurar vários fatores como: novas formas de operar, novos modelos econômicos, engajamento em tempo real, foco na experiência do cliente, automação, agilidade, melhor tomada de decisão e cultura de dados.
Diante disso, as ferramentas de IA para marketing chegam como aliadas importantes em colaboração com as possibilidades já existentes.
Na prática, estes softwares funcionam por meio do uso de algoritmos avançados que, por sua vez, automatizam tarefas, segmentam audiência, analisam dados e oferecem sugestões personalizadas para impulsionar campanhas de marketing, promovendo resultados satisfatórios e mais rentáveis.
Por Que Integrar Inteligência Artificial no Marketing?
Um estudo global realizado neste ano pela EY, consultoria em estratégia, mostrou que 44% das empresas já fazem uso da inteligência artificial, e 43% pretendem utilizá-la nos próximos 12 meses.
Sendo assim, entender e absorver o valor criado por essas ferramentas de IA aliado às melhores práticas de gestão, não só melhora a eficiência operacional, como também possibilita o ajuste das segmentações e orçamentos de cada campanha para maximizar o retorno sobre o investimento (ROI).
Inicialmente, a viabilização do uso destas ferramentas pode parecer algo complexo, mas, na verdade, requer algumas medidas simples, porém essenciais para começar:
- Identifique claramente os objetivos de marketing e como a IA pode ajudar seu negócio, seja na automação, análise de dados ou personalização.
- Pesquise e avalie as opções de ferramentas de IA disponíveis, considerando características, funcionalidades, preços e integração com os seus sistemas existentes.
- Integre-as com os sistemas existentes na empresa, por exemplo, e-commerce e CRM, garantindo assim, a compatibilidade e comunicação segura.
- Forneça treinamento adequado sobre o uso das novas ferramentas de IA para toda a equipe de marketing, incluindo workshops, tutoriais e suporte contínuo.
- Inicie com projetos piloto para testar a eficácia das ferramentas e, em seguida, expanda seu uso para outras áreas, gradualmente.
- Acompanhe de perto os resultados e meça o impacto dessas ferramentas nas suas campanhas de marketing digital, ajustando conforme necessário e com base em métricas-chave como taxa de conversão e ROI.
Confira As Melhores Ferramentas de IA Para Marketing em 2024
Atualmente, diversas ferramentas de IA para marketing estão disponíveis para atender às demandas da sua empresa. Aqui está uma lista com as 10 melhores:
- Chatfuel (Chatbots): cria chatbots personalizados para interagir com clientes, assegurando suporte instantâneo, além de melhorar o engajamento.
- HubSpot (CRM): plataforma completa de automação de marketing, que simplifica o processo de criação de campanhas, gerenciamento de redes sociais e nutrição de leads.
- Semantria (Análise de Sentimentos): permite monitorar e analisar sentimentos dos clientes em relação à marca em diferentes canais online.
- Sprinklr (Experiência do Cliente): combina análise de dados, automação de marketing e engajamento social para promover uma visão completa do público-alvo.
- Adext AI (Anúncios): usa IA para otimizar campanhas de anúncios online em várias plataformas, como Google Ads e Facebook Ads.
- Adobe Sensei IA (Fluxos de Marketing): oferece insights, simplifica fluxos de trabalho e projeta jornadas com base no comportamento do cliente.
- CognitiveScale (IA empresarial): traz soluções para personalização, previsão de demanda, análise de sentimentos e otimização de processos.
- Google Marketing Platform (Publicidade Unificada): reúne soluções de marketing e análise do Google, facilitando o planejamento, compra e otimização de mídias digitais.
- Fireflies.AI (Assistente de Voz): usa IA para transcrição de áudio e gravação de reuniões, auxiliando os usuários na transcrição de conversas.
- AdCreative AI: ferramenta popular de IA para marketing, utilizada para desenvolver criativos de anúncios e obter perspectivas criativas para o negócio.
Todas as ferramentas acima têm seu próprio conjunto de capacidades e limitações, mas todas refletem o que as tecnologias de inteligência artificial são capazes de fazer.
Avaliando o Impacto das Ferramentas de IA no Marketing
Como já vimos, monitorar e medir a evolução das métricas destas ferramentas de IA é praticamente mandatório para que a equipe de marketing, sobretudo, consiga ter uma visão ampla do que precisa ajustar nas estratégias e, assim, maximizar o ROI.
Para medir a taxa de conversão, o Google Analytics, por exemplo, é uma das ferramentas mais utilizadas. Com ele, é possível rastrear o número de conversões em relação ao número total de visitantes do site sobre o desempenho das campanhas de marketing, além de trazer percepções interessantes para ações futuras.
Já o Zendesk Explore é uma plataforma de análise de dados que utiliza IA para propor insights a partir do envolvimento e interação dos clientes com a sua empresa. É possível analisar dados como tickets de suporte, chats ao vivo, e-mails e redes sociais, para entender melhor o comportamento e as preferências destes usuários.
Além disso, há também algumas ferramentas como a Domo usadas para avaliar o ROI comparando os custos de implementação de IA com benefícios mais concretos, como o aumento de receita ou a eficiência operacional.
Supere o Medo da IA e Aproveite os Benefícios dessa Tecnologia
Certamente, o uso da inteligência artificial provoca uma série de dúvidas e até receios a respeito da sua utilidade. As preocupações são muitas e generalizadas, passando pelo medo da substituição de empregos até questões éticas, legais e de segurança dos dados.
No entanto, é importante reconhecer que estes modelos de linguagem são complementares e representam várias oportunidades de crescimento e inovação.
Acima de tudo, as empresas devem investir em programas de treinamento para garantir que seus funcionários entendam os benefícios e os desafios associados à IA. A educação e a conscientização devem fazer parte desse processo de entendimento e aprendizado.
Além disso, é imprescindível garantir que o uso de inteligência artificial seja ético e legal para manter a confiança dos consumidores, fornecedores e parceiros, além de promover práticas seguras e responsáveis de negócios.
Impulsione seu Marketing com IA: A Hora de Agir é Agora!
Por fim, a adesão às ferramentas de IA para marketing pode favorecer uma empresa em muitos sentidos, desde a agilidade operacional, personalização, o timing perfeito de interação com seus consumidores, além da probabilidade de um crescimento significativo nas vendas.
Com os recursos adequados e uma abordagem estratégica, a implementação de IA pode ser mais acessível do que se imagina.
Portanto, para iniciar sua trajetória na utilização das ferramentas de IA, baixe agora mesmo o Workbook de IA para o Marketing. Este guia contempla dicas práticas e exemplos de uso que podem revolucionar suas estratégias de marketing.