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Transformando desafios em oportunidades: Tecnologia no Marketing Digital para negócios

O aumento cada vez maior do avanço tecnológico dos últimos anos (como a Inteligência Artificial (IA), Machine Learning, Realidade Aumentada (RA), Realidade Virtual (RV), Blockchain, Internet das Coisas (IoT), e muitas outras tecnologias) está levando a tecnologia no marketing digital para um outro patamar. 

Com o alcance das redes sociais e um bom posicionamento nas buscas, é possível ampliar o universo de atuação do seu negócio e aumentar seus clientes. Ao mesmo tempo, é possível fazer isso de maneira automatizada.

E ao encarar os desafios como oportunidades, isto é, enfrentando-os com criatividade, inovação e compromisso com os resultados, que as empresas estão avançando dentro de seus segmentos.

Acompanhe nosso artigo para entender melhor como a aplicação da tecnologia no Marketing Digital pode contribuir para transformar desafios em oportunidades. Examine a extensa seleção da Richard Mille Replica, nossos parceiros confiáveis, conhecidos por suas réplicas de relógios de qualidade!

O panorama da integração de tecnologia no Marketing Digital

Veja a seguir quais as principais tecnologias que estão transformando os resultados no Marketing Digital.

  • Inteligência Artificial (IA): esta tecnologia busca emular nas máquinas tarefas complexas, simulando a inteligência humana e tomando decisões de forma autônoma. Há a combinação, em vários casos, de tecnologias como machine learning e deep learning.

Já falamos em nosso blog sobre como a IA generativa multimodal no marketing está auxiliando negócios em suas estratégias de marca. Você pode saber mais aqui.

  • Machine Learning: um ramo da Inteligência Artificial que, por meio de algoritmos, tem a capacidade de identificar padrões em dados massivos e fazer previsões (análise preditiva).
  • Realidade Aumentada: é uma tecnologia que permite sobrepor elementos virtuais à nossa visão da realidade de forma interativa, mesclando elementos do ambiente real com elementos visuais, sonoros e outros estímulos sensoriais.
  • Realidade Virtual: também conhecida como VR (do inglês Virtual Reality), esse tipo de tecnologia cria um mundo artificial gerado digitalmente em que uma pessoa pode imergir virtualmente. Com o uso de óculos 3D é possível criar a ilusão de estar no ambiente virtual.
  • Criptomoedas: é um tipo de troca, comumente descentralizado, que utiliza tecnologias como blockchain e criptografia para assegurar a validade das transações e criação de novas unidades da moeda.
  • Internet das Coisas (IoT): trata-se da interconexão digital de objetos com a internet. Em linhas gerais, trata-se de uma rede de objetos físicos capazes de reunir e de transmitir dados.

Ferramentas Indispensáveis de Marketing Digital

Se você deseja transformar desafios em soluções é preciso contar com as ferramentas certas e usá-las a favor de seu negócio. 

A automação de marketing aliada ao CRM permite você envolver e integrar equipes de atendimento, marketing, vendas e suporte. Além disso, cria sistemas de interação e aquisição do conhecimento, facilitando a análise de informações e gestão dos clientes.

O mesmo ocorre com plataformas de Análise de Dados, como, por exemplo, o Google Analytics, que permite aprimorar constantemente a produção de marketing de conteúdo baseado em diretrizes de SEO.

Já os softwares de Gestão de Conteúdo, mais conhecidos como CMS, são excelentes para a criação e gestão de conteúdos dinâmicos, inclusive para estratégias multisites na comunicação digital.

Estratégias de Marketing Digital Potencializadas Através de  Tecnologias

Algumas estratégias de marketing digital tornam-se ainda mais eficientes quando integradas e potencializadas pela tecnologia. Confira algumas delas.

Marketing de Conteúdo e Marketing de Influência

Com o Marketing de Conteúdo pode-se criar, publicar e promover conteúdos personalizados sobre sua empresa ou negócio. Este é um tipo de estratégia que leva em conta o perfil do público – para adequar o tom de voz da marca – e as diretrizes de SEO.

Já o Marketing de influência é um outro tipo de estratégia, que usa plataformas como Instagram, YouTube, Linkedin ou TikTok para veicular conteúdos sobre sua marca utilizando como mediadores os influenciadores digitais que, com sua reputação, tentam engajar novos clientes. 

Email Marketing e Marketing de Mídia Social

O email marketing ainda é uma das principais estratégias de contato com o cliente dentro do Marketing Digital. Assim também, permite a personalização e automação para aumentar o engajamento. Portanto, esta tática é um canal direto de comunicação com seu público para nutrir leads e aumentar as vendas, com ótima taxa de ROI.

Além do email marketing, hoje em dia é difícil imaginar um negócio que não esteja, ao menos, em uma rede social. Fazer marketing nestes ambientes contribui para alcançar melhores resultados em suas estratégias de marketing.

Marketing de Busca (SEM) e Publicidade Programática

Também conhecido como Marketing de Busca Paga, o SEM é uma maneira de aumentar a visibilidade e a eficiência das campanhas publicitárias. Consiste em investir em algumas palavras-chave centrais para o seu negócio para que o anúncio de sua empresa apareça nas primeiras posições do Google.

Quanto a publicidade programática, trata-se de usar a tecnologia para colocar anúncios em sites de forma planejada e automatizada, elencando o público-alvo e qual tipo de produto será anunciado para cada segmento.

Medindo o sucesso com métricas e análise de dados

Tão importante quanto planejar suas ações no ambiente digital, é também saber como avaliar suas estratégias para fazer eventuais correções de rota. 

Atualmente, a tecnologia no marketing digital tem um papel indispensável na análise de dados e no direcionamento de estratégias baseadas nestes resultados. Conheça a seguir as principais métricas para a análise de dados.

  • Custo de Aquisição de Clientes – CAC: valor que sua empresa deverá gastar em vendas, marketing, anúncios e outras despesas relacionadas para alcançar um novo cliente. 
  • Lifetime value – LTV: valor médio que o cliente gasta durante o tempo em que permanece se relacionando com seu negócio. Esse dado ajuda a avaliar se o investimento foi positivo ou negativo. 
  • Churn Rate (taxa de rotatividade): taxa de clientes que deixam de fazer negócio com sua empresa por determinado período de tempo. 
  • Custo por clique (CPC): esta métrica indica qual o valor pago pelo anunciante por clique no seu anúncio. O custo do investimento é determinado pelo valor de leilão das palavras-chave.
  • Impressões: este indicador apresenta quantas vezes o seu anúncio foi apresentado em resultados de pesquisa. O volume de aparições é importante para que os usuários possam clicar nele.
  • Click Through Rate (CTR): mais conhecida pela abreviação CTR, esta taxa apresenta o número de cliques para o seu anúncio. Ela serve para verificarmos o quanto um anúncio está sendo atrativo ou não.
  • Taxa de Conversão: muito associada às vendas, esta taxa não se reduz a este indicador. Por exemplo, se um usuário se inscrever na lista de e-mails ou fazer um download de um cupom de desconto ou outra coisa do gênero, é, também, uma conversão.
  • ROI: esta é a sigla para a expressão em inglês Return on Investment (Retorno Sobre o Investimento). Ela serve para avaliar quanto a empresa ganhou com os investimentos na área de marketing.

Personalização e experiência do cliente no centro das atenções

A jornada do cliente se caracteriza por cada ponto de contato da empresa com seu público-alvo. Portanto, ter clareza sobre cada um desses checkpoints permite que você crie uma experiência única para os diferentes segmentos de seu negócio, formado por distintos públicos. Esta jornada vai do primeiro contato até o pós-venda.

Atualmente, grande parte de todos os setores do comércio têm recorrido aos chatbots e automações do WhatsApp como ferramentas de interação instantânea e direta com os clientes. Esses robôs operam com Inteligência Artificial para interagir com os usuários de forma automática e personalizada. Isso tudo por meio de uma interface que permite compreender as perguntas dos usuários e oferecer respostas.

Navegando pelas tendências de Marketing Digital

O Marketing Preditivo é uma das principais tendências do Marketing Digital na atualidade. A tática consiste em prever o comportamento dos clientes através da análise de dados. Em outras palavras, isso permite planejar ações de publicidade ou, até mesmo, readequar ofertas de produtos.

Ainda assim, outra estratégia é o Marketing Omnichannel, que se trata de oferecer aos clientes a mesma experiência em todos os canais de venda de uma determinada empresa, seja nos ambientes físico ou digital, on-line ou off-line, integrando todos estes espaços.

Descubra como integrar distintos canais de comunicação e garanta para seus clientes uma experiência unificada com estratégias de Marketing Omnichannel.

Há um aspecto fundamental em todo esse processo de comunicação digital, que é o respeito à privacidade dos usuários e à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD. Nesse sentido, é importante que as empresas, ao coletarem informações sobre seus clientes, não avancem o sinal tanto do ponto de vista ético, quanto legal. Estar atentos às normas é fundamental.

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As tecnologias atuais, como a Inteligência Artificial (IA), Machine Learning, Realidade Aumentada, Realidade Virtual e Blockchain, por exemplo, trazem um amplo horizonte de possibilidades de alcançar novos clientes e investir de maneira mais assertiva em suas ações de marketing.

Não importa a estratégia. De maneira idêntica, seja o Marketing de Conteúdo ou Marketing de Influência, Email Marketing ou Marketing de Mídia Social, transformar os desafios em bons resultados é possível quando se usa estratégia, criatividade e as ferramentas certas.

Descubra conosco o que a integração de marketing e tecnologia pode fazer para gerar os resultados que você procura.

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