À medida que as redes sociais e a conexão digital entre marca-cliente se tornam cada vez mais relevantes, empresários e profissionais de marketing estão buscando melhores direcionamentos para alocar recursos e cativar seus leads por meio de estratégias de mídia paga.
Dados levantados pela Statista mostram que os investimentos em mídia paga terão uma taxa de crescimento anual de 4,53% entre 2023 e 2027. Ao mesmo tempo, nesse período, a maior parte dos gastos foram direcionados principalmente para anúncios veiculados por dispositivos móveis.
Isso significa que as empresas precisam estar atentas às mudanças no comportamento do consumidor, e constantemente ajustar suas estratégias de marketing.
Investir em mídia paga pode proporcionar uma vantagem competitiva. Isso permite às empresas alcançar um público mais amplo, aumentar a visibilidade da marca e direcionar o tráfego qualificado para seus produtos ou serviços.
O que é mídia paga?
Primordialmente, é toda estratégia de marketing que requer um investimento financeiro para promover conteúdos, produtos ou serviços em motores de busca ou redes sociais.
As mídias pagas trabalham com buyer personas e utilizam parâmetros de segmentação para atingir o público-alvo. Em outras palavras, essa estratégia trabalha com dados demográficos, perfil geracional, interesses pessoais, comportamento de compra e muitos outros.
Atualmente, as principais plataformas de redes sociais oferecem a possibilidade de gerar anúncios pagos através de fotos, vídeos, stories, pop ups, postagens patrocinadas ou anúncios pagos por cliques (PPC). Os preços e tempo de permanência variam de acordo com o tamanho e objetivo da campanha.
Diferenças entre mídia paga, mídia própria e mídia conquistada
Uma estratégia de marketing digital abrangente geralmente envolve a combinação de mídia paga, mídia própria e mídia conquistada. A ideia é distribuir os investimentos nestas três categorias distintas – cada uma delas oferecendo oportunidades diferentes para gerar leads e conversões.
Confira a seguir alguns exemplos que explicam as características de cada categoria de mídia:
Paga
- Anúncios pagos por cliques (PPC)
- Posts impulsionados nas redes sociais
- Campanhas de remarketing e retargeting
- Marketing de influenciadores
- Campanhas de Ads
Própria
- Website da empresa e blog corporativo
- Podcasts
- Perfis e páginas nas redes sociais
- Newsletters
- Aplicativos desenvolvidos pela empresa
Conquistada
- Mentions nos stories
- Cobertura de imprensa e menções em veículos de notícias
- Avaliações e recomendações de produtos e serviços
- Divulgações espontâneas de influenciadores
- Comentários e compartilhamentos nas redes sociais
PPC: estratégia de mídia paga transforma Instrutherm em case de sucesso
Como citamos acima, uma das estratégias de mídia paga é PPC, ou anúncios pagos por cliques. Nessa abordagem, as empresas utilizam banners ou links para divulgação em mecanismos de busca, sites ou apps. Dessa forma, pagam cada vez que um usuário clica no anúncio.
Um exemplo é o Google, onde essa estratégia permite que o link da empresa seja exibido como os primeiros resultados na busca, devidamente identificados com a palavra “Patrocinado”.
Considerando que a maioria dos usuários não navegam além da primeira página do Google, o PPC é um método eficiente para aumentar o tráfego de um site.
Conheça o Caso da Instrutherm
Um recente case de sucesso que utilizou exclusivamente mídias pagas para expandir as vendas foi a Instrutherm.
A Instrutherm é uma empresa de São Paulo especializada em instrumentos de medição e controle. A empresa queria expandir sua presença no mercado e, para isso, decidiu buscar ajuda da aceleradora de vendas AN1. O Objetivo era investir em uma tática que resultasse em um aumento do ROI.
A AN1 escolheu implementar uma estratégia de marketing baseada exclusivamente em mídia paga, levando em consideração as possibilidades de negócio.
A primeira etapa do processo consistiu na identificação do público-alvo da empresa, juntamente com seus canais de comunicação preferidos, a fim de segmentá-lo corretamente. Com base nessa pesquisa, foi desenvolvida uma campanha de anúncios pagos utilizando o Google Ads. Foi levando em consideração os interesses e comportamento de busca online dos leads da Instrutherm.
Os resultados obtidos foram notáveis. Por exemplo, a empresa não apenas duplicou suas vendas por meio do tráfego pago, bem como reduziu os custos com publicidade em 20%. Adicionalmente, a receita proveniente do e-commerce aumentou significativamente, passando de 15% para 50%. Com esses resultados, a Instrutherm conseguiu expandir sua base de clientes e obteve uma vantagem competitiva no mercado de instrumentos de medição e controle.
Alcance resultados incríveis para sua marca
Antes de mais nada, o case da Instrutherm ilustra claramente o potencial único da mídia paga, que pode funcionar de modo independente, sem necessariamente existir a mescla de outros elementos em conjunto.
Quando utilizados de forma estratégica, os anúncios pagos têm o potencial de proporcionar resultados excelentes para as empresas, como o aumento da presença online sem comprometer o desempenho do conteúdo orgânico.
Nesse sentido, uma das formas mais eficazes de inserir uma estratégia segura de mídia paga é receber o suporte de uma aceleradora de marketing. Foi dessa forma, por exemplo, que a Aceleradora N1 dobrou as vendas da Instrutherm exclusivamente por meio dessa estratégia.
Acima de tudo, isso evidencia que, frequentemente, uma estratégia focada pode ser o caminho ideal para alcançar objetivos concretos.
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