Você sabe qual é o negócio do Google? Entregar resultados de busca de forma rápida e precisa, quer seja com resultados de anúncios pagos ou com busca orgânica. Para que isso aconteça de forma eficiente, o buscador possui algoritmos que classificam quais páginas oferecem os conteúdos mais relevantes às respostas que você procura.
Isso tudo pode parecer óbvio hoje, mas não era assim. A primeira vez que o termo Search Engine Optimization (SEO) foi utilizado data da segunda metade dos anos 1990. A técnica serviu (e serve) para classificar as páginas mais relevantes aos algoritmos de busca, que foram se transformando e sofisticando até chegar ao Google RankBrain.
Contudo, o Google RankBrain é parte da revolução da Inteligência Artificial, tendo como característica seu algoritmo de busca, interpretando palavras-chave lançadas no buscador e ranqueando os resultados de pesquisa. Baseado em aprendizado de máquina (learning machine), o algoritmo foi lançado em 2015.
O Google RankBrain é parte das muitas e constantes atualizações dos algoritmos de busca do Google, que se desenvolveu de tal maneira, tornando-se a plataforma de referência global.
Acompanhe este post até o final e fique por dentro sobre o que é o Google RankBrain e como ele pode ajudar na presença digital dos seus negócios.
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O que é Google RankBrain?
O Google RankBrain é um dos componentes do algoritmo de pesquisa do Google. Do ponto de vista técnico, ele é baseado em inteligência artificial e aprendizado de máquina, cujo objetivo é compreender melhor o significado da intenção profunda das consultas realizadas pelos usuários.
Desta maneira, esse algoritmo torna a interpretação das palavras-chave mais sofisticadas, assim, permitindo com que o Google apresente resultados mais precisos e relevantes.
Como funciona o RankBrain?
A funcionalidade do algoritmo do Google RankBrain se dá através de analisar e aprender com as consultas dos internautas. A partir de uma rede neural artificial, ele cruza dados das pesquisas realizadas e busca processar respostas baseadas em palavras-chave e frases usadas no buscador.
Seu objetivo é compreender exatamente o que as pessoas estão buscando, ao invés de simplesmente oferecer respostas baseadas em palavras-chave exatas.
Por exemplo: considere um usuário que pesquisa “melhores restaurantes na minha região”. Com isto, o algoritmo do Google RankBrain cruza as informações das palavras-chave com a localização do dispositivo (celular ou computador), oferecendo recomendações precisas ao usuário.
É importante ressaltar que tudo isso ocorre cruzando outras informações relevantes, como, por exemplo, as avaliações de outros internautas, a distância em relação a geolocalização e a popularidade dos restaurantes.
Query e RankBrain
Queries (o plural de query) são comandos que ajudam os algoritmos de busca a encontrarem informações em um banco de dados. Na prática, são códigos de programação pré-definidos, que transformam nossa linguagem natural em uma linguagem interpretável por máquinas. Sem isso os computadores não conseguem buscar as informações solicitadas.
Assim, o Google busca afinar os resultados de pesquisa mediante as queries dos usuários. É exatamente nesta etapa que atua o RankBrain, componente do algoritmo de busca, baseado em inteligência artificial.
Em suma, o Google RankBrain identifica as solicitações sem reduzi-las às palavras-chave, buscando compreender as intenções de busca.
O Google RankBrain procura entender as “reais” intenções da busca dos usuários, por isso o SEO deve ser preciso para que seu site seja encontrado e bem ranqueado pelo algoritmo.
A tecnologia por trás do RankBrain
Na última década, o Google tem investido progressivamente em machine learning e inteligência artificial. O RankBrain vem na esteira desses investimentos, buscando melhorar a experiência dos usuários com resultados mais precisos.
Isso porque o objetivo do Google é relativamente simples: oferecer ao usuário o resultado que ele busca no menor tempo possível. Mas a plataforma não faz isso considerando apenas as palavras-chave, como num resultado linear de busca, mas interpretando as reais intenções dos internautas.
Para tanto, a inteligência artificial do algoritmo do RankBrain analisa o contexto da pesquisa.
Como o RankBrain Impacta o SEO
Diretamente conectado ao SEO, o RankBrain tem impacto significativo nesta técnica, pois afeta a forma como os resultados de pesquisa são classificados e apresentados. Isso porque o RankBrain é capaz de entender de uma maneira bastante sofisticada os desejos dos usuários em suas buscas, apresentando os melhores resultados.
Com isso, é necessário que os profissionais de SEO levem em conta quais são as intenções dos internautas ao otimizar o conteúdo de seus sites. Isso significa não focar apenas nas palavras-chave, mas também criar materiais com qualidade e relevância, levando em consideração a intenção do usuário ao trabalhar os conteúdos do site.
O crawling é um fator importante neste contexto. Web crawler é, também, um algoritmo usado pelos buscadores para indexar, ler e encontrar páginas de um site. É a maneira como um robô captura informações e cataloga os links que encontra pela frente para que sejam classificados.
O RankBrain está diretamente conectado, além de ter um impacto significativo no SEO, pois afeta a forma como os resultados de pesquisa são classificados e apresentados.
Adaptando-se ao Novo Mundo do SEO
Abaixo, apresentamos algumas dicas de como otimizar seu conteúdo SEO para RankBrain:
- Conteúdo: apostar em textos de qualidade e relevância, capazes de atender às necessidades e expectativas dos usuários.
- Palavras-chave: entender as palavras-chave para além do óbvio, observando em quais contextos os usuários as usam.
- Experiência do usuário: concentrar-se em fornecer uma experiência de conteúdo positiva para o seu público-alvo, evitando excessos de otimização.
- Monitore regularmente: acompanhar e analisar os dados e desempenho das páginas é essencial para identificar quais aspectos o site pode melhorar.
- Meta Tags: essas palavrinhas que incorporadas ao conteúdo web servem para descrever uma página para os mecanismos de busca. Elas continuam relevantes e fornecem dados como títulos e breves resumos sobre o tema abordado.
Desafios e oportunidades da IA no SEO
Sem dúvidas, o mundo do SEO tem sido transformado pela inteligência artificial, o que resulta em desafios e oportunidades. Contudo, uma das vantagens é analisar imensas quantidades de dados em tempo mínimo. Além disso, estas variáveis permitem com que os profissionais de marketing possam obter insights mais precisos e conectados ao comportamento dos internautas.
Dentre as implicações futuras da evolução da IA no mundo do SEO, está a possibilidade de analisar dados de várias fontes, incluindo redes sociais. Assim, com estas informações, é possível identificar tendências, lacunas e oportunidades de negócio.
Quando manipulados por especialistas, estes dados podem trazer ótimos resultados com os novos mecanismos de IA, crawlers, bots e SEO. Isso amplia as possibilidades de construção de estratégias criativas e focadas em resultados.
Conclusão
Para que sua empresa tenha uma presença digital relevante, adaptando-se às regras dos algoritmos como o RankBrain, é fundamental utilizar estratégias de SEO que possam, de um lado, prever como o Google “pensa” e, de outro, levar em conta o comportamento do público-alvo.
A incorporação da inteligência artificial e do machine learning são caminhos sem volta para a comunicação digital. Por isso, é crucial fazer análises contínuas do comportamento dos algoritmos e adaptar suas páginas e suas estratégicas de marketing digital de forma constante. Desse modo, você estará sempre dentro do que há de mais atual no mercado.
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