Descubra as melhores estratégias de marketing de conteúdo para criar e entregar materiais de qualidade e aumentar o alcance da sua marca no mundo digital.
Marketing de conteúdo é uma das principais estratégias do marketing digital. Consiste em criar e distribuir mídias relevantes e envolventes para atrair um público-alvo e incentivá-lo a se tornar um prospect potencial.
A essência dessa abordagem reside em não realizar uma promoção explícita de vendas, mas sim despertar o interesse do público ao proporcionar uma experiência autêntica. Dessa forma, a marca conquista a atenção dos consumidores e os motiva a adquirir seus produtos ou serviços.
Existem diversas abordagens no marketing de conteúdo, adaptadas às necessidades e objetivos de cada negócio. Entre elas, destacam-se publicações nas redes sociais, posts em blogs, vídeos, newsletters, entre outros.
Segundo uma pesquisa da Statista, o conteúdo em vídeo tem sido a forma mais popular de marketing de conteúdo em termos de investimento e engajamento nos últimos anos, tanto nos mercados B2B quanto B2C, especialmente os vídeos curtos de 30 a 60 segundos.
Vantagens do marketing de conteúdo
- Demonstração de autoridade e expertise no setor
- Criação de uma personalidade para a marca e geração de proximidade com o consumidor
- Possibilidade de interação com os usuários
- Aumento do tráfego dos sites, quando utilizado juntamente com técnicas de SEO
- Geração de leads e criação de um caminho para que possam percorrer pelo funil de vendas
- Conversão e fidelização de clientes
Principais desafios do marketing de conteúdo
Uma pesquisa realizada pela SEOwind revelou os principais desafios enfrentados pelos profissionais de marketing em 2023.
De acordo com o estudo, 45% dos participantes consideraram a atração de leads de qualidade como o maior desafio a ser superado. Em seguida, 38% mencionaram a necessidade de criar mais conteúdo em menos tempo, enquanto 35% destacaram a geração de novas ideias e a obtenção de tráfego como dificuldades significativas.
Embora os conteúdos em vídeo sejam estatisticamente mais populares que os demais, é fundamental diversificar os canais de distribuição de mídias digitais, a fim de atrair a atenção de um público mais amplo.
Existem várias maneiras de entregar conteúdos, e o mesmo conteúdo pode ser compartilhado e adaptado para se adequar a diferentes plataformas ou segmentos.
Por exemplo, um vídeo curto e informativo pode conter uma chamada para que o usuário leia um artigo mais completo sobre o assunto no blog da empresa.
Outra estratégia comum é incluir links nas newsletters que direcionem os leitores para postagens nas redes sociais ou para o site da corporação, aumentando o tráfego de forma abrangente.
Como criar um planejamento estratégico de marketing de conteúdo
1. Defina objetivos e público-alvo
Um dos primeiros passos de um planejamento estratégico de marketing de conteúdo é definir a missão por trás dessa função.
Comece determinando os objetivos principais, como aumentar a visibilidade da marca, gerar leads, aumentar as vendas, entre outros.
Esses objetivos servirão como base para o planejamento estratégico. Em seguida, realize uma pesquisa detalhada para compreender seu público-alvo. Identifique quem são as buyer personas, mapeando os seus interesses e as suas dores.
Essas duas etapas fornecerão uma declaração clara sobre quem é seu público, como alcançá-los e qual valor eles obterão com seu conteúdo.
Um bom exemplo é a declaração de missão de marketing de conteúdo da Nike:
2. Determine seus conteúdos e palavras-chave
Ao conhecer seus objetivos, selecione os tipos de mídia que deseja utilizar para criar seus conteúdos.
Estude quais redes sociais são mais populares entre seu público-alvo e concentre-se nelas. Além disso, identifique as palavras-chave relevantes para o seu negócio, a fim de garantir uma indexação adequada nos mecanismos de busca.
3. Crie um calendário de conteúdo
Manter o feed atualizado com frequência é tão importante para o sucesso de uma campanha de marketing de conteúdo quanto segmentar o público correto.
Para estabelecer um fluxo de trabalho eficiente, é recomendado criar um calendário editorial que defina uma programação para as postagens, indicando o que será publicado, quando e onde.
É aconselhável ter pelo menos um mês esboçado com antecedência, sobretudo utilizando aplicativos que auxiliam na gestão, publicação e automação das publicações.
4. Mostre a que veio
Após seguir os três passos mencionados anteriormente, você já estará preparado para começar a produzir e publicar conteúdo de forma orgânica nos diversos canais disponíveis na internet.
Embora existam outras estratégias capazes de tornar o produto mais robusto e profissional, considere esses passos suficientes para um MVP de marketing de conteúdo.
Você pode implementar outras práticas mais avançadas à medida que os primeiros conteúdos já estão no ar e os leads iniciais já estão sendo captados.
Marketing de conteúdo além do óbvio: diversifique os canais
Ao compreender que o marketing de conteúdo vai além de um website e das redes sociais, é importante considerar outros formatos que podem ser atrativos para expandir seu alcance.
Aqui estão alguns exemplos:
- Podcasts
Com o crescente consumo de podcasts nos últimos anos, essa mídia oferece a oportunidade de criar conteúdo instrutivo relacionado ao tema da empresa. Além disso, é possível convidar especialistas para falar sobre o assunto, o que agrega um tom de autoridade ao segmento. - Criação e distribuição de eBooks
Os livros digitais são uma mídia bastante consumida por conter informações e orientações detalhadas sobre um tópico de forma enxuta e lúdica. Os eBooks podem conter infográficos e até mesmo links externos. - Lives e Webinars
As transmissões em vídeo, como lives e webinars, proporcionam a interação dos espectadores em tempo real, aumentando o engajamento com a marca. Os participantes têm a oportunidade de fazer perguntas e participar ativamente durante a transmissão. - Séries de vídeo
Uma estratégia que pode exigir investimentos adicionais, mas que tende a atrair e encantar o público, é criar uma série de vídeos com personagens relevantes para a marca. Essa abordagem oferece uma experiência autêntica com personas reais, o que pode gerar uma identificação por parte dos usuários. Mostrar os bastidores da empresa ou compartilhar ações sociais também ajuda a aproximar o público e humanizar a marca. - Geração de conteúdo em plataformas externas
Ter especialistas da marca presentes em outras plataformas é uma maneira eficaz de atrair público de diferentes esferas para a sua marca. Isso pode ser feito por meio de colaborações, como ter um especialista da empresa escrevendo para um portal de notícias ou blog na mesma área de atuação, ou participando de entrevistas e webinars como convidado.
Conquiste seu público-alvo com uma aceleradora de marketing
Com uma estratégia de marketing de conteúdo bem definida, é possível alcançar o público-alvo de forma precisa e aumentar as taxas de conversão.
Existem diversas maneiras de alcançar esse objetivo, e uma delas é contar com o suporte de uma aceleradora de vendas, como a Aceleradora N1, uma empresa especializada em desenvolver estratégias eficientes e proporcionar resultados concretos para seus clientes.
Se você deseja fortalecer a fidelização da sua marca e deixar uma pegada significativa no mercado, entre em contato com os especialistas da AN1 e descubra como aumentar seu ROI e alcançar ainda mais sucesso nos negócios.