A integração de martech e vendas é a combinação de ferramentas de tecnologia, do marketing e dos processos de vendas que tem como objetivo criar um sistema para otimizar a eficiência, a eficácia e a experiência do cliente.
A utilização de uma martech incorporada ao sistema de vendas é substancial para as empresas de tecnologia porque alinha as equipes de marketing e vendas.
Essa sintonia proporciona uma visão unificada do cliente e otimiza o funil de vendas. Além disso, melhora a personalização das comunicações e aumenta a eficácia das campanhas, levando a melhores resultados nos negócios.
No post de hoje vamos te explicar como o casamento entre martech e venda pode impulsionar seus negócios.
Vem acelerar com a Martech AN1!
Martech, Marketing e Vendas
Para entender mais sobre o processo, precisamos saber mais sobre os conceitos de martech, marketing e estratégias de vendas.
Marketing
O marketing é associado às estratégias que uma empresa adota para atender as necessidades e os desejos de seus clientes. O trabalho de marketing é anterior às etapas de vendas, pois visa gerar valor para a marca e atrair novos clientes.
Vendas
O conceito de vendas está diretamente relacionado com leads e prospects e objetiva fechar negócios. São métodos e abordagens utilizados pelas equipes de vendas para gerar receita, incluindo técnicas de venda, gestão de relacionamento com o cliente (CRM) etc.
Martech
Já a Martech utiliza ferramentas e soluções tecnológicas para otimizar e automatizar as tarefas de marketing. Esse serviço inclui plataformas de automação de marketing, CRM, análise de dados, inteligência artificial (IA) e software de gestão de campanhas.
A martech consegue oferecer uma visão unificada do cliente e a otimização do funil de vendas, que devem estar no centro do seu negócio. Ela fornece informações valiosas para melhorar o desempenho de todas as áreas.
A integração entre vendas e martech otimiza o funil de vendas, pois se vale de estratégias e técnicas para melhorar cada etapa, desde a atração até a conversão de leads, utilizando dados e insights obtidos por meio das tecnologias.
Qual a importância da integração de Martech e Vendas
Destacamos a seguir as três principais vantagens de integrar a martech e as vendas.
Eficiência operacional: A integração melhora a eficiência e reduz os custos, pois automatiza os processos e permite, por exemplo, que a equipe de marketing foque em determinadas estratégias. A redução de custos é o foco principal na adoção de processos mais eficazes.
Personalização da experiência do cliente: uma abordagem integrada melhora a personalização e o engajamento do cliente, pois mapeia e explora o comportamento do público, possibilitando a entrega de soluções consistentes em distintos canais.
Decisões precisas: a análise de dados e o uso da inteligência artificial possibilitam extrair insights, inclusive em tempo real, para o desenvolvimento de soluções analíticas. A mensuração de resultados é indispensável para acompanhar o seu marketing, avaliando a eficiência de cada uma das suas ações. Isso melhora a tomada de decisão em marketing e vendas.
Ferramentas de Martech e Integração com Vendas
Há tecnologias fundamentais para escolher operações de Martech, entre elas, CRM, automação de marketing, análise de dados, gestão de conteúdo e mídia, e-mail marketing etc.
Cada tecnologia desempenha um papel específico na criação e execução de campanhas de marketing e na gestão da jornada dos clientes. A definição das tecnologias deve ser baseada nas estratégias e necessidades específicas de cada empresa.
Integração do CRM com a automação de marketing
Entre as estratégias que melhoram a integração de vendas e martech, destacamos a integração do CRM com a automação de marketing, que potencializa o trabalho das equipes de marketing e vendas, viabilizando que acessem os mesmos dados, em tempo real. O que permite o acompanhamento do lead, otimizando o funil de vendas e a jornada do cliente.
Entre os benefícios de integrar os sistemas, estão, acompanhamento do lead pelo funil de vendas, prevenção de retrabalhos, facilidade no compartilhamento de informações, praticidade no acompanhamento de resultados e aumento nas vendas.
Já, com a utilização de ferramentas como Analytics, é possível identificar métricas-chave para monitorar o sucesso da integração.
Inteligência Artificial e Machine Learning
O uso da Inteligência Artificial e Machine Learning em marketing virou o jogo da comunicação. O uso, principalmente, de assistentes virtuais – chatbots -, realizando atendimento imediato e personalizando, além do levantamento e interpretação de dados de forma rápida e precisa transformaram o modo como o marketing interage com os clientes.
As mudanças seguem em curso, com o aperfeiçoamento das máquinas de aprendizado, que estão cada vez mais focadas na experiência personalizada de atendimento.
Desafios para Integrar a Martech a Vendas
Elencamos a seguir os principais obstáculos enfrentados pelas empresas de tecnologia durante a integração do martech com as vendas:
- Mudança cultural na empresa: funcionários e gestores precisam superar o medo dos novos desafios.
- Manter o foco nas metas: a migração para outros formatos exige revisão dos planos e da equipe para adequar aos novos processos.
- Atender às necessidades dos clientes: com tudo a um clique das nossas mãos, as empresas de tecnologia precisam estar atentas para satisfazer a experiência de compra e atendimento do público.
- Gerenciar um grande volume de informações: big data é a tecnologia que oferece novas formas de aprender mais sobre o público-alvo, definindo o perfil do cliente.
- Mensurar os resultados: a solução para este caso é o emprego de tecnologias de IA pra melhorar os esforços de coleta e personalização de dados.
O Futuro do Marketing está na Martech
Estar sempre à frente de um mercado tão competitivo é uma tarefa árdua. Mas, para alcançar este objetivo, adaptar-se às novas tecnologias e às tendências de mercado é crucial.
Por isso, a integração de martech com vendas é fundamental, em especial para empresas que planejam ter uma visão 360° do cliente e aumentar seu faturamento.
Procure atuar de modo integrado [martech + vendas] para otimizar a experiência do seu público e promover o crescimento do seu negócio de maneira eficiente.
Conclusão
A estratégia de integrar martech e vendas permite que você otimize constantemente as ações de marketing, tecnologia e vendas visando novas oportunidades de negócio. Além de melhorar as taxas de conversão em todas as etapas do funil de vendas.
Crie uma cultura de melhoria contínua baseada em dados para obter resultados significativos. Aproxime sua equipe dessa cultura para que o seu negócio tenha um crescimento continuado.
A integração de martech e vendas é um processo poderoso de crescimento para a sua empresa de tecnologia. A aplicação da tecnologia nas vendas é parte da transformação digital pela qual a maior parte dos negócios vem passando.
Ao invés de limitar a evolução da sua companhia, invista em ações para aumentar as suas vendas trazendo seus projetos para a Martech AN1, especialista em impulsionar negócios!