Em linhas gerais, a Inteligência Artificial – IA aplicada ao marketing é uma tecnologia que serve para ajudar as empresas a compreender melhor seus clientes e otimizar suas estratégias de comunicação.
Embora os resultados sejam muito satisfatórios, seu funcionamento não costuma ser tão complexo assim. Isto é, a inteligência artificial no marketing permite coletar e analisar dados dos usuários e clientes em tempo real, podendo, com isso, personalizar ofertas de produtos e serviços para cada pessoa.
A Inteligência Artificial no Marketing também está presente na coleta de dados para categorizar os diferentes segmentos, personalizando os grupos com base em dados demográficos, características ou preferências compartilhadas.
Acompanhe este texto até o final para saber mais sobre:
- Personalização Avançada com IA no Marketing;
- Automação inteligente de marketing com IA;
- Tendências futuras e o papel da IA no marketing;
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Personalização avançada com IA no marketing
Atualmente, os profissionais de marketing passaram a orientar suas ações a partir de dados coletados por Inteligências Artificiais. Diariamente milhares de dados são processados por sistemas de IA permitindo segmentações personalizações cada vez mais sofisticadas.
É uma via de mão dupla. De um lado empresas oferecem anúncios mais personalizados e, de outro, os consumidores tendem a preferir mensagens com conteúdos e marcas que são de seu próprio interesse.
Estratégias de segmentação baseadas em IA
A segmentação em marketing consiste numa estratégia que divide o mercado alvo em subgrupos bem nichados, garantindo que as empresas possam adaptar seus esforços de comunicação a grupos específicos.
As empresas, contudo, fazem segmentação há muitos anos, mas o que a Inteligência Artificial proporcionou foi um refinamento maior nesse processo. Devido esta ascensão tecnológica, houve uma revolução na análise de dados com insights mais precisos sobre os comportamentos dos consumidores.
Com a IA, não somente produtos podem ser personalizados, mas também a própria experiência dos usuários, com ações de marketing digital e de conteúdo interativo criando laços mais consistentes entre marca e clientes. Tudo isso por meio de personalizações avançadas de marketing.
Automação inteligente de marketing com IA
A Inteligência Artificial é uma combinação de algoritmos, dados e modelos computacionais que permitem às máquinas realizarem tarefas que até então eram feitas somente por humanos.
A seguir, apresentamos um conjunto de ações que estão relacionadas ao marketing, mas que são processadas automaticamente hoje em dia. É importante compreender que os sistemas de Inteligência Artificial são complexos, ou seja, podem fazer uma só função ou combinar diferentes funcionalidades.
- Coleta de dados: apesar de ser uma fase bem inicial da IA, a coleta de dados é fundamental para o sucesso do aprendizado das máquinas. As informações coletadas podem vir de diferentes fontes, como banco de dados, sensores, comportamento on-line dos consumidores, etc.
- Processamento: com os dados coletados, é preciso processar as informações e analisar aqueles que são mais relevantes para uma determinada finalidade, que serão interpretados segundo determinados modelos, conforme diferentes necessidades.
- Aplicação: podemos aplicar a IA em diversos segmentos e tarefas, inclusive no marketing, fornecendo dados detalhados sobre o comportamento do consumidor.
Inteligência artificial no marketing
Esses processos de automatização permitem com que os profissionais do marketing tenham mais tempo para pensar estrategicamente as ações de comunicação. E para estas ações há também outras aplicações da Inteligência Artificial:
- Assistentes virtuais: existe uma série de assistentes virtuais. As mais conhecidas são Alexa (da Amazon) e a Siri (da Apple). Mas há diversas versões desses assistentes e podemos encontrar, por exemplo, em contas corporativas, como o chatbot do Whatsapp, que oferece uma variedade de atendimentos de forma automatizada;
- IA no marketing: a inteligência artificial no marketing também contribui no processamento e análise de grandes volumes de dados, inclusive para apontar tendências, padrões de compra e preferências dos usuários;
- Segmentação de leads: leads são clientes em potencial. O leads fornecem seus dados e são selecionados, à medida que avançam no funil de vendas. Com estas informações é possível prever comportamentos e planejar campanhas personalizadas.
Tendências futuras e o papel da inteligência artificial no marketing
Algumas das tendências futuras mais importantes para o marketing são o chatbot, o refinamento da análise de dados e a automação de processos.
No entanto, pensando de maneira mais disruptiva, o que deve ser ainda mais decisivo é o learning machine avançado, aprendizado ainda mais sofisticado das máquinas.
Dessa forma, o learning machine permite que os computadores e algoritmos (regras programadas de interpretação e análise) melhorem suas análises a partir dos dados com os quais trabalham. Tudo isso sem a necessidade de programação prévia para todas as funções.
O desenvolvimento deste campo tem crescido nos últimos anos, sobretudo na proposição de soluções inteligentes para diversos segmentos. Uma das questões centrais é, precisamente, como estas tecnologias podem contribuir na personalização de ações de marketing de maneira ainda mais sofisticada que as atuais.
Assim, em muitos casos, os chatbots são capazes de oferecer suporte técnico 24 horas por dia, sete dias por semana, com soluções rápidas, confiáveis e precisas. Isso tudo entra dentro do que se chama em marketing de “experiência do cliente”.
Outro eixo importante é o desenvolvimento de produtos e serviços. Isso porque, a partir da depuração e análise de dados, as empresas podem pensar oportunidades de inovação e desenvolver novas soluções que hoje ainda são difíceis de imaginar. Quanto ao marketing, é possível, sim, projetar que as transformações se aprofundarão neste cenário.
Portanto, o mais importante para empresas manterem uma postura ativa e propositiva em relação a comunicação digital, é se cercando de empresas competentes no mundo do marketing. Com isso, podem buscar maneiras de impulsionar cada vez mais seus negócios nos ambientes digitais.
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