As palavras-chave podem fazer toda a diferença no seu negócio. Por isso, o processo de seleção dessas palavras não pode ser feito de qualquer forma.
O que são palavras-chave?
Palavras-chave (keyword) são o principal instrumento de uma pesquisa.
São termos compostos por uma ou mais palavras. Essas keywords – em inglês – são a forma como um usuário escreve a sua dúvida nos buscadores com o intuito de obter respostas e solucionar problemas.
O uso de palavras-chave é muito comum em sites de busca como o Google, Bing e outros.
Conheça as melhores dicas para não errar na seleção das palavras-chave que vão ajudar a aumentar ainda mais o tráfego do seu site e blog.
Dica 1: Persona
A primeira coisa a ser feita ao criar uma lista de palavras-chave é pensar nos seus potenciais clientes. Como eles pesquisam no Google sobre os serviços/produtos que a sua empresa oferece?
Coloque-se no lugar dela sempre antes de escolher uma palavra-chave.
Esta é uma ótima maneira de encontrar termos eficientes para que os seus textos sejam encontrados no Google.
Dica 2: Estratégia
Esta é uma informação muito importante para o momento de descoberta e definição das melhores palavras-chave para o seu negócio.
O objetivo que for definido para a sua estratégia deve ser como um guia. Ou seja, se a sua empresa tem o objetivo de aumentar o número de vendas, por exemplo, é possível direcionar a pesquisa de palavras-chave para os termos que impulsionam as compras.
Dica 3: Os principais pontos que precisam ser analisados para escolher uma palavra-chave são:
– volume de busca
– dificuldade de rankeamento
– CPC (custo por clique)
– uso da concorrência
Dica extra: Utilize ferramentas práticas
Existem inúmeras ferramentas direcionadas para o objetivo de encontrar palavras-chave relevantes. Vamos indicar duas que podem ajudar você a começar essa jornada:
SemRush
Essa ferramenta não te dá dados precisos de navegação, tráfego e palavras-chave do blog, mas oferece um relatório das tendências e, consequentemente, te dá dicas de quais caminhos você deve apostar rumo ao sucesso do seu conteúdo.
Vale analisar o seu próprio site assim como as páginas dos seus concorrentes e de quem você considera referência em qualidade e resultados.
A versão gratuita da ferramenta já traz muitos insights, mas a versão paga é super completa e ideal para um planejamento robusto.
Ubersuggest
Uma ótima ferramenta gratuita para conseguir sugestões de palavras-chave. Basta inserir o termo pretendido na área de pesquisa, selecionar o idioma e a área de pesquisa (web, imagens, notícias, shopping, vídeo e até mesmo receitas). Você ainda pode clicar nas sugestões de termos e obter outras palavras relacionadas.
Lembre-se:
As palavras-chave mais genéricas – geralmente de uma ou duas palavras apenas – são muito disputadas e, por isso, é mais difícil para a sua empresa conseguir aparecer nos primeiros resultados de busca desses termos em curto prazo.
Se a sua empresa precisa de ajuda para selecionar as melhores palavras-chave e gerar tráfego, podemos te ajudar. Fale com a gente