Aprenda a criar personalização no marketing com IA para transformar a experiência do seu cliente, aumentando o engajamento e elevando o ROI.
Provavelmente, você já leu ou ouviu falar sobre o marketing de massa. Essa é uma estratégia associada à produção e distribuição homogênea de produtos e serviços. É normalmente direcionada a um público mais amplo, por meio de canais de comunicação, como TV, rádio, jornais, revistas e internet.
Com o advento do marketing digital e as tendências atuais de mercado, o marketing de massa, acabou dando lugar à personalização no marketing, com a produção de anúncios e conteúdos segmentados e específicos.
Toda essa estratégia só acontece graças ao Big Data. Ele é um conjunto volumoso de informações, preferências e comportamento de consumidores e fica armazenado em um banco de dados nos servidores das empresas ou na nuvem.
Essas informações são coletadas e analisadas para segmentação das campanhas de marketing e demais aplicações.
No entanto, com a popularização da inteligência artificial (IA), a experiência do consumidor, aliada à personalização, ganhou ainda mais força e valor dentro das empresas.
Segundo um estudo feito pela Accenture, cerca de 71% dos consumidores já esperam por interações personalizadas diariamente. Logo, a personalização no marketing digital com IA chega como a estratégia ideal.
O uso de ferramentas inteligentes, como assistentes virtuais e chatbots, permitem a atuação, em tempo real, nas recomendações personalizadas. Com isso, hoje é possível entregar resultados com alcance e engajamento do público-alvo.
A seguir, entenda melhor os desdobramentos desses processos atuais.
A Personalização no Marketing com IA
Como se sabe, a experiência do cliente (customer experience) hoje é parte fundamental e estratégica de qualquer negócio. Para além das questões que permeiam o atendimento e das interações já existentes, ela demanda, cada vez mais, uma experiência de consumo qualificada.
No marketing digital essa experiência é completamente integrada. Ou seja: cada ponto de contato é adaptado à percepção e relacionamento do consumidor com a marca.
Na realidade, é um processo que abrange todos os aspectos da jornada do cliente, desde o primeiro contato com a marca até o seu pós-venda.
E uma das principais vantagens do uso da inteligência artificial no marketing digital é a possibilidade de desenvolver um relacionamento com o usuário de maneira individualizada. Isso pode ocorrer a partir de interações humanizadas e próximas da sua realidade. Em outras palavras, é uma combinação de sensações, emoções e percepções vivenciadas pelo cliente.
Além disso, a personalização no marketing impulsionada pela IA pode aumentar a efetividade de um planejamento de comunicação. Por sua vez, resulta em taxas de conversão mais altas com um retorno sobre o investimento (ROI) mais positivo.
Análise de Dados: A Base da Personalização no Marketing Digital
Como já vimos, o big data é um recurso valioso na personalização das estratégias. Por meio de análises pode gerar resultados mais objetivos e aplicáveis ao segmentar a base de clientes.
E como isso funciona? Na prática, o big data divide essa base de clientes em grupos menores, com características e comportamentos semelhantes.
No entanto, cabe às empresas saber como traduzir essas métricas para usá-las estrategicamente. Isso acontece pois existem vários métodos de segmentação, onde cada um é focado em diferentes aspectos do cliente. Veja alguns exemplos:
- Demográfica: segmentação baseada nas características demográficas, como idade, gênero, renda, educação, estado civil, tamanho da família, localização geográfica, etc.
- Comportamental: segmentação baseada nas ações dos usuários em um site, como as páginas visitadas, pesquisas realizadas, links clicados e produtos comprados.
- Psicográfica: baseada nas características psicológicas dos clientes, como seus valores, crenças, interesses e estilos de vida.
Além da segmentação, o big data também alimenta a chamada análise preditiva. Essa é uma técnica que usa algoritmos avançados de IA para prever as necessidades e preferências dos clientes. Utiliza como base padrões pré-estabelecidos, permitindo a oferta de produtos e serviços, antes mesmo que o cliente peça por isso.
Por exemplo, uma empresa de e-commerce pode usar a análise preditiva para prever quais produtos um determinado cliente está mais propenso a comprar. A partir disso, a empresa pode personalizar suas recomendações com maiores chances de obter conversão.
Além disso, compreender o que as métricas dizem pode também diminuir as margens de erros e investimentos equivocados.
Potencializando Resultados: A Força da Integração do CRM com Tecnologias de IA
Não é de hoje que a maioria das empresas já utiliza softwares para gestão do relacionamento com o cliente (CRM) nas suas estratégias de marketing. CRMs auxiliam na coleta, organização e interpretação de variados dados de clientes.
O sistema faz parte de uma ação diária de análise de toda e qualquer interação prospectiva dos usuários para aprimorar sua jornada, converter leads em clientes potenciais, aumentar a retenção, entre outros aspectos.
Para se ter uma ideia, mais de 60% dos profissionais de marketing fazem uso de algum tipo de sistema integrado de marketing ou CRM, conforme mostra o relatório do HubSpot 2024.
Portanto, integrar o CRM às tecnologias da inteligência artificial pode maximizar e ampliar as funcionalidades do seu CRM atual, trazendo soluções mais inovadoras para os desafios do mercado.
Veja alguns exemplos práticos:
- Atendimento virtual com chatbots alimentados por IA: respostas rápidas e suporte 24 horas por dia.
- Recomendações personalizadas de produtos, serviços ou ofertas: baseadas nos interesses e histórico de compras dos clientes.
- Segmentação avançada para campanhas de marketing direcionadas: utilização de critérios complexos para segmentar públicos específicos.
- Previsão de comportamento dos clientes: algoritmos de aprendizado de máquina que antecipam ações futuras dos clientes.
- Automação de vendas: classifica e prioriza leads com base em potencial (vendas), histórico e características.
- Automatização da coleta e análise de feedback dos clientes: promove melhorias contínuas e ajustes embasados nas opiniões dos clientes.
- Análise preditiva de tendências de mercado e comportamento dos clientes: viabiliza decisões estratégicas informadas ao antecipar demanda de produtos e tendências de mercado.
O CRM integrado às tecnologias de inteligência artificial representa uma solução superior para o seu negócio, com benefícios que vão desde a personalização da experiência do cliente, até a otimização dos processos de vendas e marketing.
Avaliação de Resultados: a importância dos KPIs
Os KPIs (Key Performance Indicators) são os indicadores-chave de desempenho e sucesso das estratégias, observadas por uma marca ou empresa. São os valores quantitativos que medem os principais processos internos de um negócio.
Estes indicadores são importantes para a estratégia de gestão de qualquer empresa. Além do monitoramento e de melhor gerenciamento da performance, com eles é possível ter um entendimento mais amplo de como está cada um dos números, e assim, traçar metas possíveis.
Contudo, devido às variadas perspectivas que essa análise concede, algumas métricas são mais relevantes na avaliação dos resultados.
Confira as principais:
- Taxa de Conversão Personalizada: avalia o efeito direto da personalização na geração de leads e vendas, comparando com campanhas genéricas.
- Taxa de Retenção de Clientes: avalia a taxa de retenção de clientes, após a implementação de estratégias de personalização de marketing e aponta se as experiências personalizadas estão aumentando a fidelidade do cliente.
- Melhor Experiência do Cliente: a personalização com IA permite que as empresas antecipem as necessidades dos clientes, promovendo experiências sob medida em todos os pontos de contato.
- Redução do Abandono do Carrinho: oferece recomendações de produtos durante o processo de compra, reduzindo o abandono do carrinho e elevando as taxas de conversão.
- Maior Engajamento do Cliente: a IA pode ser usada para segmentar clientes com base em comportamento e interesses, permitindo que as empresas ofereçam conteúdo segmentado.
Como Desbloquear o Potencial da Personalização no Marketing com IA
Como visto, a personalização no marketing com IA é essencial para criar experiências importantes. Tudo isso graças às inovações como a automatização inteligente, que libera tempo para que as empresas se concentrem em atividades estratégicas e de maior valor agregado.
São muitas as perspectivas do uso de ferramentas para integrar a inteligência artificial dentro do marketing e aprimorar seu relacionamento e experiência com o cliente.
Ainda conforme a pesquisa da Accenture, 83% dos consumidores estão dispostos a compartilhar informações para obter esse tipo de experiência. Porém, eles afirmam que desejam ter garantia à privacidade, ética e segurança no compartilhamento desses dados.
Diante disso, as organizações que desejam se destacar precisam estar em completa sintonia com seus consumidores cada vez mais sedentos por experiências adaptadas às suas necessidades e preferências individuais.
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