Categorias:

SEO avançado: otimize seu site e tenha melhores resultados

SEO-avançado

Fique por dentro das estratégias de SEO avançado para impulsionar a visibilidade e os resultados do seu site nos mecanismos de busca.

O processo de otimização de websites para mecanismos de busca vai além da simples indexação.

Elementos como palavras-chave, link building e meta-tags desempenham um papel fundamental para melhorar a experiência do usuário e para o rastreamento adequado pelos algoritmos dos sites de pesquisa.

No entanto, para aumentar a visibilidade de um site, é importante dominar estratégias de SEO avançado, tais como SEO técnico, palavras-chave de cauda longa e otimização para dispositivos de voz.

Começou o SEO Avançado: o que é SEO técnico, e por que é importante?

Dentro do SEO avançado, o SEO técnico refere-se à otimização dos elementos técnicos de um site. Seu objetivo é que os mecanismos de pesquisa possam rastreá-lo e indexá-lo corretamente.

De forma lúdica, é como realizar um processo de organização e reparos para deixar a “casa” em ordem e torná-la mais navegável. Da mesma forma que limpamos e organizamos residências para que se tornem habitáveis e funcionais, o mesmo processo deve ser aplicado às páginas da web, tornando-as escaláveis.

Em termos gerais, a implementação do SEO técnico envolve fazer uma varredura no site para garantir que esteja livre de bugs e falhas de código. Também serve para identificar links quebrados, páginas duplicadas ou excesso de mídia que cause lentidão no carregamento.

Após detectar e corrigir possíveis problemas, os profissionais de marketing e desenvolvimento devem aplicar boas práticas de SEO. Essa ação permite que o site melhore, enfim, sua classificação nos rankings dos motores de busca.

Como utilizar palavras-chave de cauda longa para atrair mais leads

Palavras-chave são uma das essências do SEO. Sem elas, pouco acontece.

No entanto, é importante saber como utilizar diferentes tipos de palavras-chave, especialmente as chamadas “long tails”, ou cauda longa, em português.

As palavras-chave de cauda longa são aquelas compostas por duas ou mais palavras, o que pode tornar seu contexto mais específico para os motores de busca.

Enquanto palavras-chave curtas têm alcance amplo e atingem um grande número de usuários, elas também enfrentam uma forte concorrência. Isso pode fazer com que o conteúdo se perca em meio a uma infinidade de sites que compartilham o mesmo termo.

Um exemplo: a palavra “esporte” é muito ampla e pode abranger sites com diferentes contextos. Por outro lado, termos como “prática de esporte na terceira idade” ou “quadras de esporte no Guarujá” trazem especificações que possibilitam o direcionamento do usuário diretamente ao que ele está procurando.

Por outro lado, é preciso ter cuidado para não criar long tails excessivamente longas ou abstratas demais. Isso pode limitar muito o volume de pesquisas e prejudicar o tráfego do seu site.

Inclua pesquisas de voz nas suas estratégias de SEO avançadas

Sim, o SEO já chegou na Alexa.

Com o aumento da utilização dos assistentes de voz, é necessário configurar os sites para que possam ser facilmente encontrados pelas buscas feitas em dispositivos inteligentes.

Em um estudo realizado pela Ilumeo Data Science, a busca por informações locais é a função mais usada nos dispositivos com reconhecimento de voz. Esse tipo de pesquisa representa 87% da preferência dos brasileiros.

Isso significa que as empresas precisam otimizar sites para pesquisa por voz, a fim de se manterem competitivas e alcançarem seu público-alvo. 

Veja abaixo algumas dicas de SEO avançado para otimizar sites para pesquisa por voz

Faça um estudo de palavras-chave

Antes de tudo, o primeiro passo para otimizar um site para pesquisa por voz é compreender os tipos de perguntas e dúvidas que seu público-alvo provavelmente fará.

Nesse sentido, é recomendado o uso de ferramentas como o Planejador de Palavras-chave do Google. Ele permite encontrar perguntas e tópicos comuns relacionados ao seu nicho.

Invista na cauda longa

Enquanto palavras-chave curtas são eficazes para a linguagem de máquina dos mecanismos de busca, a cauda longa é especialmente relevante para a otimização de pesquisas por voz.

Isso ocorre porque as pessoas utilizam a linguagem cotidiana na comunicação e realizam os comandos dados aos assistentes virtuais por meio de linguagem conversacional.

Por exemplo, se um usuário quiser pesquisar as melhores pastelarias em uma região específica, é mais provável que ele faça a pergunta: “Quais são as melhores pastelarias de São Paulo?” em vez de apenas dizer “Pastelarias de São Paulo”.

Utilize a metodologia 5W2H

Considerando que a maioria dos consumidores utiliza assistentes de voz para buscar informações ou obter respostas a perguntas, é crucial que o site esteja otimizado para fornecer respostas seguindo a metodologia 5W2H.

A metodologia 5W2H é uma ferramenta de gestão e planejamento utilizada para estruturar projetos.

O acrônimo 5W2H representa “What, Why, Who, When, Where, How e How much”, ou “O quê? Porquê? Quem? Quando? Onde? Como? Quanto?”, em português.

Para garantir a eficácia de um projeto, é necessário responder cada uma dessas perguntas de forma clara e objetiva. Da mesma forma, os sites precisam fornecer essas mesmas respostas para que seu conteúdo atenda às necessidades imediatas dos usuários de dispositivos de voz.

Faça uma pesquisa linguística de campo

Peter Boyd, especialista do Forbes Agency Council, recomenda que empresários e especialistas de marketing realizem pesquisas com pessoas de múltiplas faixas etárias para descobrir como elas formulam perguntas aos assistentes de voz.

Dessa maneira, essa investigação pode fornecer padrões interessantes sobre a linguagem correta que fará com que o mecanismo de busca chegue até um website.

Além disso, é essencial evitar o uso de termos técnicos que não sejam da compreensão geral dos usuários. Assim, escolher uma linguagem clara e acessível garantirá que os robôs de voz e os consumidores compreendam melhor o conteúdo do seu site.

Efetue a configuração do SEO Local 

As pesquisas por voz são amplamente utilizadas para facilitar o dia a dia das pessoas, como mencionado anteriormente. E acontece especialmente quando se trata de encontrar algo próximo, como um restaurante, serviço ou loja.

Portanto, para garantir que o seu site seja exibido na seção “locais próximos” no Google Maps, você precisa otimizá-lo para o gráfico de conhecimento do Google. Após isso, é preciso trabalhar adequadamente as listagens dentro do Google Meu Negócio.

Além disso, uma sugestão eficaz é criar páginas em seu site com base em localização, segmentando seus serviços ou produtos por cidades ou bairros específicos.

Busque o auxílio de experts de uma aceleradora de vendas

Já conhece a Aceleradora N1? Com um time composto por profissionais orientados a resultados de impacto, a AN1 é uma aceleradora de marketing que pode ajudar a impulsionar a visibilidade e os resultados do seu site.

Em suma, a AN1 personaliza suas estratégias de acordo com as metas de cada cliente, sempre com a preocupação de agregar valor à marca e aos produtos das empresas. Se quiser saber mais, fale com um especialista e comece a fazer a diferença nos seus negócios!

Compartilhe esse post:

Acelere!

Converse com nossos especialistas e entenda como a Aceleradora N1 pode transformar o marketing e vendas da sua empresa, lhe ajudando a fazer a diferença no mercado. Vamos acelerar juntos!