Categorias:

Martechs decifradas: o que são, quais suas vantagens e porquê sua empresa precisa de uma

O termo Martech é a união das palavras Marketing e Technology. E, mais do que a composição de uma nova expressão, representa as empresas de marketing que têm a tecnologia como ferramenta estratégica para otimizar suas campanhas. 

Com a transformação digital cada vez mais acelerada, o uso de recursos de Inteligência Artificial, Machine Learning, Algoritmos etc., tornaram-se peças-chave na evolução do marketing. A tecnologia é a base para esse novo modelo de negócios.

Hoje vamos mergulhar um pouco mais nesse mundo para apresentar essa metodologia e as possibilidades que ela representa para impulsionar sua empresa.  

Vem acelerar com a Martech AN1! 

Qual a origem do termo martech

Desde 2008 o termo já vinha sendo utilizado por startups que consideram a tecnologia como a solução de gargalos deixados pelo marketing digital, bem como o mais importante recurso na otimização desse segmento. 

Um dos principais expoentes da tecnologia e que ajudou a consolidar a expressão foi Scott Brinker, atual vice-presidente do ecossistema de plataformas da HubSpot e editor do blog Chief Martec. 

Martechs: a evolução do marketing digital

A necessidade de integrar marketing e tecnologia de maneira mais eficiente se acentuou, principalmente, após a pandemia de Covid-19. 

Houve um aumento exponencial na busca por boas experiências de compra on-line, criando a demanda de entender ainda mais a jornada do cliente para satisfazê-lo. Com isso, a automação das ferramentas de marketing tornou-se ainda mais crucial. 

Assim, a atenção começou a se voltar para as possibilidades que as martechs podem oferecer, levando soluções aos seus clientes, por meio de automatização de processos, coletas e análises de dados, para a definição das melhores estratégias de marketing digital. 

Diferença entre Martech e Agência de Marketing tradicional

Uma agência tradicional de marketing dispõe de serviços que tratam da estratégia e gestão de conteúdo. E da gestão de canais, entre eles, redes sociais, blogs, SEO, busca paga etc.

A Martech se diferencia do modelo tradicional porque possibilita o uso da tecnologia como recurso para assegurar que os conteúdos do Marketing Digital alcancem a melhor performance. Assim, o Marketing se vale da personalização em tempo real que a tecnologia pode oferecer.

Com a oferta de análises mais precisas e insights valiosos, as martechs garantem que as decisões de marketing estão fundamentadas em dados sólidos. Possibilitando o desempenho de um papel único na transformação das estratégias de marketing e nas vendas.

As martechs são o futuro do marketing

As martechs já estão transformando o cenário do marketing e trazendo novas oportunidades, em especial através da personalização cada vez maior da experiência do cliente. E, no futuro, vão cumprir um papel fundamental na promoção do engajamento das marcas.

As martechs devem superar diferentes adversidades, entre elas, a existência de consumidores cada vez mais hiperconectados em diversas plataformas e cada vez menos influenciáveis. 

Usando o tratamento de dados para compreender os comportamentos, as martechs vão colaborar no aumento da relevância, conveniência e experiência dos consumidores com as marcas. 

Tecnologias de automação de marketing para martechs

Há uma ampla variedade de tecnologias que podem ser utilizadas pelas Martechs.  São especializadas, principalmente, no tratamento de dados, e produção e gestão do conteúdo.

Todas as tecnologias contribuem na otimização dos processos e aumento da produtividade, o que se torna mais um diferencial dentro do cenário das martechs, que se valem dessas tecnologias para potencializar as estratégias de marketing. 

Conheça algumas:

Plataformas de Automação de Marketing

Ferramentas que automatizam tarefas repetitivas, personalizam campanhas e analisam os resultados com precisão e agilidade.

Essas plataformas permitem entregas mais assertivas e ágeis 

Customer Relationship Management (CRM)

Sistemas usados para gerenciar interações com clientes e potenciais clientes, ajudando no aumento da eficiência das vendas e do marketing. 

Elas otimizam a rotina, o controle, a operação e os resultados que integram as estratégias de marketing.

Análise de Dados e Big Data

Termos relacionados à coleta, processamento e análise de grandes volumes de dados para basear as decisões da equipe. 

Com essas informações, os profissionais de marketing são capazes de criar conteúdos dirigidos para cada fase do funil de vendas, desde a atração até a conversão.

Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina

Principal agente transformador das tecnologias, permite a automação inteligente e a personalização em grande escala. 

Possibilita a personalização de campanhas, prevendo tendências de consumo, automatizando tarefas rotineiras e compreendendo o sentimento do cliente de uma maneira mais específica.

Veja como a IA Generativa multimodal em marketing está transformando estratégias de marca.

SEO (Search Engine Optimization)

O processo de otimizar conteúdo on-line para melhorar o ranking em motores de busca e aumentar a visibilidade orgânica. A partir desses dados, é possível definir a estratégia de conteúdo do site. Esse trabalho permite o melhorar o rankeamento da classificação dos mecanismos de busca da marca, atraindo o público-alvo.

Maior eficiência operacional está entre as vantagens de uma martech.

Vantagens de uma martech

Listamos a seguir algumas das principais vantagens de escolher uma martech para seu negócio. 

  • Gerenciamento de dados eficiente: ferramentas que fazem coleta, armazenamento e interpretação dos dados auxiliam na tomada de decisões mais assertivas e de maneira mais ágil
  • Eficiência operacional e redução de custos: softwares de automação de marketing têm a capacidade de realizar tarefas repetitivas, como postagem em mídia social, deixando o time de marketing liberado para pensar o trabalho estratégico. Além da redução do tempo na execução das tarefas.
  • Personalização: a personalização de mensagens e campanhas de marketing que viabilizam a criação de uma comunicação mais eficiente com os clientes. 
  • Otimização: as análises de dados permitem a contínua mensuração do ROI e das estratégias de marketing.
  • Expectativas do consumidor: cada vez mais os consumidores buscam por experiências personalizadas, que criem vínculo afetivo com as marcas. E a tecnologia é fundamental para a personalização e identificação dos clientes com a marca. 

Aproveite e confira no nosso blog  as tendências em Martech para 2024 e quais inovações estão redefinindo as estratégias de marketing.

Desafios para implantar uma martech

Apresentamos alguns desafios enfrentados pelas empresas na implementação de martechs.

Custo vs. Valor: o custo pode ser um entrave para a implantação, porém, investir em marketing e tecnologia é investir no futuro do seu negócio. Com a martech, o investimento se traduz em crescimento sustentável e vantagem competitiva.

Dificuldades com Integração Tecnológica: a tecnologia, sem a orientação correta, pode parecer intimidante. Buscar soluções que se integram ao seu negócio, apoiadas por suporte dedicado para garantir que a tecnologia seja uma alavanca de crescimento, é fundamental.

Resultados a Longo Prazo: o retorno do investimento tem etapas de longo prazo. Tenha estratégias de impacto rápido sem perder de vista os objetivos de longo prazo, com análises aprofundadas e otimizações contínuas.

Conclusão

Como vimos, a combinação das estratégias de marketing com as ferramentas da tecnologia possibilita alcançar bons resultados para o seu negócio, com práticas mais eficientes e estratégias mais personalizadas.

Estar antenado para investir em uma martech significa estar na vanguarda das melhores práticas de marketing contemporâneo.

As martechs estão preparadas para liderar o futuro do marketing. Ao apresentar soluções globais que não apenas impulsionam vendas, mas também fortalecem o branding e a geração de valor de longo prazo para as empresas de todos os portes e segmentos.

Para ficar por dentro do que há de mais moderno nas tendências de Marketing e Tecnologia, siga nossas dicas e fale com a gente para alcançar os resultados que você procura.

Martech AN1 no ERP Summit 2024

O ERP Summit 2024, um dos principais eventos de gestão e tecnologia na América do Sul, ocorrerá nos dias 18 e 19 de março, no Expo Center Norte, em São Paulo. 

Estamos ansiosos para receber você em nosso estande, localizado próximo à ARENA EXPERIENCE X. Será uma oportunidade de se aprofundar nas inovações do setor e conectar-se com as tendências atuais de marketing, tecnologia e gestão.

Visite a AN1 no ERP Summit e concorra a prêmios

Venha conhecer o stand da Martech AN1 no ERP Summit 2024, inscreva-se no nosso sorteio e concorra a prêmios exclusivos:

  • PRÊMIO Nº 1 – 01 Caixa Oh Box Party! Premium + Planejamento de Marketing AN1 no valor de R$18.000,00
  • PRÊMIO Nº 2 – 01 Caixa Oh Box Party! Tradicional
  • PRÊMIO Nº 3 – 01 Caixa Oh Box Party! Simples

Confira como participar no regulamento.

Compartilhe esse post:

Acelere!

Converse com nossos especialistas e entenda como a Aceleradora N1 pode transformar o marketing e vendas da sua empresa, lhe ajudando a fazer a diferença no mercado. Vamos acelerar juntos!