A inovação aberta traz diversos benefícios para as empresas, como redução de custos, expansão de mercados, engajamento de equipes e muitos outros
As empresas frequentemente alocam recursos para desenvolver produtos e serviços inovadores que possam solucionar dores e, dessa forma, escalar seus negócios. Porém, muitas vezes essas empresas se deparam com o limite de recursos e ideias, o que pode dificultar o desenvolvimento de novos projetos e soluções para se destacar no mercado.
Nesse contexto, a inovação aberta surge como uma alternativa que permite às organizações trabalharem em parceria com outras empresas, startups, universidades, financiamentos coletivos e outros atores do ecossistema de inovação para colocar projetos em prática.
Inovação aberta: o que é
A inovação aberta ocorre quando uma empresa abre a possibilidade para que fontes internas e/ou externas possam participar de projetos compartilhando ideias, informações ou conhecimentos, seja para criar algo novo, para solucionar problemas, buscar novos insights ou o que a empresa desejar.
De acordo com um relatório desenvolvido pela The Economist em parceria com a SUSE, as empresas estão cada vez mais aderindo à inovação aberta, impulsionadas por fatores financeiros ou tecnológicos. O estudo destacou que empresas com modelos de negócios mais tradicionais, por exemplo, estão se beneficiando muito ao trabalhar em parceria com startups para inovar. Um exemplo são as montadoras de automóveis que colaboram com startups de veículos autônomos para aperfeiçoar seus modelos, ou outras organizações que fazem parcerias com empresas de inteligência artificial para se beneficiarem de seus conhecimentos.
O relatório apontou que 95% das empresas participantes, totalizando 500 organizações dos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha, já adotam a inovação aberta, sendo que 54% delas a utilizam na maioria ou em todos os seus projetos.
Conheça alguns benefícios da inovação aberta
- Oportunidade de explorar novas ideias, perspectivas e conhecimentos
- Diminuição dos gastos com P&D
- Acesso a múltiplas perspectivas e visões distintas
- Fortalecimento da cooperação interna
- Contribui para a criação de alianças
- Permite a testagem de ideias em um ambiente de maior controle
- Agilização da criação de novas tecnologias e produtos
- Ampliação do alcance do mercado e conquista de novos clientes
- Estimula o envolvimento das equipes
- Proporciona novas formas de feedback
Inovação aberta para empresas iniciantes
Não são apenas as empresas maduras que podem desenvolver projetos de inovação aberta. Empresas jovens, ou até mesmo aquelas que ainda não desenvolveram o seu primeiro protótipo, podem se beneficiar desse sistema para dar os primeiros passos e partir em busca do tão sonhado empreendedorismo. Contudo, muitos iniciantes nos negócios podem ter dúvidas de como iniciar um projeto. Felizmente, existem empresas dedicadas a ajudar os futuros empreendedores a tirar seus projetos do papel.
A Olhar 180 é uma empresa de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento que se dedica a transformar as ideias de empresários em realidade, tornando seus projetos escaláveis e monetizáveis em até 10 meses.
A empresa criou o programa Bota pra Rodar, um processo ágil de inovação aberta que ajuda seus clientes a desenvolverem um MVP (Produto Mínimo Viável) através de uma metodologia própria, que envolve diagnóstico, estruturação, tecnologias auxiliares, testagem e suporte para o lançamento final.
O Bota pra Rodar também conecta as empresas clientes a diversos agentes do ecossistema de inovação, de acordo com as diferentes necessidades de cada negócio, possibilitando, assim, a captação de recursos para as suas criações.
Transformando ideias em MVPs com marketing e design
Quando o protótipo das empresas participantes do Bota pra Rodar estão validados e prontos para escalar, a AN1, aceleradora de negócios que é parceira estratégica do programa, entra para trazer conhecimentos de marketing, design e vendas. Essa colaboração permite uma melhoria no acabamento do projeto e um olhar mais focado na comunicação e conversão de leads qualificados em todas as etapas do funil.
Após cerca de nove ou dez meses, a empresa participante do Bota pra Rodar terá o seu primeiro MVP, estando pronta para entrar no mercado e buscar novas formas de monetização.
Se você tem muitas ideias, mas não sabe como colocá-las em prática, a parceria entre a Olhar 180 e a AN1 pode ajudar você a sair do ponto zero e crescer rapidamente. Quer saber mais? Entre em contato.