Marketing e Vendas: o futuro dos negócios na integração das estratégias
Unificar as estratégias e esforços na integração de vendas e marketing com tecnologia é a combinação e a sincronização de ferramentas de marketing, tecnologias e processos de vendas para criar um sistema coeso que melhora a eficiência e aumenta resultados.
Marketing e Vendas são duas áreas vitais para o crescimento dos negócios. Portanto, precisam juntar esforços para dividir a inteligência dos processos e entregar uma experiência de compra personalizada para os consumidores.
Desta forma, serão capazes de gerir as metas, conduzir e introduzir métodos para toda a jornada de leads.
Uma vez integradas, elas compartilham informações, objetivos e metas, afetando positivamente a cultura organizacional e a comunicação interna, reduzindo ruídos e desgastes.
Quer saber mais sobre o tema? Acompanhe este conteúdo até o final!
Vendas e Marketing: uma relação simbiótica
A relação entre vendas e marketing não é tão difícil de ser explicada. Enquanto a equipe de vendas tem maior interesse em fazer os clientes comprarem os produtos ou serviços, o time de marketing se propõe a criar estratégias capazes de fazer as pessoas se interessarem pelos mesmos.
Quando se tem uma relação integrada entre estas duas equipes na cultura organizacional da empresa, a tendência é que haja efeitos positivos. Ainda que se trate de times com funções diferentes, ambos compartilham a missão de conquistar clientes e gerar receita.
A Integração de Vendas e Marketing com Tecnologia: o DNA da Eficiência nos Resultados
Tanto nas vendas quanto na dimensão mais estratégica do marketing, a evolução tecnológica promoveu profundas transformações e integrações. Principalmente porque os consumidores se transformaram em agentes ativos nos espaços digitais.
Outro aspecto importante é que as novas tecnologias criaram um conjunto de novas expectativas nos clientes, com oportunidades de segmentação e diferenciação mais sofisticadas. Nesse sentido, as redes sociais ocupam papel central, uma vez que é fundamental a presença das empresas nesse espaço para continuarem competitivas.
Desvendando o Funil de Conversão Através da Tecnologia
O funil de vendas no marketing digital funciona como uma espécie de jornada do cliente, desde a descoberta de um produto ou serviço até a compra ou contratação. Criar uma sequência orientada, capaz se estimular os leads com conteúdos relevantes, é fundamental para converter vendas.
Se pensarmos nas tecnologias contemporâneas, como por exemplo Machine Learning, Inteligência Artificial e Big Data, como auxiliares na identificação do perfil dos leads, podemos criar experiências mais personalizadas e com uma maior taxa de conversão. Isso cria experiências mais ricas para os usuários.
Construindo um Ecossistema Integrado
Para construir um sistema integrado de Marketing e Vendas é preciso estar atento às ferramentas digitais capazes de observar, coletar e organizar informações sobre os clientes, como hábitos, necessidades, desejos, qual o perfil socioeconômico.
Há ferramentas que ajudam a compreender isso em um sentido mais amplo, como o Google Analytics, por exemplo, mas também em um sentido mais restrito, como as ferramentas de business marketing das redes sociais, entre elas o Instagram, TikTok, YouTube etc.
Construir um ecossistema integrado de marketing e vendas pressupõe articular as potencialidades dessas plataformas com dados concretos sobre o seu público-alvo.
Análise de dados: um incontornável elemento da comunicação digital
Explorar a análise de dados para aprimorar os processos de venda e marketing, permite com que as orientações estratégicas possam se basear em comportamentos reais. Isso diminui os riscos de investimento, aumenta a taxa de retorno (ROI), favorecendo a competitividade da empresa em seu segmento.
Sistemas de Inteligência Artificial, como também de Machine Learning, são fundamentais nesse processo. A principal função dessas ferramentas é otimizar o trabalho de análise das informações coletadas, uma vez que como o tempo elas vão “aprendendo” a filtrar quais informações são as mais relevantes para as estratégias de marketing do seu negócio.
Por que é importante integrar marketing, tecnologia e vendas
Conheça as três principais vantagens de integrar ferramentas de tecnologia com marketing – martech com vendas .
Eficiência operacional: a integração garante melhor eficiência e permite a redução dos custos, pois automatiza os processos.
Personalização da experiência do cliente: uma abordagem integrada otimiza a personalização e o engajamento do cliente, pois mapeia e explora o comportamento do público, possibilitando a entrega de soluções consistentes em todos os canais.
Decisões precisas: a utilização de ferramentas de inteligência artificial possibilita a obtenção de percepções, inclusive em tempo real, para a criação de soluções analíticas. A avaliação dos resultados é crucial para monitorar o seu marketing, avaliando a eficácia de cada uma das suas ações. Isso torna mais fácil tomar decisões em marketing e vendas.
Desafios na Integração de Tecnologia com Marketing e Vendas
A integração de vendas e marketing também é chamada de smarketing — junção dos termos sales (vendas) e marketing. O principal desafio está relacionado à integração das equipes de venda e comunicação para que possam trabalhar com sinergia.
Mas é preciso ir em frente, superar as resistências e garantir que os processos de transição sejam os mais fluidos possíveis. Conheça alguns dos principais desafios a serem superados.
Nova cultura organizacional: colaboradores e gestores têm que superar o receio de encarar novos desafios.
Manter o foco nas metas: o processo de migração requer uma revisão dos planos e da equipe para adequar-se às novas demandas.
Entender as demandas dos clientes: com o acesso à internet facilitado e as inúmeras opções de lojas on-line, as empresas precisam estar preparadas para satisfazer a experiência de compra e realizar um atendimento de alta qualidade.
Gerenciamento de dados: a big data é uma das ferramentas da tecnologia que oferece novas formas de aprender mais sobre o público-alvo, definindo o perfil do cliente, mas é importante saber obter, integrar e interpretar esses dados.
Avaliação de resultados: tão importante quanto à integração em si de marketing + vendas + tecnologia, a mensuração de resultados precisa ser desempenhada de forma concreta e objetiva, sendo capaz de identificar os gargalos.
Como engajar, automatizar e personalizar
Apresentamos dez dicas de como engajar e personalizar a experiência do cliente com base em banco de dados e automatização. Mas lembre-se é importante sempre manter o tom de voz de sua empresa e a autenticidade nas relações com os clientes.
- Conheça bem seu público-alvo.
- Segmente uma base de clientes a partir de informações coletadas em ferramentas de comunicação digital específicas para este fim.
- Explore bem os dados gerados e analisados por serviços de banco de dados, Machine Learning e Inteligência Artificial.
- Defina seu público-alvo com maior refinamento a partir das tecnologias acima descritas.
- Desenvolva um plano de ação.
- Invista no Marketing de Conteúdo.
- Humanize o máximo possível a jornada do cliente.
- Planeje e pense com detalhe no pós-venda.
- Ouça os feedbacks dos consumidores.
- Mensure os resultados.
Métricas de Desempenho e ROI nas vendas e marketing
Entre as principais métricas de venda para avaliar o desempenho de uma equipe de vendas estão o desempenho da área comercial em número de vendas por vendedor, ciclo de vendas médio e por vendedor, taxas de conversão, receita por vendedor e ticket médio por vendedor.
Quanto ao marketing, existem inúmeros indicadores, mas o mais importante e um dos principais quando se trata de analisar as estratégias de comunicação digital, é o ROI – Retorno sobre o investimento, em português.
Em cenários integrados, esse método de análise permite saber, no cruzamento dos valores investidos nas diferentes ações de marketing, quanto a empresa ganhou com seus investimentos. Para tanto, o cálculo conceito na diferença entre a receita gerada menos os custos e investimentos.
Conclusão
Integrar vendas e marketing não é uma tarefa simples, mas é, por outro lado, incontornável. Hoje em dia, porém, com o conjunto de ferramentas de comunicação disponíveis esse trabalho se tornou muito mais racional e sustentado por dados reais.
Construir jornadas de consumidores que levem em conta, justamente, a integração de vendas e marketing por meio das tecnologias contemporâneas é essencial para o futuro de qualquer negócio.
É preciso atuar de forma integrada às novas tecnologias e a melhor maneira de acompanhar essa tendência de mercado é implementar uma martech em seus projetos e estratégias de marketing. Quer saber como? Conte com a AN1 e mergulhe com tudo no futuro.